Indagatio Didactica

A Revista Indagatio Didactica constitui-se num espaço editorial da responsabilidade do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF/UA), em que a investigação, produzida fundamentalmente por académicos e professores, nacionais e internacionais, é usada e transformada para promover práticas profissionais de inovação em contextos educativos diversificados.

Trata-se de uma revista on-line, dirigida a professores e formadores, que pretende proporcionar situações de comunicação entre os autores dos textos (investigadores, formadores e professores) e a generalidade da comunidade educativa, visando o desenvolvimento do espírito de indagação e ação críticas, pela descoberta de relações entre o conhecimento criado pelo autor do texto e o conhecimento dos leitores sobre as realidades com que convivem e em que atuam.

Indexada em: CAPES/QUALIS (categoria ENSINO, B2 (2015) || RCAAP
Avaliada com o factor de impacto SJIF 2016 = 5.079

Aqui estão listadas as várias edições da revista:


2017
v. 9, n. 3 (2017)
Esta edição especial da Revista Indagatio Didactica, contém nove artigos que abordam a temática “Investigação Qualitativa e Educação”, textos previamente apresentados no 6º Congresso Ibero-Americano de Investigação Qualitativa (CIAIQ 2017) e selecionados, dentre vários, como as melhores produções acerca da temática proposta.

v. 9, n. 2 (2017)
v. 9, n. 1 (2017)
Os sete artigos publicados neste número especial da Revista Online Indagatio Didactica (ID) foram selecionados de entre os trabalhos desenvolvidos no âmbito de uma ação de formação intitulada Pedagogia no Ensino Superior: Estratégias de ensino, aprendizagem e avaliação inovadoras, promovida pela UINFOC – Unidade Continuada de Formação Continuada da Universidade de Aveiro.

2016
v. 8, n. 5 (2016)
v. 8, n. 4 (2016)
Os artigos publicados neste número especial da revista Indagatio Didactica foram seleccionados a partir dos textos aceites para o Encontro Internacional A Voz dos Professores de Ciências e Tecnologia (VPCT2016), que decorreu na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, Portugal, nos dias 11 e 12 de novembro de 2016.

v. 8, n. 3 (2016)
Os artigos publicados neste número especial da Revista Indagatio Didactica (ID) foram selecionados a partir do 5º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2016).

v. 8, n. 2 (2016)
v. 8, n. 1 (2016)

2015
v. 7, n. 4 (2015)
v. 7, n. 3 (2015)
v. 7, n. 2 (2015)
v. 7, n. 1 (2015)

2014
v. 6, n. 4 (2014)
Ten articles distributed by four sections, highlighting, once more, the diversity of the themes and fields of interest of the 21 participant authors.

v. 6, n. 3 (2014)
The 3º Congresso Ibero-Americano de Investigação Qualitativa (CIAIQ2014) was held in the University of Extremadura, in Badajoz, Spain, between the 14th and 16th of July. The previous edition took place in the University of Aveiro and the consequent minutes and complete articles were published on Indagatio Didactica. This special edition holds eleven articles chosen by the organizing committee to be broadened and deepened over the versions previously published on the ordinary CIAIQ2014 proceedings.

v. 6, n. 2 (2014)
v. 6, n. 1 (2014)
O projeto TRACER - O Uso das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior Público Português (financiamento FCT, com a referência n.º PTDC/CPE-CED/113368/2009COMPETE:FCOMP-01- 0124-FEDER-014394) decorreu na Universidade de Aveiro, com enquadramento nas unidades de investigação CETAC.MEDIA - Centro de Estudos das Ciências e Tecnologias da Comunicação e CIDTFF – Centro de Investigação em Didática na Formação de Formadores, no período 2011-2014 (http://cms.ua.pt/TRACER). Um dos objetivos propostos para o projeto foi a organização de uma conferência que permitisse divulgar os resultados da investigação realizada, bem como promover a partilha e discussão dos resultados de estudos e projetos de investigação promovidos por outros investigadores a nível nacional sobre temáticas directamente relacionadas com a do projeto, constituindo-se, assim, como um fórum privilegiado para a disseminação de boas-práticas, desafios, metodologias de investigação e conclusões relevantes para a comunidade científica nacional.

2013
v. 5, n. 4 (2013)
v. 5, n. 3 (2013)

v. 5, n. 2 (2013)
2º Congresso Luso-Brasileiro em Investigação Qualitativa

v. 5, n. 1 (2013)
GeoGebra em múltiplos contextos educativos – passado, presente e futuro

2012
v. 4, n. 4 (2012)
O número da Revista Online Indagatio Didactica que agora se publica é composto por cinco artigos cuja diversidade de temáticas, por sua vez, dotadas de grande transversalidade, aporta uma nota peculiar à presente edição da Revista.

v. 4, n. 3 (2012)
O presente número da Revista Online Indagatio Didactica congrega três artigos e uma recensão crítica, estando os primeiros distribuídos pelas secções Avaliação e Tecnologias da Informação na Educação.

v. 4, n. 2 (2012)
N.º extra da Indagatio Didactica com a entrevista de Idália Sá-Chaves

v. 4, n. 1 (2012)
Actas do II Encontro Nacional "Matemática e criatividade no Pré-Escolar e no 1º CEB: Práticas de referência", Universidade de Aveiro, 29 e 30 de Junho de 2012

2011
v. 3, n. 3 (2011)
v. 3, n. 2 (2011)
Actas do I Encontro Nacional "Superar Barreiras com TIC: Políticas, Ideias e Práticas", Universidade de Aveiro, 17 e 18 de Junho de 2011.

v. 3, n. 1 (2011): Número Especial ENJIE2010
Número Especial ENJIE2010

v. 2, n. 2 (2010)
v. 2, n. 1 (2010)

2009
v. 1, n. 1 (2009)

última atualização a 12-12-2017
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.