Preparação do Projeto de Tese › 49893

código no paco
49893
área científica
Ciências e Engenharia do Ambiente
créditos
22
escolaridade
ensino teórico (T) - 2 horas/semana
idioma(s) de lecionação
a inserir brevemente
objectivos

A estrutura programática permitirá a compreensão das várias temáticas envolvidas e o desenvolvimento das competências necessárias para o desenvolvimento de  uma tese de doutoramento em ciências e engenharia do ambiente.

Capacitar os doutorandos para a procura e análise de informação científica necessária para a elaboração do projeto de tese.

Promover a aquisição de capacidades e a construção de atitudes de autonomia científica no planeamento e desenvolvimento de uma investigação original.

Capacitar os doutorandos para o desenvolvimento de trabalho individual de investigação.

Apresentar e defender publicamente o Projecto de Tese.

competências

Fornecer as ferramentas que permitam desenvolver o espirito crítico em investigação científica.

Compreender as diversas metodologias de pesquisa.

Conhecer os diversos modos de recolha e tratamento de dados.

Definir um tema de investigação.

Definir a metodologia de trabalho a utilizar na investigação

Capacitar o doutorando para o processo de investigação individual.

Ao frequentar e concluir com sucesso esta unidade curricular, o doutorando deverá ganhar competências no que se refere à sua capacidade de definição, organização, planeamento e calendarização de um projecto de investigação, na área das ciências e engenharia do ambiente.

Capacitar o doutorando para a apresentação e defesa pública do Projecto de Tese.

conteúdos

O processo de investigação científica.

Iniciação ao trabalho individual de investigação (discussão do tema de investigação, discussão das principais questões que motivam o desenvolvimento do trabalho e definição geral do enquadramento teórico).

O processo de publicação de um trabalho de investigação científica.

Preparação e defesa do plano de trabalho a desenvolver durante a Dissertação de Doutoramento.

avaliação

Contínua

requisitos

Conhecimentos em Ciências e Engenharia doAmbiente

metodologia

A avaliação envolverá a entrega, apresentação e discussão de um trabalho individual. Pressupõe a realização da procura e identificação da literatura na área em estudo, a análise de conteúdo e a apresentação do modelo final de investigação.

O aluno deverá reunir com o docente responsável e com o supervisor para orientação e discussão do trabalho de investigação a desenvolver.

A avaliação da unidade curricular será baseada num documento escrito, Projecto de Tese e na sua apresentação oral. Este documento deverá incluir a descrição do tema do trabalho, a questão ou questões de investigação, o plano de investigação que se propõe seguir e o cronograma dos trabalhos.

bibliografia recomendada

Luis Adriano de Oliveira, Dissertação e Tese em Ciência e Tecnologia. Guia de boas práticas, Lidel – Edições Técnicas, 2011, ISBN: 978-972-757-742-2

Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.