Qualidade e avaliação da educação, formação e investigação

 

Políticas de educação e desenvolvimento

- análise e propostas baseadas na investigação de políticas e sistemas educativos (contextos internacionais, nomeadamente de cooperação): indicadores de qualidade (S. Tomé e Príncipe); línguas nacionais na escola (Angola, Moçambique); administração dos sistemas educativos (Angola, Moçambique); Plano Nacional de Leitura (Brasil);

- análise e avaliação de programas/medidas e seu impacto na qualidade da educação (contextos locais e nacionais): orientações pedagógicas para crianças dos 0-3; inglês na escola primária; ensino experimental de ciências; projetos de combate ao insucesso escolar e de inovação curricular/pedagógica.

 

Inovação no Ensino Superior

- desenvolvimento de propostas para competências transversais/chave de académicos e estudantes (global, intercultural e plurilingue, pensamento crítico, criatividade, escrita académica);

- análise de práticas de internacionalização no Ensino Superior (análise comparativa no contexto ibero-americano);

- desenvolvimento de plataformas de interação entre diferentes atores (stakeholders, investigadores, professores, estudantes, etc) e análise da forma como o conhecimento é construído nestas interações.

 

Desenvolvimento professional e práticas

- desenvolvimento da plataforma de Narrativas Profissionais Multimodais integrando mais disciplinas (STEAM, línguas, educação física), alargando situações de prática profissional (formação inicial, formandos, enfermeiros...), divulgando-a e recolhendo contributos dentro de redes estabelecidas (p.e. Angola, Brasil), de forma a construir conhecimentos que possam ser partilhados e que contribuam para o avanço científico e educativo;

- Desenvolver dispositivos (incluindo cenários de supervisão) para melhorar o desenvolvimento profissional e as práticas.

 

Abordagens integradas (contextos formais e não formais) na educação e formação

- avaliação do impacto do trabalho na educação científica experimental, em colaboração com as autoridades locais;

- expansão, em colaboração com diferentes intervenientes, de espaços educativos inovadores (jardim, rua, supermercado, zonas urbanas degradadas) e análise das suas potencialidades (nomeadamente em termos de competências dos professores).

 

Sustentabilidade da investigação

- análise dos processos de investigação e de construção de conhecimento nos contextos: de internacionalização (p.e. investigação sobre línguas e culturas; mobilidades e desenvolvimento de investigadores); investigação colaborativa (redes de investigadores e professores; investigadores e stakeholders);

- desenvolvimento de ferramentas para avaliação de investigação;

- descrição dos processos de supervisão (online) da investigação e definição dos critérios de qualidade da formação avançada e da formação dos investigadores;

- análise do impacto da investigação na educação e da comunicação científica;

- desenvolvimento de conhecimentos sobre metodologias de investigação qualitativa, nomeadamente com o apoio de tecnologias distribuídas.

 

Exemplos de projetos

EVAL-IC - Evaluation des compétences en intercompréhension: réception et interactions plurilingues (2016-2019)
COMPEUnurse: Competence of nursing students in Europe (2017-2021)

 

Exemplos de resultados

Quadro para a Avaliação de Competências em Intercompreensão
Conferência Ibero-americana Anual e CQR - World Conference on Qualitative Research
Rede internacional para apoio online à supervisão de investigação
Portal de Narrativas Multimodais: extensão

última atualização a 20-05-2020
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