45 anos da UA
 

Produção científica, elaborada pela equipa de investigação, sobre a mesma temática, desde o ano de 2000, que não corresponde a produtos do projeto


2012

Costa, Jorge Adelino (2012). O projeto da escola: Uma leitura através da imagem da hipocrisia. Revista Aprendizagem: A Revista da Prática Pedagógica, 31, 24-26.

2011

Castanheira, Patricia (2011). Recrutamento de um líder escolar: Será que pertencer à casa interessa? In Neto-Mendes, A., Costa, J. A., & Ventura, A. (Orgs), A emergência do diretor da escola: questões políticas e organizacionais. Atas do VI Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar (pp. 303-308). Portugal: Universidade de Aveiro.

Castanheira, Patricia, & Costa, Jorge Adelino (2011). O projeto de intervenção do diretor: Onde anda e para que serve? In António Neto-Mendes, Jorge Adelino Costa e Alexandre Ventura (Orgs.), A emergência do diretor da escola: Questões políticas e organizacionais. Atas do VI Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar  (pp. 125-134). Portugal: Universidade de Aveiro.

Neto-Mendes, António, Costa, Jorge Adelino, & Ventura, Alexandra (Orgs) (2011). A emergência do diretor da escola: questões políticas e organizacionais. Atas do VI Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar. Portugal: Universidade de Aveiro.

2010

Castanheira, Patricia (2010). Liderança e gestão das escolas em Portugal: o quotidiano do presidente do conselho executivo (Tese de doutoramento, Departamento de Ciências e Educação, Universidade de Aveiro, Portugal). Disponível em: http://biblioteca.sinbad.ua.pt/teses/2010000843

Castanheira, Patricia, & Costa, Jorge Adelino (2010). Do gestor eleito na escola ao gestor escolhido pela administração educativa: dois casos em análise na gestão escolar em Portugal. In Atas do III Congresso Nacional do Fórum Português de Administração Educacional e IV Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação. O governo da escola: Os novos referenciais, as práticas e a formação [CD-ROM]. Lisboa, Portugal: Fórum Português de Administração Educacional Educação.

Costa, Flora, & Costa, Jorge Adelino (2010). O quotidiano de um director escolar: entre a gestão e a liderança. In Atas do III Congresso Nacional do Fórum Português de Administração Educacional e IV Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação – O Governo da Escola: os novos referenciais, as práticas e a formação [CD-ROM]. Lisboa, Portugal: Fórum Português de Administração Educacional Educação.

Tumbula, Samuel Helena, & Costa, Jorge Adelino (2010). Culturas organizacionais e liderança nas escolas: A direcção por valores em estudo de caso. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 9, 191-202.

2009

Castro, Dora, & Costa, Jorge Adelino (2009). Reorganização da rede escolar em Portugal e participação democrática na gestão das escolas básicas. In Atas do XXIV Simpósio Brasileiro e III Congresso Interamericano de Política e Administração da Educação – Direitos Humanos e Cidadania [CD-ROM]. Vitória, ES, Brasil: ANPAE e UFES (Universidade Federal do Espírito Santo).

Costa, Jorge Adelino (2009). Modelos organizacionais de escola e qualidade do ensino: O futuro em incursão especulativa. In M. França & M. Bezerra (Orgs.), Política Educacional – gestão e qualidade do ensino (pp. 45-66). Brasília, Brasil: Liber Livro.

Costa, Jorge Adelino (2009). Prefácio. In A. M. Correia (Ed.), Assimetrias de género: Ensino e liderança educativa (pp. 9-11). V. N. Gaia, Portugal: Fundação Manuel Leão.

Costa, Jorge Adelino (2009). Do direito à hipocrisia organizada na gestão das escolas. In Actas do XXIV Simpósio Brasileiro e III Congresso Interamericano de Política e Administração da Educação – Direitos Humanos e Cidadania [CD-ROM]. Vitória, ES, Brasil: ANPAE e UFES (Universidade Federal do Espírito Santo).

