curso › Engenharia e Design de Produto
objetivos

A UA é inovadora na integração das áreas de Engenharia e Design de Produto. A actualidade da confluência de abordagens divergente e convergente nas áreas científicas do curso, promove o alinhamento de 2 domínios científicos que é uma mais valia tanto para alunos de formação em Design como para os de formação em Engenharia. Esta lógica vincadamente interdisciplinar é inovadora e representativa das tendências futuras em Design e da Engenharia, permitindo ao aluno traçar diferentes percursos e afinar a sua formação na convergência destas áreas. A existência de estudantes de várias áreas de formação é em si um ponto forte também.

Esta lógica interdisciplinar na cooperação entre os estudantes é perfeitamente adequada à génese e ao espírito do curso. Adicionalmente, esta complementaridade funciona como um promotor de competências, não só dos estudantes, mas também dos docentes, exigindo uma flexibilidade pedagógica que alimenta a busca por melhores metodologias de ensino. A abordagem integradora do acompanhamento de projecto dos estudantes permite não só que estes possam construir a sua formação e conhecimento, mas também acompanhar os trabalhos dos colegas e participar activamente na construção (e aquisição) de várias competências.

As parcerias industriais na região e no país facilitam a acção profissionalizante, onde uma relação privilegiada com as empresas tem permitido a realização de projectos em contexto de trabalho, que podem potenciar oportunidades de emprego. Existe ainda um crescente reconhecimento por parte do mundo privado e académico das potencialidades de colaboração com o mestrado e com a sua lógica multidisciplinar. Nestas áreas, existe muito pouca concorrência formativa em Portugal.

 

Este curso de mestrado tem como objectivo a formação de quadros com as competências necessárias para o desenvolvimento de novos e aperfeiçoados produtos, interpretando de forma integrada os interesses das pessoas, da indústria, da sociedade e do ambiente. Pretende também assegurar uma formação especializada na concepção e desenvolvimento de produtos capazes de responder às exigências de rapidez e de flexibilidade dos mercados.

Para atingir este objectivo o plano de estudos é constituído maioritariamente por unidades curriculares pertencentes às duas áreas científicas: Design e Engenharia Mecânica. Transversalmente existem disciplinas do grupo de Projecto, que são integradoras dos conhecimentos adquiridos nestas duas áreas, explorando as suas convergências disciplinares. Este curso assenta numa lógica multidisciplinar que cada vez mais é característica integral do desenvolvimento de produto, assim como da engenharia e do design.

saídas profissionais

Este 2º ciclo de formação destina-se a promover uma área de especialização no âmbito da Engenharia e Design de Produto. A estrutura de ensino-aprendizagem está alicerçada num processo prático que fomenta a proximidade com o tecido empresarial. Desta forma, procura-se consolidar competências a partir de situações reais, cujos resultados são, por vezes, certificados pelos próprios empresários.

Pretende desenvolver e aprofundar a formação de profissionais capazes de desempenhar tarefas na área de Design de Produto e em diversos domínios — desenvolvimento de projeto integrado em equipas multidisciplinares; investigação; criação e desenvolvimento de novos conceitos e inovação centrados nas pessoas; incentivo à identificação de oportunidades de negócio e empreendedorismo; estruturação, desenvolvimento e lançamento de produtos e serviços sustentáveis adequados aos mercados e tecido empresarial.

A experiência curricular a que estão sujeitos garante condições mínimas para a prestação de serviços profissionais de engenharia e design de produto adequados às necessidades da indústria global de produção de produtos.

a informação disponibilizada nesta página não dispensa consulta à página de acesso ao ensino superior
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.