Investigação do LALE por temáticas


Competência plurilingue e intercultural


Andrade, A. I., Martins, F., Pinho, A. S., Simões, A. R., & Sá, S. (Eds.) (2015).  Abordar as línguas, integrar a diversidade nos primeiros anos de escolaridade: novas propostas. Cadernos do LALE, Série Propostas n.º 10. Aveiro: UA Editora (ISBN: 978-972-789-445-1) [inclui CD-ROM].

Bastos, M. (2014). A Competência de Comunicação Intercultural: olhares sobre a natureza do conceito e suas dinâmicas de desenvolvimento. Cadernos do LALE. Série Reflexões n.º 6. Aveiro: UA Editora (ISBN: 978-072-789-425-3).

Andrade, A. I., Araújo e Sá, M. H. (Coord.) & Martins, F., Leite, F., Bartolomeu, I., Gralheiro, C., Simões, A. R., Santos, L. & Melo, S. (2003). Análise e construção da competência plurilingue - alguns percursos didácticos. In A. Neto, J. Nico, J. C. Chouriço, P. Costa, & P. Mendes (Eds.), Didácticas e metodologias da educação. Percursos e desafios (pp. 489-506). Évora: Universidade de Écora, departamento de Pedagogia e Educação (ISBN: 972-98136-3-9).


Diversidade linguística e intercultural


Andrade, A. I., Araújo e Sá, M. H., Faneca, R. M., Martins, F., Pinho, A. S., & Simões, A. R. (Orgs.) (2014). A diversidade linguística nos discursos e nas práticas de educação e formação. Aveiro: UA Editora (400 pp.) (Prefácio de Ofelia García) (ISBN: 978-972-789-420-8).

Kalaja, P., & Melo-Pfeifer, S. (Eds.) (2019). Visualising Multilingual Lives More Than Words [Psichology Of Language Learning and Teaching (Book 2)]. Bristol: Multilingual Matters (ISBN: 978-1788922593).

Andrade, A., I., Pinho, A. S., & Martins, F. (2014). Abordar as línguas nos primeiros anos de escolaridade: que possibilidades de educação para a valorização d adiversidade lingística? In M. A. Moreira, & K. Zeichner (Eds.), Filhos de um deus menor: diversidade linguítica e justiça social na formação de professores (pp. 175-191). Mangualde: Edições Pedago (ISBN: 978-989-8655-44-8).

Educação e formação em línguas


Andrade, A. I., & Pinho, A. S. (Orgs.) (2010).  Línguas e educação: práticas e percursos de trabalho colaborativo. Perspectivas a partir de um projecto (pp. 43-53). Aveiro: UA Aveiro (ISBN: 978-989-96794-6-7).

Andrade, A. I., Gonçalves, L., Martins, F., & Pinho, A. S. (2012). Développement professionnel: quelles articulations possibles entre formation initiale er formation continue dans un projet de formation à la didactique du plurilinguisme? In M. Causa (Ed.), Formation initiale et profils d'enseignants de languges: enjeux et questionements (pp. 79-312). Bruxelles: De Boeck (ISBN: 978-2-8041-7129-2).

Mesquita, L., Pinho, A. S., & Andrade, A. I. (2016). Trabalho colaborativo docente e educação plurilingue: que subversões a uma gramática da escola? Revista Iberoamericana de Educação, 70(1), 201-222.


Imagens das línguas e culturas


Andrade, A. I., Araújo e Sá, M. H., & Moreira, G. (Coords.) (2007). Imagens das línguas e do plurilinguismo: princípios e sugestões de intervenção educativa. Cadernos do LALE, Série Propostas n.º 4. Aveiro: UA Editora (ISBN: 978-972-99314-3-7).



Intercompreensão


Araújo e Sá, M. H. (2013). A Intercompreensão em Didática de Línguas: modulações em torno de uma abordagem interacional. Linguarum Arena, 4, 79-106 (ISSN 1647-8770).


Araújo e Sá, M. H., & Pinho, A. S. (Orgs.) (2015). A Intercompreensão em contexto educativo: resultados da investigação. Aveiro: UA Editora (ISBN: 978-972-789-471-0).

última atualização a 22-11-2018
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.