Nova argamassa térmica - Projeto ECOInovArg

No passado dia 20 de Dezembro de 2018 a Associação Casa Passiva esteve presente no evento organizado pela empresa DDL, Lda., com a apresentação pública dos resultados do projeto ECOInovArg.

O evento realizou-se no edifício principal do PCI Creative Science Park em Aveiro e contou com a presença dos oradores Adriana Costa, Diretora Executiva do PCI; Prof.ª Ana Velosa, Pró-Reitora da Universidade de Aveiro; Arq.ª Ana Antunes, Presidente da direção do Centro da Terra; Paulo Bessa, Diretor Geral da Amorim Cork Ventures; e Luís Mariz, Investigador e Cofundador da DDL, Lda.

Abordaram-se temas como: soluções construtivas com recurso à cortiça (e aglomerado de cortiça expandida) como material de construção, a sustentabilidade na arquitetura e na construção, soluções correntes de isolamento térmico e eficiência energética dos edifícios, escolha de materiais construtivos e a sua relação com o conforto térmico, com o impacto na qualidade do ar interior, com a durabilidade das soluções adotadas e com a sustentabilidade da solução. Conscientes da necessidade da constante atualização e conhecimento de soluções otimizadas e práticas construtivas sustentáveis e ecológicas, bem como de materiais e soluções a utilizar ou adaptar ao conceito Passive House - todos estes são temas de especial interesse para a Associação Casa Passiva.

Finalmente, apresentado pelo investigador Luís Mariz, o projeto ECOInovArg pretende o desenvolvimento da argamassa térmica ECM – Evolution Cork Mortar de revestimento, com propriedades térmicas e acústicas capazes de se afirmar no mercado como alternativa ao convencional sistema ETICS. O reduzido impacto ambiental deve‑se à utilização de materiais naturais em vez das matérias-primas derivadas de combustíveis fósseis (nomeadamente o petróleo). A argamassa ECM é composta por agregados leves provenientes de resíduos vegetais e industriais, em que o principal agregado isolante é a cortiça, que garante à argamassa uma baixa densidade e alta performance térmica, com condutibilidade térmica próxima do sistema ETICS. Esta argamassa reveste-se ainda da particularidade de se tratar de uma solução de revestimento e de isolamento térmico com a opção de utilização na reabilitação de edifícios antigos devido à sua composição à base de ligantes tradicionais, produzida com cal hidráulica e/ou cal aérea e agregados de origem orgânica e mineral de baixa densidade, que permite a compatibilização com as estruturas antigas, bem como uma opção ecológica para uso em construção nova.

Esta argamassa, dependendo do tipo de aplicação, apresenta valores diferentes para as principais características, conforme apresenta a tabela abaixo, segundo as fichas técnicas dos materiais.

Produto

Aplicação

Massa Volúmica Seca

(kg/m3)

Condutibilidade

Térmica
(W/m.ºC)

Coeficiente de

Difusão do Vapor

de Água

(kg/m2.s.Pa)

Projeção

310 a 360

Manual

350 a 400

Injeção

250 a 300

≤15

Trata-se de uma argamassa pré-doseada, de rápida execução e fácil aplicação, conforme foi possível constatar durante a demonstração prática da aplicação do produto, através da sua projeção sobre suporte de madeira. Para garantir o potencial das suas propriedades, esta argamassa térmica deverá ser aplicada por camadas, diretamente por cima do suporte que poderá ser em madeira, alvenaria, etc.

Se pretender acompanhar o trabalho da Associação Casa Passiva não deixe de assinar a nossa newsletter.

e-mail: casapassiva@ua.pt

Subscreva a Newsletter da Casa Passiva