"Situação de Crise Energética" em Portugal

Ao segundo dia da greve dos motoristas de transporte de matérias perigosas assiste-se em Portugal a uma corrida sem precedentes aos postos de abastecimento de combustível. Cerca de 2776 postos estão afetados com a falta de combustível.


Face a este cenário, o governo declarou ontem (dia 16/04/2019) que o país se encontra em “situação de crise energética”. Isto revela a enorme dependência energética dos combustíveis fósseis que existe atualmente. Este cenário serve para reforçar a importância da implementação de políticas de redução do consumo de combustíveis fósseis e da dependência energética. É urgente a necessidade de continuar a apostar na inovação, na tecnologia e na eficiência energética, elaborando instrumentos, metodologias, hábitos e soluções que nos conduzam à independência energética e à descarbonização.


Qual é o papel da construção segundo o conceito de Casa Passiva no cenário energético atual?



        


Segundo dados da Direção-Geral de Energia e Geologia, o sector dos edifícios é responsável pelo consumo de 40% da energia final na Europa e cerca de 30% do consumo de energia final em Portugal. De acordo com o Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas, o setor dos edifícios representa a área com maior potencial de custo-benefício no que diz respeito à implementação de estratégias de eficiência energética e consequente redução de emissões de CO2 para o meio ambiente.

Construir segundo o conceito de Casa Passiva resulta em edifícios de baixo consumo energético, elevado conforto térmico e elevada qualidade do ar interior, assumindo-se como uma das formas de trilhar um caminho credível e sustentável no sentido da eficiência energética e da redução das emissões de CO2.


Para saber mais acerca do conceito Casa Passiva não deixe de visitar o nosso site ou de seguir a Associação Casa Passiva nas redes sociais.


http://www.ua.pt/casapassiva/


e-mail: casapassiva@ua.pt


Facebook: https://www.facebook.com/casapassivazeroenergy


Instagram: https://www.instagram.com/casapassiva/

última atualização a 17-04-2019
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.