I Seminário Internacional Pensamento Crítico na Educação

pensamento critico
I Seminário Internacional Pensamento Crítico na Educação
Investigação, Formação e Perspetivas Futuras
1 e 2 de julho de 2013
Universidade de Aveiro | Departamento de Educação


apresentação
Em coerência com a investigação que vem sendo realizada por alguns dos seus membros, o CIDTFF sedeado no Departamento de Educação da Universidade de Aveiro propõe-se realizar um Seminário focalizado no Pensamento Crítico na Educação, em vários ciclos de Ensino (do Pré-escolar ao Ensino Superior) e diferentes áreas disciplinares. Importa confrontar abordagens adotadas em diferentes instituições de ensino superior, conhecer a diversidade de experiências de formação vividas, perceber limitações e oportunidades nesta área.
São várias as questões sobre as quais importa refletir e discutir. Entre elas destacam-se: Quais os principais desenvolvimentos que têm sido realizados sobre o Pensamento Crítico na Educação? Quais as tendências atuais? Quais os quadros concetuais que têm sido usados? Como têm sido operacionalizados? Como tem sido realizada a formação sobre Pensamento Crítico? Que dificuldades têm sido sentidas?

finalidade
- analisar e discutir a investigação e formação que tem sido realizada sobre o Pensamento Crítico em Portugal e outros países.
- estabelecer uma agenda de investigação e formação na área.
- construir uma rede de investigadores e formadores sobre o Pensamento Crítico na Educação.

destinatários
São destinatários deste seminário todos os que têm realizado investigação, formação ou pretendem iniciar ou aprofundar a reflexão ou investigação sobre o Pensamento Crítico na Educação: docentes, professores/educadores, formadores e investigadores de todos os ciclos de ensino (do Pré-escolar ao Ensino Superior), e de áreas disciplinares diferentes, como as Línguas, as Ciências Naturais e Físico-Químicas.

temáticas
- quadros teóricos de referência
- investigações e Inovação sobre o Pensamento Crítico
- interseções com outros constructos como Literacia
- formação focada no Pensamento Crítico
- desenvolvimento de Recursos promotores do Pensamento Crítico
- tecnologias e sua utilização na facilitação do Pensamento Crítico
- avaliação do Pensamento Crítico

datas importantes
30 de abril 2013 - envio de propostas
21 de junho 2013 - inscrições | envio de textos definitivos

inscrições   
geral – 35 €
estudantes do Ensino Superior (1º, 2º e 3º Ciclos) – 15 €

NOTA: a inscrição é gratuita para a Comissão Científica, Docentes do Departamento de Educação, Investigadores do CIDTFF, alunos de cursos do Departamento de Educação da Universidade de Aveiro (UA), Docentes do Colégio D. José I e Orientadores Cooperantes da UA, contudo, é obrigatório o preenchimento da ficha de inscrição.

Mais informações no website do evento em: redepensamentocritico.web.ua.pt

última atualização a 13-09-2013
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.