O PAELab

História

Um grupo de docentes e investigadores do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro tem vindo a desenvolver, desde há vários anos, diversos projetos de investigação, intervenção e disseminação científica na área da administração escolar e políticas educativas (e.g. Simpósio de Organização e Gestão Escolar, primeira edição no ano 2000). Com uma linha de trabalho consistente neste âmbito, que se assume como parte da história do antigo Departamento de Ciências da Educação e de unidades de investigação entretanto extintas (Unidade de investigação Construção do Conhecimento Pedagógico nos Sistemas de Formação; Centro de Investigação em Educação e Ciências do Comportamento; LIPAE-Laboratório de Investigação em Políticas e Administração da Educação), em 2012, o grupo passou a integrar o Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, com a designação de PAELab – Laboratório de Políticas e Administração Educacional.

O PAELab, ao focar-se numa análise de tipo “meso” (escola como organização) e “macro” (políticas educativas) da educação e formação, pretende contribuir para uma leitura mais sustentada das problemáticas da didática e da tecnologia no quadro da formação de formadores: os temas da supervisão e desenvolvimento, do ensino e aprendizagem e da avaliação da qualidade beneficiarão de uma análise perspetivada em termos organizacionais e políticos. Em articulação com os outros laboratórios do CIDTFF, constitui-se assim como um espaço físico, com recursos e informações sistematizadas disponíveis e, enquanto dinâmica de projeto, pela reflexão e concertação de estratégias e sinergias.


Missão


A missão do PAELab é promover a investigação, formação e divulgação do conhecimento em áreas como as Políticas Educativas e a Administração Educacional.



Objetivos:

  • Desenvolver investigação e produzir conhecimento no âmbito da Administração Educacional e das Políticas Educativas;

  • Recolher e sistematizar informação de suporte à investigação em Administração Educacional e Políticas Educativas;

  • Disponibilizar apoio à investigação, em particular ao nível de formação pós-graduada, Administração Educacional e Políticas Educativas;

  • Contribuir para o desenvolvimento das linhas de investigação do CIDTFFF mediante a introdução de uma vertente de análise político-organizacional;

  • Disponibilizar informação sistematizada e apoio às escolas e a outras estruturas da administração educativa;

  • Participar com propostas concretas, fundamentadas na investigação, na definição de políticas educativas;

  • Dar visibilidade aos resultados da ação desenvolvida;

  • Articular a sua ação com os outros laboratórios do CIDTFF, partilhando informação e criando sinergias de desenvolvimento científico e serviços à comunidade.


última atualização a 23-07-2018
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