Educação e multiliteracias para o desenvolvimento de cidadãos críticos

 

Línguas, Culturas e Literacias

- elaborar sobre o conceito da multiliteracia pedagógica e educação multilingue e intercultural, a suas articulações, implicações e potencialidades em diversos contextos de educação e formação;

- descrição de práticas de literacia plurilingue nas escolas e na formação de professores (incluindo abordagens CLIL) e desenvolvimento de projectos, estratégias, programas e recursos para os potenciar;

- análise do papel das línguas/culturas nos processos de construção de conhecimento e de identidades (p.e., transversalidade da língua portuguesa/ língua materna; inglês como língua franca; comunicação plurilingue);

- desenvolvimento e avaliação de atividades e programas dirigidos às competências linguísticas (leitura, escrita, interação).

 

Literacia científica e pensamento crítico e criativo

- análise de processos de ensino/aprendizagem que promovam o pensamento crítico e criativo (vários níveis de ensino);

- desenvolvimento de propostas baseadas na investigação, recursos didáticos e um quadro de boas práticas para o pensamento crítico e criativo.

 

Literacias digitais e práticas multimodais

- análise de práticas multimodais e digitais das literacias (diferentes atores: crianças, professores, professores em formação, académicos…) a fim de propor agendas de investigação e formação;

- desenvolvimento de recursos educativos para promover práticas baseadas em STEAM;

- desenvolvimento de recursos e ferramentas digitais para a educação e formação de públicos diversos (todos os níveis de ensino, públicos vulneráveis, imigrantes digitais, académicos, professores), utilizando tecnologias inovadoras (realidade aumentada, jogos, plataformas de aprendizagem, comunidades de prática, mundos virtuais, vídeos interativos, MOOC,...) que promovam a inclusão digital, educativa e social e a empregabilidade;

- monitorização do desenvolvimento de ferramentas de avaliação e certificação de competências digitais (DigCompEdu).

 

Literacia em investigação

- desenvolvimento de quadros e instrumentos de avaliação para a literacia em (e-)investigação;

- WEBQDA: extensão a outros domínios (por exemplo, comércio electrónico) e corpora (redes sociais, métodos visuais).

 

Exemplos de projetos

CRITHINKEDU: Critical Thinking Across the European Higher Education Curricula (2016-2019)
CYTPENCRI: Education of scientific, technological and critical thinking competencies by teaching nature of science and technology themes (2016-2019)
EduPARK: Mobile Learning, Augmented Reality and Geocaching in Sciences Education (2016-2019)
TangIn: Promoting inclusion and a STEM curriculum in schools through the use of tangible programming concepts and activities (2017-2019)

 

Exemplos de resultados

Coleção europeia de competências de pensamento crítico para diferentes áreas profissionais
Ferramentas para avaliação de competências de pensamento crítico
Quadro pedagógico (recursos didáticos, orientações e pacote de formação de professores) para a utilização de conceitos de programação e a aprendizagem de matérias STEAM (6-12 anos de idade)

última atualização a 20-05-2020
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