2008

Costa, Jorge Adelino (2008). Modelos organizacionais de escola e qualidade do ensino: o futuro em incursão especulativa. In Atas do V Seminário Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste e VI Encontro Estadual de Política e Administração da Educação/RN – Política, Gestão e Qualidade do Ensino [CD-ROM]. Natal, Brasil: ANPAE/Nordeste e UFRN/Departamento de Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Castanheira, Patricia, & Costa, Jorge Adelino (2008). O presidente do conselho executivo como líder pedagógico e gestor administrativo: reflexões sobre o quotidiano de um professor-gestor. In J. A. Costa, A. Neto-Mendes, & A. Ventura (Orgs.), Trabalho docente e organizações educativas. Atas do V Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar [CD-ROM]. Portugal: Universidade de Aveiro.

Castanheira, Patricia, & Costa, Jorge Adelino (2008). Globalization and policy borrowing: The Portuguese school management history. Atas do 15º Congresso Internacional da Associação Mundial das Ciências da Educação [AMSE, AMCE, WAER] – Mondialisation et Education: vers une société de la connaissance [CD-ROM]. Marraquexe, Marrocos: Université Cadi Ayyad.

Castro, Dora Fonseca, & Costa, Jorge Adelino (2008). O coordenador de estabelecimento nos agrupamentos de escolas: Obstáculos e desafios de uma gestão periférica. In J. A. Costa, A. Neto-Mendes, & A. Ventura (Orgs.), Trabalho docente e organizações educativas. Atas do V Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar [CD-ROM]. Portugal: Universidade de Aveiro.

Correia, Ana Maria, & Costa, Jorge Adelino (2008). As mulheres nos corredores do poder das organizações escolares de Macau: aspirações, dilemas, mitos e estratégias. In J. A. Costa, A. Neto-Mendes, & A. Ventura (Orgs.), Trabalho docente e organizações educativas. Atas do V Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar [CD-ROM]. Portugal: Universidade de Aveiro.

Costa, Jorge Adelino Neto-Mendes, António, & Ventura, Alexandre (Orgs) (2008). Trabalho docente e organizações educativas. Atas do V Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar [CD-ROM]. Portugal: Universidade de Aveiro.

Cunha, Daniela, & Costa, Jorge A. (2008). Liderança transformacional nas escolas estatais e privadas. Um olhar centrado nas percepções dos professores. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 7, 21-32.

Simões, Orlanda, & Costa, Jorge Adelino (2008). Educadora de infância, mulher, mãe e presidente do conselho executivo: desafios de género na profissionalidade docente In J. A. Costa, A. Neto-Mendes, & A. Ventura (Orgs.), Trabalho docente e organizações educativas. Actas do V Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar [CD-ROM]. Portugal: Universidade de Aveiro.

Simões, Orlanda, & Costa, Jorge Adelino (2008). Os educadores de infância e a gestão das escolas: Desafios à profissionalidade. In Atas do I Congresso Internacional em Estudos da Criança. Infâncias Possíveis, Mundos Reais [CD-ROM]. Braga, Portugal: Universidade do Minho, Instituto de Estudos da Criança.

Trigo, João Ribeiro, & Costa, Jorge Adelino (2008). Liderança nas organizações educativas: A direcção por valores. Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação,16(61), 561-581.

Veloso, António, & Costa, Jorge Adelino (2008). “Gestão escolar: um estudo comparado entre Portugal e Espanha”. In AFIRSE. Atas do XV Colóquio da AFIRSE. Complexidade: um novo paradigma para investigar e intervir em educação? [CD-ROM]Lisboa, Portugal: AFIRSE

Ventura, Alexandre, Costa, Jorge Adelino, & Santos, Terezinha Monteiro (2008). Leadership development in Latin America. In J. Lumby, G. Crow, & P. Pashiardis (Eds.), International handbook on the preparation and development of school leaders (pp. 325-340). London, England: Routledge.

