DFis celebra aniversário numa perspetiva sustentável

O Departamento de Física celebrou 42 anos de atividade no passado dia 10 de outubro, com um programa que contemplou uma sessão plenária “À Conversa com Prof. Manuel Assunção”, dedicada à discussão da evolução e perspetivas futuras do ensino superior, nas vertentes de ensino e investigação, a entrega de prémios aos melhores graduados do último ano letivo das formações lideradas pelo DFis, um concurso Quiz, um jogo de futebol Alunos-Staff e uma aula de treino funcional. O ponto alto desta celebração foi o almoço-convívio, onde estiveram cerca de 320 membros da comunidade departamental. O almoço-convívio do aniversário do DFis constitui uma excelente oportunidade para toda a comunidade do Departamento socializar, no entanto acarreta desafios organizacionais inerentes ao elevado número de participantes, que conduziram a uma reflexão interna sobre o papel educador do DFis no âmbito da Missão da UA.

Ambicionando contribuir para a transmissão de boas práticas assentes num modelo de desenvolvimento baseado na sustentabilidade, e no contexto mundial de combate à poluição, e em especial à utilização do plástico, as nossas atitudes diárias são altamente relevantes. Neste contexto, o DFis procurou organizar este evento numa perspetiva de máxima sustentabilidade, pelo que todos as decisões relacionadas com os aspetos organizativos e de divulgação do evento foram tomadas considerando a redução do desperdício (inscrições online e presenciais, eliminação de listas de inscritos, comunicação através de e-mail e das redes sociais, eliminação de copos descartáveis). Saliente-se ainda o fomento da atitude do DFis perante a região, desde a procura dos fornecedores locais, à utilização da estrutura da própria UA.

O maior contributo para a redução do lixo e desperdício foi a elaboração de uma caneca comemorativa do Dia do DFis com a imagem do evento, oferecida a cada participante no almoço para uso individual como recipiente para as águas, cerveja e sumos (em substituição dos habituais copos de plástico). Com fabrico regional esta caneca será de futuro utilizada pelos membros da comunidade departamental noutros momentos de convívio que venham a ser realizados.

Outros contributos foram a separação adequada do lixo produzido, a aquisição de materiais reutilizáveis (toalhas), a pulseira do evento, sopa e prato vegetariano confecionado na cantina da UA, além da não utilização de garrafas de plástico ou de vidro, tendo-se optado por bebidas de pressão e água consumida com recurso ao dispensador de água filtrada do DFis.

Elaborou-se uma ementa para o almoço que incluísse além da sopa um prato vegetariano, ambos elaborados na cantina da UA, e recorreu-se ainda aos fornecedores locais de fruta a granel para fornecimento de frutas da época. A sopa e prato vegetariano que não foram consumidos no evento foram oferecidos de imediato à instituição de solidariedade social Florinhas do Vouga, que prontamente efetuou a sua recolha no local do evento.

Em resumo, o DFis ambiciona desempenhar da melhor forma o seu papel de educador, realizando uma ação para a comunidade departamental como se fosse na própria casa de cada participante, considerando que efetivamente a UA é a casa de todos nós.

João Miguel Dias,
Diretor do Departamento de Física
última atualização a 15-10-2018
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.