Dissertações de Mestrado

2016

Abreu, Jhonny Gregório Vieira (2016). Aplicação da aprendizagem baseada na resolução de problemas e do Google Earth™ no estudo sismologia. Tese de mestrado em Ensino de Biologia e Geologia. Universidade de Aveiro, Portugal. Orientação: Teresa Bettencourt
https://ria.ua.pt/handle/10773/16830

Garcia, Ana Lúcia Dias (2016). No meu bairro, na nossa cidade a ocupar a liberdade: práticas criativas para uma cidadania na infância. Tese de mestrado em Ciências da Educação - Educação Social e Intervenção Comunitária. Universidade de Aveiro, Portugal. Orientação: Maria Manuela Bento Gonçalves
https://ria.ua.pt/handle/10773/15446

de Oliveira, Celeste Cristina Pinto (2016). As imagens do francês e (des)motivação: um estudo de caso no 9º ano de escolaridade. Tese de mestrado em Didática - Línguas para Professores do 3º CEB/Secundário. Universidade de Aveiro, Portugal. Orientação: Filomena Rosinda de Oliveira Martins
https://ria.ua.pt/handle/10773/15477

Pinheiro, Ana Rita Furriel Correia Balça (2016). A caminhada e a perceção de qualidade de vida em pessoas idosas: estudo com dois grupos. Tese de mestrado em Gerontologia - Intervenção Comunitária. Universidade de Aveiro, Portugal. Orientação: Rui Neves
https://ria.ua.pt/handle/10773/16977

Santos, Rui Pedro Correia (2016). A integração das TIC no ensino de matemática do 1º CEB : distrito de Aveiro. Tese de mestrado em Ensino nos 1.º e do 2º Ciclos do Ensino Básico. Universidade de Aveiro, Portugal. Orientação: Maria Teresa Bixirão Neto
https://ria.ua.pt/handle/10773/16348

 

2015

Carvalho, A.P.F. (2015). O ensino e aprendizagem da matemática através de jogos na Educação pré-escolar e no 1.º ciclo do Ensino Básico. Tese de mestrado em Ensino nos 1.º e do 2º Ciclos do Ensino Básico. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal. Orientação: Maria Potes Barbas

Duarte, M.C.M. (2015). Aplicativos Web 2.0 na formação a distância de professores do 1º ciclo do EB. Tese se mestrado em Educação e Comunicação Multimédia. Universidade de Aveiro, Portugal. Orientação: Maria Potes Barbas

Leitão, S.P.M. (2015). Projeto Clik2Get - Sistema agregador de tecnologias que facilitem a integração de aplicativos gamificados. Tese se mestrado em Educação e Comunicação Multimédia. Universidade de Aveiro, Portugal. Orientação: Maria Potes Barbas

Machado, E.I.T. (2015). A pontuação no 1º Ciclo do Ensino Básico. Tese de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico. Universidade de Aveiro, Portugal. Orientação: Cristina Sá

Magalhães, I.C.V. (2015). Campos lexicais e desenvolvimento de vocabulário na Educação Pré-Escolar. Tese de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico. Universidade de Aveiro, Portugal. Orientação: Cristina Sá

Morais, F.H. (2015). Conceitos geométricos: a primeira abordagem na Educação Pré-Escolar. Tese de mestrado em Educação Pré-Escolar. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal. Orientação: Maria Potes Barbas

 

2014

Alte da Veiga, M. (2014). Escrever para aprender: estratégias didáticas, textos e práticas, Doutoramento em Didática e Formação – Ramo de Didáctica e Desenvolvimento Curricular (com base curricular) (27 de maio de 2014).
Orientação: Luísa Álvares Pereira


Ana Carla Seabra Torres Pires, (Fundação para a Ciência e Tecnologia com uma bolsa de investigação com a referência SFRH / BD / 44296 / 2008 e Liga Portuguesa contra o Cancro). A terapia de grupo na doença oncológica. Doutoramento em Psicologia da Universidade de Aveiro (Em coorientação com Sara Monteiro). Defendida a  5 de Fevereiro de 2014.
Orientação: Anabela Pereira


