Aquisição e Análise de Dados › 48034

código no paco
48034
área científica
Ciências e Engenharia do Ambiente
créditos
6
escolaridade
ensino teórico-prático (TP) - 2 horas/semana
idioma(s) de lecionação
Português, Inglês
objectivos

Os dados resultantes de experiências, observações e modelação em ciências do ambiente ou sistemas energéticos tem atualmente um tratamento estatístico bastante sofisticado. Esta UC fornece aos alunos uma visão geral dos métodos estatísticos, garantindo compreensão e capacidades práticas necessárias para converter dados em informações, e posteriormente representar esta informação de forma que possa ser facilmente explorada. Abrange os conceitos fundamentais da moderna análise estatística dos dados, incluindo exemplos das referidas áreas, utilizando a combinação apropriada de métodos clássicos com ferramentas automatizadas, que se tornaram populares nos últimos anos. Discute as questões da análise de dados que são relevantes para os sistemas de produção de energia térmica, produção de energia renovável, eficiência energética, qualidade do ar interior e engenharia do ambiente. O curso é adequado e relevante para estudantes de doutoramento num vasto leque de áreas científicas, para além das mencionadas.

competências

As metodologias de ensino adotadas estão em consonância com a tipologia dos conteúdos programáticos propostos, os objetivos da unidade curricular e o perfil dos alunos que irão frequentar o Programa Doutoral. Esta é uma unidade curricular de terceiro ciclo de estudos, pelo que os estudantes devem desenvolver as suas capacidades com grande autonomia, de modo a que as competências adquiridas o sejam de modo sólido e constituam uma verdadeira ferramenta para a construção da dissertação. Por outro lado, a existência de infraestruturas de aquisição de dados (automáticas, laboratoriais e outras) e bases de dados, integradas em Laboratórios Associados e Unidades de Investigação, garante aos estudantes o acesso privilegiado a estudos de caso e respetiva utilização para o desenvolvimento das diferentes unidades letivas. A preparação de um relatório sobre um dos temas que constituem o conteúdo programático da unidade curricular sob a forma de um artigo científico, constitui uma via de introduzir os alunos no modo singular como a informação científica deve ser veiculada e difundida, contribuindo igualmente para o modo como as suas competências neste domínio se devem desenvolver.

conteúdos
  1. Amostras ambientais
    • Escolha do tamanho da amostra
    • Objetivos de qualidade de dados
    • Como gerar amostras aleatórias
  2. Aquisição de dados
  3. Análise de dados
    • Testes não paramétricos
    • Correlação/estrutura de dependência
    • Análise multivariada – Análise de Componentes Principais
    • Análise de cluster
    • Análise de variância
    • Análise de regressão
  4. Análise de séries temporais
avaliação

Avaliação Final:

  • 70.00% TP (Relatório/artigo)
  • 30.00% TP (apresentação oral)
requisitos

n.a.

metodologia

Aulas TP de duas horas letivas, envolvendo momentos de exposição com apoio de meios audiovisuais, fomentando o uso de softwares comerciais (por ex., R, SPSS, Excel).

bibliografia base
Andrew McDonough (2003): Data Acquisition and Analysis for the Movement Sciences. LabView. Simon S. Young (2001): Computerized Data Acquisition and Analysis for the Life Sciences: A Hands-on Guide. Cambridge Press, Hans Lohninger (1999): Teach/Me Data Analysis. Springer. Marija J. Norušis (2010): PASW Statistics to Data Analysis. SPSS Statistics Guide.
bibliografia recomendada

Statistics for environmental science and management. Bryan F. J. Manly (2008). CRC Press, 2nd edition.

PASW Statistics to Data Analysis. Marija J. Norušis (2010). SPSS Statistics Guide.

Statistics for environmental engineers. Paul M. Berthouex and Linfield C. Brown (2002). Lewis Publishers, 2nd edition.

Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.