45 anos da UA
 

foto

 

Gillian Grace Owen Moreira

Professora Auxiliar

gillian@ua.pt

Nota curricular

Gillian Moreira é Professora Auxiliar da Universidade de Aveiro (UA). É doutorada em Cultura pela UA, tendo-se especializada nas relações culturais entre o Reino Unido e a União Europeia, e docente do Departamento de Línguas e Culturas onde leciona nas áreas de Estudos Culturais e Interculturais. Desenvolve a sua investigação no âmbito do Centro de Línguas, Literaturas e Culturas. Desempenha, desde 2010, funções como Pró-reitora da Universidade de Aveiro, com responsabilidades para a avaliação e acreditação da oferta formativa e a qualidade da formação e experiência dos estudantes da UA.

Principais áreas de investigação

  • Educação em línguas e políticas linguísticas
  • Interculturalidade e questões identitárias
  • As relações interculturais
  • A competência intercultural em contextos de mobilidade pessoal e profissional
  • A qualidade do ensino no ensino superior

Algumas publicações

Santos, K. J., Moreira, G.G. & Martins, J.C.O. (2017). JOGO TEATRAL: O “Clownear” como possibilidade de experiência de ócio na velhice. Revista Brasileira de Estudos do Lazer. Belo Horizonte, v. 4, n. 1. p. 104-120, jan./abr. 2017. ISSN (eletrônico): 2358-1239.

Torres, R., Vieira, R.M., Rodrigues, A.V., Sá, P., Moreira, G. (2017). Education for sustainable development: an exploratory study in a Portuguese University. International Journal of Sustainability in Higher Education, Vol. 18 (Issue: 6), pp. 956-970. ISSN: 1467-6370 https://doi.org/10.1108/IJSHE-05-2016-0082.

Au-Yong-Oliveira, M., Vitório, A., Silva, C., Carlos, V., Moutinho, V., Moreira, G., Paiva Dias, G. (2017). Higher education and the problem of abandonment – how can we keep students from leaving? INTED 2017 Proceedings 9th International Technology, Education and Development Conference, pp. 7288-7298. ISBN: 978-84-617-8491-2 /ISSN: 2340-1079. doi: 10.21125/inted.2017.1690.

Simões, D., Pinheiro, M., & Moreira, G. (2016). Experiences in Higher Education – Lessons Learned from a Tutorial Program. INTED 2016 Proceedings 10th International Technology, Education and Development Conference, pp. 5644–5652. ISBN: 978-84-608-5617-7 / ISSN: 2340-1079. doi: 10.21125/inted.

Amorim, F., Moreira, G., & Costa, N. (2015) Aprender português, língua estrangeira, a distância como fator potenciador da mobilidade estudantil. In A.M. Ferreira & M.F. Brasete (eds). pelos mares da língua portuguesa 2 (pp. 433–458). Aveiro: UA Editora.

Moreira, G., Pinheiro, M., & Simões, A.R. (2015). Pensar e Partilhar Práticas de Qualidade no Ensino Superior. In Ministério da Educação e Ciência, Experiências de Inovação Didática no Ensino Superior (pp. 97–116). Lisboa: Ministério da Educação e Ciência. ISBN: 978-972-729-087-1.

Ribeiro, J.F. & Moreira, G. (2015). (O)Porto: A Wine, a Place, a Route and a Meeting Point. In A.D. Barker (ed.), Identity and Intercultural Exchange in Travel and Tourism (pp. 171–188). Bristol: Channel View Publication.

Costa, A.M., Moreira, G. & Pinho, A.S. (2014). Biografias linguísticas e sensibilização à diversidade linguística e cultural: reflexões a partir da prática. In A.I. Andrade, M.H. Araújo e Sá, R.M. Faneca, F. Martins, A.S. Pinho & A.R. Simões (orgs.). A diversidade linguística nos discursos e nas práticas de educação e formação (pp. 185–205). Aveiro: UA Editora, Universidade de Aveiro.

Pinto, A. S., & Moreira, G. (2012). Policy in practice: Primary school English teachers learning about plurilingual and intercultural education. Plurilingual and intercultural education, a special issue, guest-edited by M. Byram, M. Fleming & I. Pieper L1- Educational Studies in Language and Literature, Vol. 12, pp. 1-24.

última atualização a 12-06-2018
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.