António Pedro Barbot Gonçalves da Silva. Água, Energia, Sustentabilidade e Educação Sustentada". Doutoramento em Ciências Físicas - Ramo Didáctica das Ciências Físicas. Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, Vila Real, Portugal.
Supervisor: J. Bernardino Lopes
e Armando Soares


Araújo, I. (2014). A aprendizagem da Matemática no Ensino Superior: impacte da plataforma m@t-educar com sucesso, de Isabel Maria Torres Magalhães Vieira de Araújo, Doutoramento de Base Curricular em Multimédia em Educação da Universidade de Aveiro. (conclusão a 18 de Fevereiro de 2014 com a classificação de aprovada por unanimidade).
Orientador: Isabel Cabrita


Bastos, M. (2014). A Competência de Comunicação Intercultural na formação contínua de professores de língua. Doutoramento em Educação de Mónica Bastos, 10 de janeiro de 2014. 
Orientção: Mª Helena Araújo e Sá

(http://hdl.handle.net/10773/12664)


Bezerra, A. C. S. (2014) Comunidades de Prática Online e a Construção de Competências para o Ensino Ativo. Tese de doutoramento no Departamento de Educação e Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (Orientador: F. Neri de Souza, Co-orientador: A. Moreira)


Freitas Luís, J. (2014).  Avaliação da Qualidade da Intervenção Educativa na Educação de Infância. A intencionalidade educativa do educador de infância num contexto de Pedagigia-em Participação. Doutoramento em Didatica e Formação/Ramo de Avaliação. Universidade de Aveiro (aprovada por unanimidade, com menção de “distinção e louvor”, no dia 22 de janeiro de 2014) 
Orientação: Nilza Costa


José Alexandre Silva Pinto. "Contributos para o desenvolvimento da Literacia Científica dos Portugueses da Formação de Professores à sua Prática". Doutoramento em Didáctica de Ciências e Tecnologia. Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, Vila Real, Portugal.
Supervisor: J. Bernardino Lopes.


José Fernando Oliveira e Silva, A performance do silêncio na música contemporânea para oboé Mestrado em música pela Universidade de Aveiro. (Em coorientação com Nancy Harper). Defendida a 20 de Janeiro de 2014. Orientação: Anabela Pereira


Kanitar, F. (2014). Avaliação de competências relacionadas com a Literacia de Informação. 18 de janeiro de 2014. Universidade de Aveiro.
Orientação: Mª João Loureiro


Marco Ramos (2014) Coping, Fatores Psicossociais e Capacidade para o Trabalho. Tese de Doutoramento em Psicologia pela Universidade de Aveiro. (Em coorientação com Carlos Silva). Defendida a 6 de Julho de 2014.
Orientação: Anabela Pereira


Margarida Marques, “Comunidades de prática online: contributos para a prática lectiva”, 30/5/2014, Universidade de Aveiro


Maria João Bártolo Macário - Colaboração na formação inicial e abordagem didática da ortografia - Programa Doutoral em Didáctica e Formação/Didáctica e Desenvolvimento Curricular (com coorientação de António Moreira).
Orientação: Cristina Sá


Marques, M. (2014). Comunidades de prática online: contributos para a prática lectiva.30 de maio de 2014. Universidade de Aveiro.
Orientação: Mª João Loureiro


Marques, M. (2014). Comunidades de prática online: contributos para a prática letiva – um estudo de caso no âmbito da Educação em Ciência envolvendo professores e Investigadores. Tese de Doutoramento em Supervisão, Universidade de Aveiro.
Orientação: Luís Marques


Marta Andreia Almeida Carvalho da Silva, 2014. Contribuição para o Ensino nas Ciências, usando a temática conforto térmico. Tese de Doutoramento para obtenção do grau de Doutor em Didática e Formação Universidade de Aveiro (26 Novembro, aprovada por unanimidade). Orientador: Mário Talaia


Nádja Patrícia Gonçalves da Silva Almeida (2014) Sequência Didática Interativa Virtual: Uma Proposta de Formação para Professores Leigos de Química. Tese de doutoramento no Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Orientador: Maria Marly de Oliveira, Co-orientador: F. Neri de Souza)


