Língua Portuguesa e Integração

Este Seminário tem como objectivo apresentar algumas reflexões e resultados do Projecto Aproximações à Língua Portuguesa: atitudes e discursos de não nativos residentes em Portugal (POCI/CED/56100/2004), iniciado a 1 de Março de 2005 e a concluir em 30 de Setembro de 2007.

O Projecto surgiu com o intuito de caracterizar novos públicos de aprendentes de Português Língua Não Materna, dado que Portugal, à semelhança de outros países europeus, se tornou num país receptor de cidadãos estrangeiros. A questão da integração destes cidadãos passa necessariamente pelo domínio da Língua Portuguesa (LP), visto que esta é um meio poderoso de acesso a espaços sociais e laborais.

Neste âmbito, analisaram-se as atitudes de adultos cabo-verdianos, ucranianos e chineses face à LP, cruzando a importância atribuída ao domínio da língua com a integração social.

Numa altura em que a sociedade portuguesa é marcada pela diversidade cultural e linguística, este Seminário pretende ser um espaço de reflexão e diálogo que contribua para uma maior compreensão destas novas realidades.

Folheto

Programa

Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.