2007

Batista, Brígida, & Costa, Jorge Adelino (2007).Lideranças transformacional, transaccional, “laissez-faire” e resultados da liderança: Um estudo sobre a liderança feminina nos cargos de gestão escolar. In A. Pedro, A. Martins, & C. Fernandes (Coords.), Atas do Congresso Educação e Democracia: Pepresentações sociais, praticas educativas e cidadania [CD-ROM] (pp. 567-577). Portugal: Universidade de Aveiro, Departamento de Ciências da Educação.

Castanheira, Patricia, & Costa, Jorge Adelino (2007). Gestão das escolas, colegialidade e stress: uma reflexão a partir da realidade portuguesa. In  B. Sander (Org.), XXIII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, V Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, I Colóquio Ibero-Americano de Política e Administração da Educação – Por uma Escola de Qualidade para Todos: Programação e trabalhos completos [CD-ROM]. Porto Alegre, Brasil: ANPAE, UFRGS/FACED/PPGEDU.

Castanheira, Patricia, & Costa, Jorge Adelino (2007). Lideranças transformacional, transaccional e laissez-faire: Um estudo exploratório sobre os gestores escolares com base no MLQ. In J. M. Sousa & C. N. Fino (Eds.), A Escola sob Suspeita (pp. 141-154). Porto, Portugal: Edições ASA.

Castanheira, Patricia, & Costa, Jorge Adelino (2007). Liderança transformacional nas escolas portuguesas? Explorando percursos de investigação”. In  M. J. Sousa (Org.), Atas do IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Educação para o sucesso – Políticas e actores. Funchal: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação/ Universidade da Madeira.

Castro, Dora, & Costa, Jorge Adelino (2007). O projecto educativo como estratégia de gestão da organização escolar: alguns dados de um estudo de caso. In  M. J. Sousa (Org.), Atas do IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Educação para o sucesso – políticas e actores. Funchal: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação/ Universidade da Madeira.

Costa, Jorge Adelino (2007). Projectos em educação: Contributos de análise organizacional. Portugal: Universidade de Aveiro.

Costa, Flora Monteiro, & Costa, Jorge Adelino (2007). Gestão e liderança organizacional: Uma incursão pelo quotidiano de um director escolar. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 6, 111-126.

Costa, Flora Monteiro, & Costa, Jorge Adelino (2007).  O quotidiano de um director escolar: Entre a gestão e a liderança. In Livro de Atas do IV Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação/ III Congresso Nacional do Fórum Português de Administração Educacional. O governo da Escola: Os novos referenciais, as práticas e a formação. Lisboa, Portugal: Fórum Português de Administração Educacional.

Fonseca, Dora, & Costa, J. A. (2007). Gestão periférica nos agrupamentos de escolas em Portugal: papel do coordenador de estabelecimento. In  B. Sander (Org.), XXIII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, V Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, I Colóquio Ibero-Americano de Política e Administração da Educação – Por uma Escola de Qualidade para Todos: Programação e trabalhos completos [CD-ROM]. Porto Alegre, Brasil: ANPAE, UFRGS/FACED/PPGEDU.

2006

Costa, Jorge Adelino, & Castanheira, Patricia (2006). Lideranças transformacional, transaccional e laissez-faire na gestão escolar em Portugal. In Atas do IV Seminário Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste (ANPAE) [CD-ROM]. Natal, Brasil: Universidade Federal do rio Grande do Norte.

Santos, Terezinha Monteiro, & Costa, Jorge Adelino (2006). Algumas considerações sobre as políticas educativas no contexto da democratização da gestão escolar. In Atas do IV Seminário Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste (ANPAE) [CD-ROM]. Natal, Brasil: Universidade Federal do rio Grande do Norte.

