Jornadas de Engenharia Civil na Universidade de Aveiro

No passado dia 30 de Outubro de 2018 a Associação Casa Passiva participou nas Jornadas de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro. Foi na manhã do segundo dia das Jornadas, organizadas pelo Núcleo de Estudantes de Engenharia Civil, que a Associação Casa Passiva apresentou o tema: “Casa Passiva: Um novo paradigma da eficiência energética em Portugal.”

A participação nas Jornadas permitiu à Associação introduzir aos presentes: i) o conceito de Passive House; ii) aplicação do conceito, recorrendo a casos de estudo e iii) dar a conhecer a estratégia da Associação Casa Passiva.

Sumariamente a apresentação concentrou-se, numa primeira parte, em introduzir o conceito Passive House, enquadrado no cenário de consumo energético global, focando em particular o setor dos edifícios e a parcela que este representa no consumo de energia primária e emissões de gases com efeito de estufa. Não esquecendo os problemas da qualidade do ar interior (QAI) em edifícios, ficou claro que construir segundo o conceito de Passive House é a solução necessária para garantir a eficiência energética dos edifícios e a sua QAI. Assim, apresentaram-se os princípios construtivos que regem este tipo de construção e consequentemente, os requisitos Passive House. A primeira parte apresentou as vantagens de se construir segundo o conceito Passive House, que além de se traduzirem em garantia de qualidade e eficiência energética, refletem-se na extraordinária redução dos consumos energéticos do edifício.

A segunda parte mostrou dois casos de estudo: um primeiro caso onde se aplicou o conceito de Passive House numa obra de reabilitação (EnerPHit) e um segundo caso de estudo, ainda em fase de projeto.

No primeiro caso de estudo foram explicadas metodologias e soluções construtivas, abordagens de cálculo, ensaios e monitorização da temperatura, humidade relativa do ar e concentração de CO2 no interior do edifício, após o término da obra. No segundo caso de estudo, discutiram-se várias hipóteses de traçado de envolvente térmica, estanquidade ao ar e de ventilação com recuperação de calor.

Por fim, na terceira parte da apresentação abordou-se novamente as vantagens de construir segundo o conceito de Passive House e apresentou-se sucintamente a missão da Associação Casa Passiva, bem como de que forma a Associação pode ajudar os interessados que pretendam construir edifícios energeticamente eficientes. Desde os serviços de consultoria, realização de ensaios, serviços de certificação energética e formações, são imensas as formas como a Associação Casa Passiva pretende divulgar e implementar o conceito de Passive House em Portugal.

Se pretender saber mais acerca do conceito de Passive House, em que consiste e quais as vantagens; se pretende construir um edifício energeticamente eficiente e de necessidades energéticas quase nulas; se pretende acompanhar o trabalho da Associação Casa Passiva ou tornar-se sócio, não hesite em contactar-nos!

e-mail: casapassiva@ua.pt

Subscreva a Newsletter da Casa Passiva