Capítulos de Livros


2012

 Costa, J. A., & Figueiredo, S. (2012). Liderança instrucional e currículo: uma análise focada nas escolas do ensino secundário. In M. Paraíso, R. Vilela & S. Sales (Orgs.). Desafios Contemporâneos sobre Currículo e Escola Básica (pp. 99-112). Curitiba: Editora CRV.

Gonçalves, M., & Martins, A. (2012). Universidade e processos de recomposição social. In P. M. Iglesia, N. Casado, M. I. Cebreiros (Eds). A Docência Universitária no Contexto Educativo Actual (pp. 425-430). Ourense: Educacion Editora (ISBN: 978-84-15524-03-8).

 Neto-Mendes, A., Costa, J. A., Ventura, A., Azevedo, S., & Gouveia, A. (2012). Private Tutoring in Portugal. Patterns and Impact at Different Levels.  In M. Bray, A. E. Mazawi & R. G. Sultana (Eds.). Private Tutoring across the Mediterranean: Power Dynamics and Implications for Learning and Equity (pp. 151–165). Sense Publishers and Mediterranean Journal of Educational Studies (ISBN: 978-94-6209-236-5).

 2009

 Costa, J. A. (2009). Modelos organizacionais de escola e qualidade do ensino: o futuro em incursão especulativa. In M. França & M. Bezerra (Orgs). Política Educacional – gestão e qualidade do ensino (pp. 45-66). Brasília: Liber Livro (ISBN: 978-85-98843-94-0).

Costa, J. A. (2009). Prefácio. In A. M. Correia. Assimetrias de Género: Ensino e liderança educativa (pp. 9-11). Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão (ISBN: 978-989-8151-07-0).

Martins, A. M., Pedro, A. P., Gonçalves, M., Pardal, L. A., & Neto-Mendes, A. (2009). Mudança e representações sociais sobre a formação de professores. In C. Prado de Sousa, L. A. Pardal & L. Villas Bôas. Representações Sociais sobre o Trabalho Docente (pp. 291-303). Aveiro: Universidade de Aveiro (ISBN: 978-972-789-292-1).

Pardal, L., Neto-Mendes, A., Martins, A. M., Gonçalves, M., & Pedro, A. P. (2009). Representações, identidade e trajectórias: diálogos interdisciplinares. In C. P. de Sousa, L. A. Pardal & L. Villas Bôas. Representações Sociais sobre o Trabalho Docente (pp. 33-51). Aveiro: Universidade de Aveiro (ISBN: 978-972-789-292-1).

 2008

 Costa, J. A. (2008). Prefácio. In T. F. dos Santos. Conversas Impenitentes sobre a Gestão da Educação (pp.7-10). Belém: EDUFPA [Editora da Universidade Federal do Pará].

Costa, J. A., Neto-Mendes, A., & Ventura, A. (2008). As explicações: caracterização e dimensão internacional do fenómeno. In J. A. Costa, A. Neto-Mendes & A. Ventura (2008). Xplika: investigação sobre o mercado das explicações (pp. 35-53). Aveiro: Editorial da Universidade de Aveiro.

Costa, J. A., Neto-Mendes, A., & Ventura, A. (2008). Razões para a frequência de explicações na perspectiva dos alunos: os ‘novos herdeiros’ e o reinvestimento do capital cultural. In J. A. Costa, A. Neto-Mendes & A. Ventura. Xplika: investigação sobre o mercado das explicações (pp. 147-159). Aveiro: Editorial da Universidade de Aveiro.

Costa, J. A., & Silveirinha, T. (2008). A Cidade Aquarela: contexto e caracterização da oferta de explicações. In J. A. Costa, A. Neto-Mendes & A. Ventura. Xplika: investigação sobre o mercado das explicações (pp. 103-118). Aveiro: Editorial da Universidade de Aveiro.

Costa, J. A., Ventura, A., Neto-Mendes, A., & Azevedo, S. (2008). O mercado das explicações e o franchising. In J. A. Costa, A. Neto-Mendes & A. Ventura (2008). Xplika: investigação sobre o mercado das explicações (pp. 55-67). Aveiro: Editorial da Universidade de Aveiro.

Neto-Mendes, A. (2008). A regulação das explicações entre o Estado e o mercado. In J. A. Costa, A. Neto-Mendes & A. Ventura (2008). Xplika: investigação sobre o mercado das explicações (pp. 85-102). Aveiro: Editorial da Universidade de Aveiro.