Ventura, Alexandre, Castanheira, Patricia & Costa, Joge Adelino (2006). Gestão das escolas em Portugal. Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación 4(4), 128-136. Disponível em: http://www.rinace.net/arts/vol4num4e/art9.pdf

2005

Costa, Jorge Adelino, & Ventura, Alexandre (2005). Avaliação e desenvolvimento organizacional. Infância e Educação – Investigação e Práticas, 7, 148-161.

Neto-Mendes, António (2005). A democracia na organização escolar a partir da experiência portuguesa. In Actas do IV Taller Internacional de Innovación Educativa Siglo XXI INNOED’2005 [CD-ROM]. Cuba: Centro de Estudios Didácticos del Centro  Universitario de Las Tunas.

Pashiardis, Petros, Costa, Jorge Adelino, Neto-Mendes, António, & Ventura, Alexandre (2005). The perceptions of the principal versus the perceptions of the teachers: A case study from Portugal. The International Journal of Educational Management, 19(7), 587-604.

Ventura, Alexandre, Costa, Jorge Adelino, Neto-Mendes, António, & Castanheira, Patricia (2005). Perceptions of leadership – a study from two Portuguese schools. REICE - Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación 3(1), 120-130. http://redalyc.uaemex.mx/pdf/551/55130111.pdf

2004

Costa, Jorge Adelino (2004). Construção de projectos educativos nas escolas: Traços de um percurso debilmente articulado. Revista Portuguesa de Educação, 17(2), 85-114.

Costa, Jorge Adelino (2004). Formação em administração educacional na universidade de Aveiro: Décadas de oitenta e noventa. Portugal: Universidade de Aveiro.

Costa, Jorge Adelino (2004). Formação especializada dos gestores escolares em Portugal: Dimensão académica versus dimensão profissionalizante. In J. L. Yáñez, M. S. Moreno, & P. M. Estepa (Eds), Atas do 8º Congreso Interuniversitario de Organización de Instituciones Educativas [CD-ROM]. España: Universidade de Sevilha.

Correia, Ana Maria, & Costa, Jorge Adelino (2004). Liderança feminina nas escolas de Macau: Uma abordagem exploratória. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 4, 89-109.

Cunha, Daniela, & Costa, J. A. (2004). Um olhar sobre a liderança escolar em contexto de autonomia na perspectiva da cultura organizacional. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, 20(1), 31- 44.

Costa, Jorge Adelino Neto-Mendes, António, & Ventura, Alexandre (Orgs.) (2004). Políticas e gestão local da educação. Actas do 3º Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar Portugal: Universidade de Aveiro.

Libório, Helena, & Costa, J. A. (2004). Avaliação e desenvolvimento organizacional da escola – Uma abordagem neo-institucional a propósito de um programa de avaliação externa. Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação 12(43), 696-710.

Neto-Mendes, António (2004). Escola pública: "gestão democrática", colegialidade e individualismo. Revista Portuguesa de Educação, 17, 115-131.

Ventura, Alexandre (2004). Improving our listening skills. VOICES: (Talking about Leadership 'Knowledge'). Journal of the Centre for Education Leadership and School Improvement. Canterbury Christ Church University College. Nº 8, Summer Term, 8-9.

2003

Costa, Jorge Adelino (2003). O projecto educativo da escola e as políticas educativas locais: Discursos e práticas (2ª ed.). Portugal: Universidade de Aveiro.

Costa, Jorge Adelino (2003). Imagens organizacionais da escola (3ª ed.). Porto, Portugal: ASA.

Costa, Jorge Adelino (2003). Projectos educativos das escolas: um contributo para a sua (des)construção. Revista Educação e Sociedade, 24(85), 1319-134. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v24n85/a11v2485.pdf

Correia, Ana Maria, & Costa, Jorge Adelino (2003). A análise da cultura organizacional através dos seus artefactos. Administração Educacional – Revista do Fórum Português de Administração Educacional, 3, 80-88.

