História


Um grupo de docentes e investigadores do (ex-)Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Aveiro, com interesses na área da Administração Educacional, tem desenvolvido, desde o início do milénio, projetos de trabalho conjuntos traduzidos em atividades de investigação e intervenção, publicações e eventos científicos, com destaque para o I Simpósio de Organização e Gestão Escolar, ocorrido no ano 2000 e que já chegou à sua sétima edição em 2012. A sala 18.3.1. constituiu, ao longo deste período, o locus identitário do trabalho de pesquisa realizado neste domínio de investigação. Este espaço – inicialmente vinculado ao Departamento de Ciências da Educação, à “Unidade de Investigação Construção do Conhecimento Pedagógico nos Sistemas de Formação”, primeiro, e ao “Centro de Investigação em Educação e Ciências do Comportamento”, depois – intitulado LIPAE-Laboratório de Investigação em Políticas e Administração da Educação, passou, a partir de 2012, a integrar o Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, com a designação de PAELab – Laboratório de Políticas e Administração Educacional.

O PAELab, ao focar-se numa análise de tipo “meso” (escola como organização) e “macro” (políticas educativas) da educação e formação, pretende contribuir para uma leitura mais sustentada das problemáticas da didática e da tecnologia no quadro da formação de formadores: os temas da supervisão e desenvolvimento, do ensino e aprendizagem e da avaliação da qualidade beneficiarão de uma análise perspetivada em termos organizacionais e políticos. O mesmo se diga da articulação com os outros laboratórios do CIDTFF onde este enfoque não nos parece presente. E isto numa dupla vertente: enquanto espaço físico, com recursos e informações sistematizadas disponíveis, e enquanto dinâmica de projeto, pela reflexão e concertação de estratégias e sinergias


última atualização a 23-11-2015
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