Neto-Mendes, A., Costa, J. A., Ventura, A., & Azevedo, S. (2008). Escolas, rankings, famílias e explicações: um olhar crítico sobre a construção dos resultados escolares. In J. A. Costa, A. Neto-Mendes & A. Ventura. Xplika: investigação sobre o mercado das explicações (pp. 161-176). Aveiro: Editorial da Universidade de Aveiro.

Ventura, A. (2008). Explicações através da internet: globalização e offshoring. In J. A. Costa, A. Neto-Mendes & A. Ventura (2008). Xplika: investigação sobre o mercado das explicações (pp. 69-84). Aveiro: Universidade de Aveiro.

Ventura, A. (2008). Private Supplementary Tutoring in Europe: an overview. In The 9th International Conference on Education Research. Asia & Europe Dialogue in Education Research. Searching for new paradigms, agendas, and research networks (pp. 511-522). Seoul: Education Research Institute, Seoul National University (ISBN: 1975-762X).

Ventura, A., Costa, J. A., Neto-Mendes, A., & Azevedo, S. (2008). Dimensão e características da frequência de explicações no 12º ano: do local ao nacional. In J. A. Costa, A. Neto-Mendes & A. Ventura (2008). Xplika: investigação sobre o mercado das explicações (pp. 119-145). Aveiro: Editorial da Universidade de Aveiro.

Ventura, A., Costa, J. A., & Santos, T. M. (2008). Leadership development in Latin America. In J. Lumby, Gary Crow & P. Pashiardis (Eds.). International Handbook on the Preparation and Development of School Leaders (pp. 325-340). London: Routledge (ISBN: 978-0-415-98847-6).

 2007

 Castanheira, P., & Costa, J. A. (2007). Lideranças transformacional, transaccional e laissez-faire: um estudo exploratório sobre os gestores escolares com base no MLQ. In J. M. de Sousa & C. N. Fino. A Escola sob Suspeita (pp. 141-154). Porto: Edições ASA.

Costa, J. A. (2007). Avaliação, ritualização e melhoria das escolas: à procura da roupa do Rei…. In Conselho Nacional de Educação. Avaliação das Escolas – Modelos e Processos (pp. 229-236). Lisboa: Conselho Nacional de Educação.

Neto-Mendes, A., Martins, A., & Madeira, R. (2007). As organizações escolares e a (re)produção das representações sociais que naturalizam o trabalho infantil (o caso dos professores). In L. Pardal, A. Martins, C. Souza, A. Del Dujo & V. Paco (Orgs.). Educação e Trabalho: Representações, Competências e Trajectórias (pp. 125-132). Aveiro: Editorial da Universidade de Aveiro (ISBN 978-972-8283-32-3).

2005

 Marques, B., & Costa, J. A. (2004). A (des)articulação curricular entre o 1.º e 2.º ciclos do ensino básico. In J. A. Costa, A. I. Andrade, A. Neto-Mendes & N. Costa (Orgs). Gestão Curricular: percursos de investigação (pp. 129-141). Aveiro: Universidade de Aveiro.

Neto-Mendes, A. (2005). Os professores e o trabalho colaborativo — das políticas educativas às práticas docentes. In J. P. Janicas (Coord.). O Professor no Séc. XXI. Formação e Intervenção. (pp. 76-97). Coimbra: Centro de Formação Ágora.

 2004

 Neto-Mendes, A. (2004). Regulação estatal, auto-regulação e regulação pelo mercado subsídios para o estudo da profissão docente. In J. A. Costa, A. Neto-Mendes & A. Ventura (Orgs.). Políticas e Gestão Local da Educação (pp. 23-33). Aveiro: Universidade de Aveiro (ISBN: 9789727891450).

Pereira, F., Costa, N., & Neto-Mendes, A. (2004). Colaboração docente na gestão do currículo – o papel do departamento curricular. In J. A. Costa, A. I. Andrade, A. Neto-Mendes & N. Costa (Orgs.). Gestão Curricular: Percursos de Investigação (pp. 143-158). Aveiro: Universidade de Aveiro.

Ramos, M. P., & Costa, J. A. (2004). Os professores e a (re)construção do currículo na escola: a construção de projectos curriculares de escola e de turma. In J. A. Costa, A. I. Andrade, A. Neto-Mendes & N. Costa (Orgs). Gestão Curricular: percursos de investigação (pp. 79-97). Aveiro: Universidade de Aveiro.