Orientação da tese de Doutoramento Didática e Formação da Universidade de Aveiro, da Licenciada Sofia Raquel Mota Nogueira, intitulada "Exploração matemática de módulos interativos de ciências: um estudo de caso no Jardim da Ciência em articulação com a sala de aula com alunos do 1º ciclo do ensino básico  " (aprovada em 27 de novembro de 2014).
Orientadora: Celina Tenreiro-Vieira


Pires, A. (2014).  A terapia de grupo na doença oncológica, de Ana Carla Seabra Torres Pires. Doutoramento em Psicologia da Universidade de Aveiro (Em coorientação com Sara Monteiro). Defendida a  5 de Fevereiro de 2014.
Orientação: Anabela Pereira


Pombo, L. (2014). Avaliação em contextos de blended Learning no Ensino Superior, tese de Doutoramento em Educação (ramo de Avaliação e Supervisão), apresentada à Universidade de Aveiro, Departamento de Educação, 160 p. (conclusão 17 de abril)
Orientação: Lúcia Pombo


Ramos, M. (2014) Coping, Fatores Psicossociais e Capacidade para o Trabalho, de Marco Ramos. Tese de Doutoramento em Psicologia pela Universidade de Aveiro. (Em coorientação com Carlos Silva). Defendida a   6 de Julho de 2014.
Orientação: Anabela Pereira


Rebelo, D. (2014). Desenvolvimento Profissional de Professores de Ciências. Um estudo no contexto da Geologia. Tese de Doutoramento em Didática e Formação, Universidade de Aveiro.
Orientação: Luís Marques


Reste, C. (2014). Das Representações Sociais à Educação Intercultural. Tese de Doutoramento em Didáctica e Formação (3º Ciclo) de Carmen Maria Domingues Reste. (24 de janeiro)
Orientação: Maria Helena Ançã


Rodrigues, S. (2014). Metacognição em Práticas Colaborativas Numa Comunidade de b-Learning: Um Estudo de Caso. Tese de Doutoramentoem Multimédia em Educação, de Sannya Fernanda Nunes Rodrigues. Departamento de Educação e Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.
Orientação: Ana Balula


Sancho, L. (2014). Estudo da ansiedade em alunos do ensino superior utilizando o Biofeedback, de Luís Sancho. Doutoramento em Psicologia pela Universidade de Aveiro. (Em coorientação com Anabela Silva). Defendida a  25 de Fevereiro de 2014.
Orientação: Anabela Pereira


Sandra Maria Jorge Santos, “Avaliação da gestão curricular da Matemática: cursos profissionais de nível III do ensino secundário em Portugal”, 16-06-2014, , Universidade de Aveiro. Orientadora: Maria João Loureiro


Santos, S. (2014). Avaliação da gestão curricular da Matemática: cursos profissionais de nível III do ensino secundário em Portugal. 16 de junho de 2014. Universidade de Aveiro.
Orientação: Mª João Loureiro


Santos, S. (2014). Doutoramento em Didática e Formação, Ramo Avaliação, com o título da Tese “Avaliação da Gestão Curricular da Matemática: Cursos Profissionais Nível III”, Universidade de Aveiro, 16 de Junho de 2014.
Orientação: Teresa Neto


Soares, L. (2014). Línguas em Timor-Leste – que gestão escolar do plurilinguismo? Doutoramento em Didáctica e Formação de Lúcia Maria Vidal Pereira Soares, 6 de fevereiro de 2014.
Orientação: Mª Helena Araújo e Sá
http://hdl.handle.net/10773/12037


Tavares, T. (2014). O consumo de álcool pelos jovens dos ensinos básico (9.º ano) e secundário no distrito de Beja. Contributos para a definição de um programa de prevenção em educação para a saúde. Doutoramento em Ciências da Educação da Universidade de Évora, em 24 de Março de 2014, com a classificação de 17 valores.
Orientação: Jorge Bonito


Trez, T. (2014).  Doutoramento em Multimedia em Educação dos Departamentos de Educação e Comunicação e Arte da UA, intitulada “EDS: Contributos da integração das TIC e do envolvimento familiar nos Primeiros anos de escolaridade” (aprovada em 6 de junho de 2014).
Orientação: António Moreira

última atualização a 13-03-2017
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.