Turismo UA Marca! E agora?


A iniciativa foi organizada pela AAAUA em parceria com os Antigos Alunos de Turismo da Universidade de Aveiro, no âmbito do ‘Encontro de Turismo da UA – 25 Anos’, e decorreu no dia 25 de outubro, pelas 21h00 no Hotel Moliceiro.

Falar dos 25 Anos de Turismo da Universidade de Aveiro foi o mote para a tertúlia aberta, de boas memórias, ao sabor das histórias de quem se deixou marcar pelo Turismo, com os olhos postos no futuro … e agora?

Artur Castro, Carlos Costa, Filipe Carvalho, Manuel Salgado e Nuno Santiago são os convidados.


Artur Castro
Tem 42 anos, é natural de Angola e residente em Anadia. Foi fundador e 1º presidente da AGPTUA (Associação de Gestão e Planeamento em Turismo da UA). Gestor ligado a vários projetos áreas de consultoria/ serviços financeiros, media, cinema digital/eventos e restauração. Desenvolve atividade empresarial e associativa, tendo sido dirigente da Associação Académica e da ANJE. Foi sócio-fundador e primeiro presidente da Direcção da AGPTUA. Atualmente tem como atividade principal, o suporte à gestão de insolvências e recuperação de empresas.

Carlos Costa
Professor e fundador do curso de Turismo, Carlos Costa é doutorado em Turismo e mestre em Gestão em Turismo pela Universidade de Surrey (Inglaterra) e licenciado em Planeamento Regional e Urbano pela Universidade de Aveiro, onde leciona desde 1987, sendo Professor Catedrático na área do turismo, diretor e responsável pela criação, em 2010, do Programa de Doutoramento em Turismo do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial.

É Diretor do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro desde Julho passado.

Simultaneamente, assume a direção da Revista de Turismo & Desenvolvimento e a coordenação técnico-científica da idtour - unique solutions (empresa spin-off da Universidade de Aveiro), sendo também membro da direção da Unidade de Investigação Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP). Foi ainda coordenador do INVTUR - Conferência Internacional de Investigação em Turismo nas suas duas edições (2010 e 2012).

Filipe Carvalho
Um dos primeiros alunos do curso de Turismo, Filipe Carvalho foi técnico superior de turismo na Direção Regional do Centro do Ministério da Economia e Inovação (DRE-Centro) Coimbra entre 1998 e 2008, tendo desempenhado funções no Licenciamento do Turismo em Espaço Rural (TER) da área de intervenção do DRE-Centro (Região Centro). Entre 2008 e 2009 foi coordenador do projeto “Lousã, destino do turismo acessível” - equipe técnica e da estrutura da missão, requisitado à Direção Regional do Centro do Ministério da Economia e Inovação. Atualmente desempenha funções no Turismo de Portugal  I. P. - Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra sendo coordenador da 1, 2ª e 3ª edição da Pós Graduação em Gestão Turística e Hoteleira em parceria com a ESEC / EHTC e Técnico da equipa de projeto do Pólo de Competitividade e Tecnologia “Turismo 2015”.

Manuel Salgado
Antigo aluno e um dos primeiros alunos doutorados em turismo pela UA, Manuel Salgado é Professor Adjunto na Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Instituto Politécnico da Guarda. É Doutor em Turismo e Licenciado em Gestão e Planeamento em Turismo pela Universidade de Aveiro. Desempenha as funções de Coordenador da Unidade Técnico-Científica de Turismo e Lazer, Diretor do mestrado em Gestão e Sustentabilidade no Turismo e da licenciatura em Turismo e Lazer.

Nuno Santiago
É atualmente CEO da Masemba, grupo editorial que detém as publicações Lux, luxwoman, revista de vinhos e Divo magazine, em Portugal e Angola. O grupo está tb ligado à produção de conteúdos televisivos nos 2 países. Iniciou a sua carreira na RDPE (agora Essentia), tendo depois criado a CPU tourism consulting (dentro do grupo CPU), onde foi director executivo. Posteriormente foi director de desenvolvimento do grupo Amorim Turismo (em Portugal, Angola e Moçambique), e administrador executivo de uma fundação de apoio ao desenvolvimento em são tome e príncipe. Além da licenciatura em GpT, frequentou uma especialização em e- tourism na university of surrey e detém um certificate em real estate, development and hotel investment na Cornell university (EUA). Está a apoiar o desenvolvimento de um hotel de 5 estrelas em lisboa, mantendo assim a sua ligação ao mundo do turismo.




   




última atualização a 28-10-2014
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.