Final dos Concursos de Ideias Aveiro Empreendedor

De Aveiro para Silicon Valley


Our BrandMusikki, S.T.E.P. e Leave your Mark, são os vencedores dos quatro concursos de ideias Aveiro Empreendedor Leva-te a Silicon Valley, tornados públicos na sessão final realizada no dia 3 de abril na Universidade de Aveiro. No dia 20 de Abril, os quatro promotores destes projetos vão partir rumo a Silicon Valley num Programa de Imersão.

 

A sessão final dos Concursos de Ideias Aveiro Empreendedor Leva-te a Silicon Valley contou com um total de 15 finalistas que apresentaram publicamente os seus projetos, tendo sido antecedidas pelo testemunho de Paulo Dimas, cofundador e CEO da Faces-in, que partilhou a sua experiência em Silicon Valley.


Ourbrand, de Catarina Lélis, doutoranda em informação e comunicação em plataformas digitais, do Departamento de Comunicação e Arte da UA, foi a ideia vencedora do concurso organizado pela Universidade de Aveiro (UA) através da Associação dos Antigos Alunos da UA (AAAUA), que pretende ser uma “central de marca participativa” (CPM). O objetivo deste projeto é a “constituição de uma comunidade online interna às instituições, altamente participativa, visando a coesão, a exploração do sentimento de pertença e do comprometimento”, permitindo “envolver e unir todos os trabalhadores de uma instituição em torno de um dos activos institucionais mais acarinhados: a marca”.


O concurso de ideas IEUA Start, promovido pela Incubadora de Empresas da Universidade de Aveiro em colaboração com a plataforma de crowdfunding Massivemov, contou com a presença de 3 finalistas na final: Trino, uma gaita de foles eletrónica, de Jorge Santos e Hernâni Bastos; Queepix, uma plataforma que permite organizar e catalogar (física e virtualmente) fotografias, projeto liderado por Rui Costa e Nuno Ribeiro, e o projeto vendedor, S.T.E.P., sigla para Sistema de Translação e Elevação de Pessoas, liderado por Manoel Júnior, Diogo Costa e Nuno Silva. O S.T.E.P. utiliza uma tecnologia inovadora para trabalhos em altura, com aplicações na construção civil, indústria, estruturas ligadas às energies renováveis e outros, como limpezas exteriores de fachadas ou a reabilitação de pisos.

 

Neste concurso foram ainda finalistas os projetos Techsolaris, de Carlos Rodrigues, Wireless Measurement Technologies, de Paulo Arede, e IdeaLab, de Liliana Baptista.


O vencedor do concurso organizado pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA) através da Associação para a Modernização e Revitalização do Centro Urbano de Aveiro (AGIR) foi o projeto Musikki que alia a música à tecnologia, e que é liderado por João Afonso. Consiste num motor de busca musical ao qual foi associada uma aplicação no Facebook, o Musical Social Player, que permite saber o que os amigos estão a ouvir ao criar uma lista de reprodução.

 

“Leave Your Mark” foi a ideia vencedora do concurso organizado pela Associação Industrial de Aveiro (AIDA). O projeto de Pedro Gonçalves, cofundador da Pictonio, uma empresa incubada na IEUA, é uma aplicação para smartphones que permite geo-referenciar conteúdos multimedia na localização dos utilizadores.

 

Nos concursos organizados pela CMA|AGIR e AIDA foram ainda finalistas os projetos Be.Ubi, de Rui Gonçalves, Wavecom, de Mário Santos, Pictonio, de João Amaral, Playnify, de Nuno Ribeiro, MOOC de Helena Dias e Umeter, de Paulo Pires.

Aveiro Empreendedor

Os concursos de ideias foram promovidos no âmbito do projeto Aveiro Empreendedor, um projecto promovido por 26 entidades com o objectivo de criar uma estratégia integrada para a promoção de um ambiente inovador e empreendedor em Aveiro, através de um conjunto de acções que prosseguem três linhas estratégicas: fomentar o empreendedorismo, apoiar novas empresas e tornar as PME’s mais competitivas. Pretende-se que este projecto contribua para o posicionamento de Aveiro enquanto cidade líder de uma região, tornando-a numa rede multifuncional sustentável, polarizadora de uma cultura urbana vibrante, vocacionada para a criação de produtos e serviços de elevado valor acrescentado. Sabe mais em: www.aveiro-empreendedor.pt



         





Catarina Lélis, a grande vencedora do concurso promovido pela pela AAAUA/UA, com o projeto Ourbrand

Os vencedores 





última atualização a 28-10-2014
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.