A diversidade linguística nos discursos e nas práticas de educação e formação




A diversidade linguística e cultural é provavelmente um dos tópicos mais pertinentes para a construção de contextos educativos mais inclusivos. Esta publicação, organizada pelas professoras e investigadoras do Departamento de Educação/CIDTFF da Universidade de Aveiro Ana Isabel Andrade, Maria Helena Araújo e Sá, Rosa Maria Faneca, Filomena Martins, Ana Sofia Pinho e Ana Raquel Simões, apresenta um balanço, em língua portuguesa e em línguas que com ela se têm cruzado (espanhol, francês, inglês,…), de percursos educativos e formativos desenvolvidos em torno da diversidade linguística e cultural, dando conta de temáticas que têm marcado as abordagens plurais das línguas, nomeadamente a sensibilização à diversidade linguística e cultural (“éveil aux langues et aux cultures”) e a sua integração curricular, nomeadamente a nível europeu.


No prefácio plurilingue de Ofelia García, lê-se: “This book is precisely an élément déclencheur/ un gatillo/ a trigger for change –– change in the ways in which we view teaching, learning, teacher education, and especially language. Por eso hoy escribo usando muchos de mis recursos lingüísticos, esperando that others see that only by imagining a new way of languaging, a translanguaging, would we be able to give rise, to awaken a new and inclusive way of being and communicating en un mundo mejor”.


Esta obra encontra-se organizada em três partes: uma primeira que se debruça sobre questões ligadas à investigação; uma segunda aborda diferentes práticas de intervenção didática e seus efeitos ao nível do currículo; e uma terceira parte consagrada a diferentes cenários de formação de formadores.


Foi publicada pela UA Editora e encontra-se em destaque nas páginas da WOOK  e da FNAC


última atualização a 03-04-2018
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