45 anos da UA
 

Publicação científica produzida no âmbito do projeto

Costa, Jorge Adelino, Marinho, Sylvie, Castanheira, Patrícia & Gonçalves, Cidália. (artigo submetido).O Diretor da Escola e o Projeto de Intervenção: dados do contexto português. Revista Educação Online. Pontifica Universidade do Rio de Janeiro.


Gonçalves, Cidália Domingues & Castanheira, Patrícia (2013). Género e liderança educacional: nas encruzilhadas da desigualdade. Comunicação apresentada no Congresso Internacional Políticas Educativas, Eficácia e Melhorias das Escolas. Évora, 21, 22 e 23 de novembro (aguarda publicação).


Costa, Jorge Adelino, Gonçalves, Cidália Domingues, & Figueiredo, Sandra (2013). As metáforas nos discursos sobre liderança em contexto escolar: incursão exploratória. Comunicação apresentada no Congresso Internacional Políticas Educativas, Eficácia e Melhorias das Escolas. Évora, 21, 22 e 23 de novembro (aguarda publicação).


Costa, Jorge Adelino, Figueiredo, Sandra, & Castanheira, Patricia (2013). Liderança Educacional em Portugal: metanálise sobre produção científica. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 13 (no prelo).


Costa, Jorge Adelino, Pereira, Anabela, Castanheira, Patricia, & Marinho, Sylvie (2013). Stress in school leaders: an exploratory study.  In S. N. Jesus & J. Tobal (Eds.). Conference presentations of the 34th World STAR Conference. Abstrats and Papers. Faro: CIEO, University of Algarve. [CD-ROM]. ISBN: 978-989-20-3635-0.


Costa, Jorge Adelino & Figueiredo, Sandra, (2013). Quadros de referência para o desempenho dos líderes escolares. Ensaio: aval. pol. públ. Educ. [online]. 2013, vol.21, n.79, pp. 183-202. ISSN 0104-4036.http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362013000200002&lng=pt&nrm=iso


Costa, Jorge Adelino, Figueiredo, Sandra, & Castanheira, Patricia (2013). Liderança democrática nas escolas portuguesas: O que nos diz a investigação publicada. Atas do III Congresso Iberoamericano de Política e Administração da Educação [CD-ROM], pp. 282-295.  Zaragoza, Espanha: Forum Europeo de Administradores de la Educación del Estado Español.


Costa, Jorge Adelino, & Marinho, Sylvie, (2013). Os espaços no quotidiano do gestor escolar em Portugal: Diz-me onde andas, dir-te-ei que líder és! XXVI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação. Políticas, Planos e Gestão da Educação: democratização e qualidade social [Recife: Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, 27 a 30 de maio de 2013]. Coleções Biblioteca ANPAE, Série Cadernos ANPAE, 17 [CD-ROM]. 


Castro, Dora, & Costa, Jorge Adelino (2013). Os projetos de intervenção dos diretores e a contaminação pelo discurso gerencialista. XXVI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação. Políticas, Planos e Gestão da Educação: democratização e qualidade social [Recife: Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, 27 a 30 de maio de 2013]. Coleções Biblioteca ANPAE, Série Cadernos ANPAE, 17 [CD-ROM]. 


Neto-Mendes, António (2013). Directores escolares em Portugal: formação, profissionalização e democracia. Atas do III Congresso Iberoamericano de Politicas e Administração da Educação [CD-Rom]. Zaragoza, Espanha: Form Europeo e Administradores de la Educación del Estado Espanol.ISBN 84-695-7964-9.


2012


Costa, Jorge Adelino, & Figueiredo, Sandra (2012). Liderança instrucional e currículo: uma análise focada nas escolas do ensino secundário. In M. Paraíso, R. Vilela & S. Sales (Orgs.), Desafios contemporâneos sobre currículo e escola básica (pp. 99-112). Curitiba, Brasil: Editora CRV.


Costa, Jorge Adelino, Soares, Sandra, & Castanheira, Patricia (2012). Liderança escolar, projeto e trabalho em equipa: explorando cruzamentos concetuais. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional,7(17), 164-178. http://www.utp.br/Cadernos_de_Pesquisa/EA/cad_pesq_17/index.html#/6/


2011


Castanheira, Patricia, & Costa, Jorge Adelino (2011). From a collegially elected council to a director: The evolution of Portuguese school management. Procedia - Social and Behavioral Sciences,15, 2007-2011. http://dx.doi.org/10.1016/j.sbspro.2011.04.044


Castanheira, Patrícia, & Costa, Jorge Adelino (2011). In search of transformational leadership: A (meta) analysis focused on the Portuguese reality. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 15, 2012-2015. http://dx.doi.org/10.1016/j.sbspro.2011.04.045


Costa, Jorge Adelino, & Castanheira, Patricia (2011). School leadership in Portugal: The role of the director's intervention project. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 29, 1320-1326. http://dx.doi.org/10.1016/j.sbspro.2011.11.369


Costa, Jorge Adelino, Neto-Mendes, António, & Castanheira, Patrícia (2011). The ELO Project – Educational Leadership Observatory. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 29, 1855-1858. http://dx.doi.org/10.1016/j.sbspro.2011.11.434


Costa, Jorge Adelino, Neto-Mendes, António, & Castanheira, Patrícia (2011). Modèles de gestion scolaire et de leadership démocratique au Portugal. Congres de l’AFIRSE – La recherche en éducation dans le monde, où en sommes-nous? Thèmes, méthodologies et politiques de recherche [Recherches sur la gouvernance et les politiques institutionnelles: Communications]. Paris: AFIRSE/UNESCO, pp. 3-7. Disponível em: https://www.afirse.info/pre-actes/liste.html.


Costa, Jorge Adelino, Neto-Mendes, António, Ventura, Alexandre, Rodrigues, Manuel, & Castanheira, Patrícia (2011). Projecto elo – Observatório de liderança escolar: Mapeamento do quadro conceptual de análise. In  S. R. Carlos & S. N. Fernando (coord.), Livro de Atas do XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Vol. I,  pp. 313-318). Guarda, Portugal: Instituto Politécnico da Guarda. Disponível em: http://www.ipg.pt/11congresso-spce/atas_SPCE2011_volume1.pdf


última atualização a 29-11-2013
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.