Neto-Mendes, António (2003). Autonomia, gestão e escola cidadã. In J. S. Ferreira & C. V. Estêvão (Org.). A construção de uma escola cidadã. Público e privado em educação (pp. 107-115). Braga, Portugal: Externato Infante D. Henrique.

2002

Costa, Jorge Adelino (2002). A administração da educação em Portugal: Políticas e modelos de formação. In Atas do II Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração Educacional: Investigação, Formação e Práticas [CD-ROM] (pp. 33-43). Braga, Portugal: Universidade do Minho/Fórum Português de Administração Educacional/ANPAE.

Costa, Jorge Adelino (2002). A administração educacional na formação de professores na universidade de Aveiro: Retrospectiva de duas décadas. Administração Educacional – Revista do Fórum Português de Administração Educacional, 2, 137-145.

Costa, Jorge Adelino, Neto-Mendes, António,, & Ventura, Alexandre (Orgs.) (2002). Avaliação de organizações educativas. Portugal: Universidade de Aveiro.

Costa, Jorge Adelino, Ventura, Alexandre, & Dias, Carlos (2002). Dos projectos de escola aos projectos de turma: Perspectivas de mudança nas práticas organizacionais. In Vários. Gestão flexível do currículo: Reflexões de formadores e investigadores (pp. 63-95). Lisboa, Portugal: Ministério da Educação, Departamento de Educação Básica.

2001

Costa, Jorge Adelino (2001). A gestão das escolas e a comunidade: contributo para pensar Águeda. In Águeda Fórum. Um Percurso de Cidadania – retratos, memórias e perspectivas (pp. 105-106). Águeda, Portugal: Ed. Águeda Fórum – Movimento Cívico para a Participação.

Costa, Jorge Adelino, Neto-Mendes, António,, & Sousa, L. (2001). Gestão pedagógica e lideranças intermédias na escola: Um estudo de caso no TEIP do Esteiro. Portugal: Universidade de Aveiro.

Costa, Jorge Adelino, & Ventura, Alexandre (2001). A inspecção da educação e as escolas em Portugal: As opiniões e as expectativas dos gestores escolares com base num estudo exploratório. Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 9(33), 383-396.

Costa, Jorge Adelino, & Ventura, Alexandre (2001). Programa de avaliação integrada das escolas: A opinião dos gestores escolares face à intervenção das equipas inspectivas. In B. D. Silva & L. Almeida (Orgs). Atas do VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia (pp. 759- 773). Braga, Portugal: Universidade do Minho.

2000

Costa, Jorge Adelino (2000). Liderança nas organizações: Revisitando teorias organizacionais num olhar cruzado sobre as escolas. In J. A. Costa, A. Neto-Mendes, & A. Ventura (Orgs). Liderança e estratégia nas organizações escolares. Atas do I Simpósio sobre organização e gestão escolar (pp. 15-33). Portugal: Universidade de Aveiro.

Costa, Jorge Adelino, & Coimbra, Cristina (2000). Gestão financeira versus gestão pedagógica nas escolas: Da desarticulação manifesta à estratégia esperada. In J. A. Costa, A. Neto-Mendes, & A. Ventura (Orgs). Liderança e estratégia nas organizações escolares. Atas do I Simpósio sobre organização e gestão escolar (pp. 269-284). Portugal: Universidade de Aveiro.

Costa, Jorge Adelino, Neto-Mendes, António,  & Ventura, Alexandre (Orgs.) (2000). Liderança e estratégia nas organizações escolares. Atas do I Simpósio sobre organização e gestão escolar. Portugal: Universidade de Aveiro.

Costa, Jorge Adelino, Sousa, Liliana, & Neto-Mendes, António (2000). Gestão pedagógica e lideranças intermédias no TEIP do Esteiro. In A. M. Bettencourt et al (Eds.), Territórios educativos de intervenção prioritária: Construção ecológica da acção educativa (pp. 83-104). Lisboa, Portugal: Instituto de Inovação Educacional.

 

 


última atualização a 14-11-2013
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.