Educação para o desenvolvimento de comunidades e sociedades sustentáveis

 

Diversidades e educação inclusiva

- descrição de práticas inclusivas para pessoas em vulnerabilidade (linguística, psicológica/social, cultural, cognitiva, física, pessoas hospitalizadas, discriminação de género, ocupação profissional); análise de dispositivos/medidas desenvolvidas em escolas para a promoção da inclusão curricular e crianças vulneráveis;

- descrição de desenvolvimento profissional de educadores que trabalham nas situações anteriores (p.e. professores de língua de herança);

- conceção de propostas educacionais inovadoras, orientações e recursos que promovam aprendizagem e formação numa perspetiva de educação para todos (incluindo para pessoas com deficiência e no contexto da intervenção precoce).

 

Bem-estar e capacitação

- desenvolvimento de recursos (digitais): educação para a saúde e segurança no trabalho; sexualidade e igualdade; privacidade e segurança nas redes sociais;

- estudo da vulnerabilidade psicossocial associada ao stress escolar, dependências, doenças e desenvolvimento de programas de intervenção;

- análise de competências transversais e desenvolvimento de dispositivos e programas de formação para melhorar a empregabilidade.

 

Plurilinguismo, intercompreensão e interculturalidade

- monitorização da introdução do Portefólio Europeu de Práticas Plurilingues no ensino primário e de dispositivos de intercompreensão na formação de professores de línguas;

- desenvolvimento de um quadro plurilingue para professores de línguas e de recursos educativos e kits de ferramentas para a sensibilização linguística e cultural.

 

Educação para a sustentabilidade

- análise e desenvolvimento de sequências de ensino/aprendizagem numa perspetiva de sustentabilidade;

- aprendizagem em cidades inteligentes e escolas inteligentes: desenvolvimento de uma rede de geomentores (professores, estudantes, agentes locais) que partilham dados espaciais relevantes para o desenvolvimento local.

 

Sensibilização no Ensino Superior

- análise de práticas e programas e elaboração/avaliação de propostas de abordagens curriculares de temas relacionados com desafios societais (por exemplo, mobilidade, identidades, sustentabilidade, inclusão, diversidades, questões ambientais, educação sexual, interculturalidade, cidadania global) em diferentes disciplinas e ciclos de formação, incluindo uma perspetiva comparativa (países europeus, latino-americanos e africanos).

 

Exemplos de projetos:

EN-ABILITIES (2017-2020)
Amicae (2016-2019)
Mind Safety-Safety Matters! (2015-2019)

 

Exemplos de resultados:

Observatório de Práticas de Educação Inclusiva
Materiais de formação para a educação plurilingue e Intercultural
Intercomprehension online Sessions
Sessões de intercompreensão online
Toolkits and Mooc para Profissionais da Formação Profissional e Educacional (VET4EU2 Platform)

última atualização a 20-05-2020
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.