GRUPO 1 | Linguagens, Discursos e Identidade

 

Coordenação

Ana Isabel Andrade

 

Palavras-chave

  • Ensino de Línguas
  • Literacia Plurilingue e Intercultural
  • Práticas Discursivas e Diversidade
  • Identidades e Desenvolvimento Profissional

 

Descrição

O GI1 tem como foco as formas como as situações da educação e da formação se constroem através das línguas dos sujeitos e produzem identidades (linguístico-comunicativas, académicas, profissionais, ...).

O grupo investiga diversas práticas discursivas com particular atenção ao papel das línguas (maternas, estrangeiras, escolares, de herança, não-verbais, digitais, científicas) no desenvolvimento de percursos educativos e supervisivos em diferentes contextos (virtuais e presenciais, formais e não formais), e com diferentes públicos (incluindo públicos vulneráveis como minorias ou migrantes).

 

Objetivos

  • Analisar, sistematizar, avaliar e disseminar conhecimento produzido no desenvolvimento de literacia plurilingue e intercultural, no âmbito de projetos nacionais e internacionais (e.g. projeto EDivPlataform), tendo em consideração os desafios da Educação em sociedades globalizadas;
  • Desenvolver, em projetos de investigação-ação, estratégias e recursos educativos (digitais e não digitais) que mobilizem os repertórios dos sujeitos e as heranças cognitivas, linguísticas e culturais das comunidades, nomeadamente em redes educativas online (e.g. projetos FREPA ou EN-ABLITIES);
  • Construir conhecimento sobre a produção de identidades (cultural, linguístico-comunicativa, profissional, ...), localizada e/ou em transição (incluindo públicos vulneráveis), através da análise de diversas práticas discursivas e cenários de supervisão (e.g. projetos Narrprof e AMICAE);
  • Construir conhecimento, com outros atores educativos e em processos de investigação interdisciplinares e ecológicos, sobre o valor formativo das línguas e culturas, e o bem-estar comunicacional em situações interculturais (e.g. ConverCidade e projetos de intervenção em escolas ou bibliotecas);
  • Desenvolver quadros de referência para teorias e práticas educativas que promovam o desenvolvimento linguístico-comunicativo, académico e profissional (e.g. projetos EVAL-IC e FREPA).

 

Membros

Integrados Doutorados

Ana Isabel de Oliveira Andrade
Ana Margarida Corujo Ferreira Lima Ramos
Ana Raquel Gomes São Marcos Simões
Cristina Manuela Branco Fernandes Sá
Filomena Rosinda de Oliveira Martins
Maria Helena Almeida Beirão Araújo e Sá
Maria Helena Serra Ferreira Ançã
Maria Isabel Lobo de Alarcão e Silva Tavares
Maria José de Miranda Nazaré Loureiro
Maria Luísa Álvares Pereira
Mónica Sofia de Almeida Bastos
Mónica Sofia Marques Lourenço
Rosa Lúcia de Almeida Leite Castro Madeira
Rosa Maria Marques Faneca de Oliveira
Susana Maria Almeida Pinto

 

Integrados não doutorados

Ana Catarina Mateus Monteiro
Ana Margarida Rocha Cardoso Nunes da Costa
Ana Rita Gomes Costa
Ângela Margarida Martinho dos Santos Espinha
Inéia Damasceno Abreu
Joana Sofia Coelho de Pinho
Margarida Maria Carvalho Rodrigues Cortesão
Maria da Conceição Filipe da Silva Siopa
Neusa Marisa Almeida Castanheira
Paula Cristina Ribeiro Martins Mota
Rosemeri Henn
Susana Isabel Janeiro Ambrósio
Valentina Piacentini
Walkíria de Jesus França Martins
Ye-Lin
Yuxiong Zhang

 

Colaboradores

Ana Carlota Teixeira de Vasconcelos Lloyd Braga Fernandes Tomaz
Ana Sofia Reis de Castro e Pinho
Idália da Silva Carvalho Sá-Chaves
Maria da Esperança Oliveira Martins
Maria de Lurdes Santos Gonçalves
Maria Inês Almeida Cardoso
Maria Leonor Simões dos Santos
Mário Rui Domingues Ferreira da Cruz
Sílvia Maria Martins Melo-Pfeifer

última atualização a 17-07-2018
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