Serra, C. M., Costa, J. A., & Portugal, G. (2004). Da educação pré-escolar ao 1º ciclo do ensino básico: (des)articulação curricular num agrupamento vertical de escolas. In J. A. Costa, A. I. Andrade, A. Neto-Mendes & N. Costa (Orgs). Gestão Curricular: percursos de investigação (pp. 45-57). Aveiro: Universidade de Aveiro.

2003

 Costa, J. A. (2003). Avaliação e cidadania na construção de uma escola cidadã”. In J. Ferreira & C. V. Estêvão (Orgs.). A Construção de uma Escola Cidadã: Público e Privado em Educação (pp. 147-156). Ruílhe/Braga: Externato Infante D. Henrique (ISBN: 972-9051-77-1). 

2002

 Correia, A. M., & Costa, J. A. (2002). As subculturas profissionais e a avaliação das escolas: genealogia de uma relação conflitiva em estudo de caso. In J. A. Costa, A. Neto-Mendes & A. Ventura (Orgs.). Avaliação de Organizações Educativas (pp. 185-199). Aveiro: Editorial da Universidade de Aveiro.

Costa, J. A., & Ventura, A. (2002). Avaliação integrada das escolas: reflexão em torno das opiniões dos intervenientes. In J. A. Costa, A. Neto-Mendes & A. Ventura (Orgs.). Avaliação de Organizações Educativas (pp. 105-124). Aveiro: Editorial da Universidade de Aveiro.

Costa, J. A., Ventura, A., & Dias, C. (2002). Dos projectos de escola aos projectos de turma: perspectivas de mudança nas práticas organizacionais. In Departamento de Educação Básica. Gestão Flexível do Currículo: Reflexões de Formadores e Investigadores (pp. 63-95). Lisboa: Ministério da Educação, Departamento de Educação Básica.

 Neto-Mendes, A. (2002). Os sentidos da avaliação. In Costa, J. A., Neto-Mendes, A. & Ventura, A. (org.). Avaliação de Organizações Educativas (pp. 11-14). Aveiro: Editorial da Universidade de Aveiro (ISBN: 9789727890873).

Ventura, A. (2002). The Management of Pupils Indiscipline. In A. Pedro & H. Pedro (Eds.). Violência na Escola: formar para intervir, intervir para prevenir. Aveiro: Novares Project (ISBN 972-789-075-X).

2001

 Costa, J. A. (2001). A gestão das escolas e a comunidade: contributo para pensar Águeda. In Águeda Fórum. Águeda Fórum. Um Percurso de Cidadania – retratos, memórias e perspectivas (pp. 105-106). Águeda: Ed. Águeda Fórum – Movimento Cívico para a Participação.

Neto-Mendes, A. (2001). O professor do ensino secundário: da organização escolar às culturas docentes. In J. Tavares & I. Brzezinsky (Orgs.). Conhecimento Profissional de Professores. A Praxis educacional como Paradigma de Construção (pp. 113-132). Brasília: Editora Plano e Fundação Demócrito Rocha (ISBN: 8575290045).

2000

Costa, J. A. (2000). Liderança nas organizações: revisitando teorias organizacionais num olhar cruzado sobre as escolas. In J. A. Costa, A. Neto-Mendes & A. Ventura (Orgs). Liderança e Estratégia nas Organizações Escolares (pp. 15-33). Aveiro: Universidade de Aveiro.

Costa, J. A., & Coimbra, C. (2000). Gestão financeira versus gestão pedagógica nas escolas: da desarticulação manifesta à estratégia esperada. In J. A. Costa, António Neto-Mendes & A. Ventura (Orgs). Liderança e Estratégia nas Organizações Escolares (pp. 269-284). Aveiro: Universidade de Aveiro.

Costa, J. A., & Neto-Mendes, A. (2000). Escola Secundária: situação e perspectivas. In J. Arroteia, L. Pardal, J. A. Costa, A. Martins & A. Neto-Mendes. Gafanha da Nazaré: Escola e Comunidade numa Sociedade em Mudança (pp. 171-196). Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.

Costa, J. A., Sousa, L., & Neto-Mendes, A. (2000). Gestão pedagógica e lideranças intermédias no TEIP do Esteiro”. In Ana M. Bettencourt et al. Territórios Educativos de Intervenção Prioritária: Construção Ecológica da Acção Educativa (pp. 83-104). Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.


última atualização a 08-07-2013
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