45 anos da UA
 

foto

 

Filomena Amorim

Doutoranda em Multimédia em Educação

Iniciou em 2012-2013

amorim.filomena@ua.pt


Título da tese

"Mobilidade e identidade linguística Europeia - O projeto Hook Up! e o ensino e a aprendizagem do Português Língua Estrangeira"

Orientadoras

Nilza Maria Vilhena Nunes Da Costa (UA) e Gillian Grace Owen Moreira (UA)

Nota curricular

Filomena Barbosa Amorim licenciou-se, em 2006, em Português, Latim e Grego, na Universidade de Aveiro. Em 2010, também na Universidade de Aveiro, concluiu o seu Mestrado (pré-Bolonha) em Multimédia em Educação e está, atualmente, a desenvolver o seu doutoramento na mesma universidade. Filomena Amorim recebeu uma distinção em 2011 - Selo Europeu para as Iniciativas Inovadoras na Área do Ensino Aprendizagem das Línguas. Filomena Amorim é assistente de investigação no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, onde ensina Português (Língua Estrangeira). Atualmente, está a trabalhar no ApPT-UA, um projeto MOOC, para o desenvolvimento de módulos de Português Língua Estrangeira.

Principais áreas de investigação

  • Tecnologia educativa
  • Multimédia em educação
  • Ensino online
  • Ensino a distância
  • CSCL (Computer-Supported Collaborative Learning)
  • Comunidades de Aprendizagem
  • Língua, Linguística e Cultura Portuguesa
  • Português Língua Estrangeira
  • Mobilidade
  • Multiculturalismo
  • Plurilinguismo e Multilinguismo
  • Identidade Linguística Europeia

Algumas publicações

Amorim, F. (2010). PT Teleaula: impacto na interacção, participação e inclusão - estudo de caso. Tese de Mestrado em Multimédia em Educação. Universidade de Aveiro, Aveiro. 150 pp.

Amorim, F., Moreira, G. e Costa, N. (2014) “Ensinar e aprender Português Língua Estrangeira online: novos desafios à distância de um clique”: Pelos mares da língua portuguesa 2. Ed. António Manuel Ferreira e Maria Fernanda Brasete. Aveiro: UA Editora, 433-458.

Amorim, F. (2016) “Consoantes líquidas /l/ e /r/: “confusões” fonéticas manifestadas por estudantes chineses na aprendizagem do português europeu”: Pelos mares da língua portuguesa 3. Ed. António Manuel Ferreira e Maria Fernanda Brasete. Aveiro: UA Editora (no prelo).

Ramos, A., Amorim, F., Neves, L., Lopes, R., Pombo, L., & Loureiro, M. J. (2012). Computer-Supported Collaborative Learning (CSCL) na Educação a Distância, no Ensino Superior: Uma (Re)visão da Literatura Centrada na Dimensão Educacional. In R. N. Linhares, S. Lucena & A. Versuti (Eds.), Redes Sociais e seu impacto na cultura e educação do sec. XXI. Fortaleza: Editora da Universidade Federal do Ceará – EDUCe, 2011.

Brigham, A., Amorim, F., Neves, L. (2012). Avaliação da Qualidade de tutoriais Moodle no Youtube. In, Neri de Souza, F. (Ed.), Internet Latent Corpus Journal, X(X). Retrieved from http://revistas.ua.pt/index.php/ilcj/index

Moreira, G., Amorim, F. (2010). Hook up! To Languages – Enhancing the Mobility of Young Europeans through ICT and Language Competence, na área temática ICT – Enhanced Language Learning to Support Mobility and Integration. In, Conference Proceedings - International Conference ICT for Language Learning, 3rd Conference Edition, 11-12 November. Florence: Somonelli Editore.

Amorim, F. (2011). Hook Up! - As Tecnologias ao Serviço da Aprendizagem das Línguas estrangeiras. In, Amado, C.. Johnen, T. (Ed.), Português Língua Estrangeira: Abordagens e desafios atuais. Stockholm: Acta Universitatis Stockholmiensis. Retrieved from: http://su.diva-portal.org/smash/search.jsf

Amorim, F., Neves, L. (2013) A Web 2.0: Desafios na Construção do saber. Challenges 2013 - VIII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, de 15 a 16 de julho de 2013, Universidade do Minho, Braga, Portugal.

Amorim, F. (2014) “Lisboetas: o contributo didático do cinema para a aquisição de competências linguísticas e culturais”: Avanca | Cinema 2014. Coord. António Costa Valente e Rita Capucho. Avanca: Edições Cine-clube de Avanca, 2014, 1076-1083.

Amorim, F., Moreira, G. e Costa, N. (2014) “Educação a Distância: o princípio da unidade na diversidade - os perfis dos CE movers, na Universidade de Aveiro”: Educação a Distância e Diversidade no Ensino Superior. Org. Luísa Aires, Ana Moura, Filipe Seabra e J. António Moreira. Porto: Universidade Aberta, 45-58. http://www2.uab.pt/producao/eBooksArea/EaDDES/actasUAb.pdf

última atualização a 21-02-2018
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.