Ciclo de Sessões Inter-Empresariais Alumni UA - V Sessão




A quinta e última sessão do Ciclo de Sessões Inter-Empresariais Alumni UA, promovida pela AAAUA decorreu no passado dia 16 de Maio às 19h00 na IEUA - Incubadora de Empresas da Universidade de Aveiro. Os oradores convidados são empreendedores de sucesso da Região de Aveiro: Dinis Ramos, da Oficina Noca Ramos - Bicicletas por Medida, Ricardo Patrício, CEO da Active Space Technologies, e Catarina Lélis, vencedora do concurso “Aveiro Empreendedor leva-te a Silicon Valley”.


Este ciclo de sessões, cujo tema central é internacionalização e empreendedorismo, realiza-se no âmbito do projeto Aveiro Empreendedor, e assume-se como uma plataforma para o conhecimento e o contacto entre empresários, estimulando fatores de cooperação, aprendizagem, aprofundando conhecimentos, relações empresariais e de negócio e de iniciativas inovadoras.


Dinis Ramos | Oficina Noca Ramos-Bicicletas por Medida


É licenciado em Design na UA. Desenha e “dá à luz” bicicletas por medida. Esta paixão pelas bicicletas fê-lo começar a construir bicicletas à sua medida. O projeto pessoal rapidamente ganhou velocidade. Depois de publicar as fotos das suas primeiras sete máquinas no Facebook e em fóruns internacionais para amantes das duas rodas, a arte e o engenho do artesão fizeram furor. Hoje, Noca é abordado por muita gente para fazer uma bicicleta única. Os pedidos por bicicletas personalizadas chegam de Portugal, mas também de Nova Iorque, Barcelona e Bilbau, cidades onde a relação com as bicicletas é elevada à categoria de religião.


Ricardo Patrício | Active Space Technologies


É vice presidente e CEO da Active Space Technologies. Licenciado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Coimbra, Ricardo Patrício fundou a empresa na sala da sua casa, com apenas 5 mil euros. Atualmente fatura mais de 1,5 milhões. Juntamente com o seu colega Bruno Carvalho, começou na engenharia térmica, a área em que mais se sentia confortável, mas rápido se mudou para as indústrias espacial, aeronáutica e nuclear, onde a Active Space Technologies se destaca pela inovação. A Active Space Technologies vai levar os seus produtos nas próximas missões a Marte e Mercúrio.


Catarina Lélis | Vencedora do concurso “Aveiro Empreendedor leva-te a Silicon Valley”


É doutoranda na UA com uma tese intitulada “Cocriação de artefactos de marca”, projeto que a levou a ganhar o 1º Prémio IdeaPuzzle®, em outubro de 2012, e no passado mês de abril o concurso "Aveiro Empreendedor leva-te a Silicon Valley", pela AAAUA. É também assistente convidada no Departamento de Comunicação e Arte da UA desde 2009. É mestre em Gestão da Inovação e do Conhecimento. Sócia-fundadora de um projeto empresarial e da Associação Portuguesa de Gestão da Inovação e da Criatividade nas Organizações, foi diretora criativa e gestora de conteúdos da revista nacional de inovação inovar·te. Licenciada em Design em 2000, foi designer de comunicação e de interfaces em diversas instituições.






última atualização a 28-10-2014
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.