Ciclo de palestras do “UnderInvestigation: Psicologia&Educação@UA"


underinvestigation

Palestras dinamizadas por membros do LALE


28 de fevereiro de 2018
Ensino do inglês e desenvolvimento da competência plurilingue: um estudo de caso no ensino secundário

Ana Rita Costa, estudante do Programa Doutoral em Educação (Departamento de Educação e Psicologia) e investigadora do "Centro de Investigação "Didática e Tecnologia na Formação de Formadores" (CIDTFF), apresentou a Palestra intitulada “Ensino do inglês e desenvolvimento da competência plurilingue: um estudo de caso no ensino secundário”. Segue, abaixo, um breve resumo disponibilizado pela própria.

Resumo:
Integrado no contexto da Didática de Línguas, o presente estudo tem como objetivo compreender o papel do ensino de inglês na competência plurilingue em alunos do ensino secundário português. Para tal, foi concebido um plano de intervenção didática que nos permitiu encontrar indícios do desenvolvimento da competência plurilingue dos alunos e de atitudes de respeito e abertura ao Outro.

Palavras-chave:
ensino do inglês, competência plurilingue, didática de línguas, diversidade linguística e cultural, educação plurilingue.


6 de dezembro de 2017
Análise das competências desenvolvidas em interações plurilingues virtuais em intercompreensão: contributos de uma revisão sistemática de estudos empíricos

Ângela Espinha e Helena Araújo Sá, do "Centro de Investigação "Didática e Tecnologia na Formação de Formadores" (CIDTFF), apresentaram a Palestra intitulada “Análise das competências desenvolvidas em interações plurilingues virtuais em intercompreensão: contributos de uma revisão sistemática de estudos empíricos". Segue, abaixo, um breve resumo disponibilizado pelas próprias.

Resumo:
A investigação em Educação não tem tradição de recorrer à revisão da literatura como forma de argumentar e fundamentar a efetividade de certas intervenções o que dificulta a rentabilidade e sustentabilidade da evidência científica no sentido de contribuir para a melhoria das práticas. Neste estudo, procuramos contrariar esta tendência, contribuindo para a operacionalização das categorias de um referencial de competências em intercompreensão, tendo por base os resultados evidenciados nos estudos empíricos da área.

Palavras-chave:
Interação plurilingue; interação virtual; intercompreensão; competências plurilingues; competências interculturais; revisão de literatura; revisão sistemática.

3 de maio de 2017

O projeto europeu Koinos: articulações entre a investigação e a comunidade escolar para a promoção das competências plurilingue e intercultural

Ana Raquel Simões & Marta Santos

30 novembro de 2016

Educar e Formar para um / num mundo global: Desafios para as instituições de ensino superior

Susana Pinto, Mónica Lourenço & Betina Lopes

28 setembro de 2016

O papel das línguas de herança na competência plurilingue dos jovens com background migratório: Um estudo de caso nas escolas do centro

Rosa Maria Faneca


UnderInvestigation: Psicologia&Educação@UA

última atualização a 17-07-2018
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.