curso › Sistemas Energéticos Sustentáveis
objetivos

O Mestrado em Sistemas Energéticos Sustentáveis consiste numa formação integrada nos domínios das tecnologias energéticas, ambiente e desenvolvimento sustentável. A formação tem em atenção a multidisciplinaridade e transversalidade dos problemas energéticos e ambientais, suas soluções e as dimensões económica e social do desenvolvimento sustentável.

A formação encontra-se estruturada no sentido da compreensão dos processos, tecnologias, economia e política associados aos sistemas energéticos, no contexto da sustentabilidade do fornecimento e procura de energia.

São abordados conteúdos nos domínios dos processos de conversão de recursos energéticos convencionais e renováveis, materiais e tecnologias em conversão e utilização de energia, metodologias de utilização eficiente de energia, instrumentação e medida em processos energéticos e ambientais, política energética e ambiental, os conceitos de desenvolvimento sustentável e as políticas conducentes ao desenvolvimento sustentável.

A organização curricular composta por disciplinas de opção permite ao aluno, após um 1º ano de formação estruturante, optar por uma formação mais especializada, de entre uma das principais áreas de formação oferecidas. Deste modo, o aluno pode aprofundar e complementar os conhecimentos já adquiridos com uma formação mais orientada para um determinado domínio dos Sistemas Energéticos Sustentáveis.

Dado o caráter multidisciplinar da formação, estão envolvidos vários departamentos da Universidade de Aveiro, nomeadamente: o Departamento de Ambiente e Ordenamento, o Departamento de Engenharia Mecânica, o Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial, o Departamento de Engenharia Cerâmica e Vidro, e o Departamento de Física.

Competências

Os objetivos visados pelo ciclo de estudos são concretizados na articulação do conjunto de conteúdos de formação especializada nas áreas da energia, ambiente, materiais e gestão, de modo que a integração desses conhecimentos permitirá a um Mestre em Sistemas Energéticos Sustentáveis evidenciar as seguintes competências:

  • intervenção na área da gestão dos recursos energéticos, recorrendo a energias renováveis e a sistemas energéticos eficientes;
  • avaliar opções para a conversão, distribuição e utilização de energia de forma racional e sustentável;
  • intervenção na área da gestão integrada do ambiente, quer através de sistemas de gestão ambiental, quer por intermédio da aplicação de ferramentas de prevenção e controlo integrado da poluição, como tecnologias de produção mais limpas, análise de ciclo de vida e eco-eficiência;
  • conhecimento avançado dos métodos de monitorização e da instrumentação utilizada nos domínios da energia e do ambiente;
  • aptidão para usar, de um modo independente, princípios, conceitos, e instrumentos de análise, técnicas e matéria legal, que lhe permitam encontrar a solução mais adequada para a resolução de problemas energéticos e ambientais em contextos alargados e multidisciplinares;
  • capacidades na perspetiva de identificar, prevenir ou minimizar situações de risco, quantificar e resolver problemas energéticos e ambientais específicos ao nível dos operadores industriais ou dos operadores públicos, através de soluções técnicas que sejam eficientes sob os pontos de vista económico, ambiental e social;
  • visão integrada do setor energético e ambiental com ênfase na capacidade de análise, conceção, planeamento, implementação, gestão, operação, controlo e comunicação de soluções aplicadas nas empresas, nas organizações e no território em consonância com o novo paradigma do desenvolvimento sustentável englobando as suas vertentes Económica, Social, Ambiental, Tecnológica e Energética.

Ver Panfleto MSES

saídas profissionais

O Mestre em Sistemas Energéticos Sustentáveis tem uma formação que lhe permitirá desenvolver uma atividade profissional autónoma (criando a sua empresa), ou integrado em equipas, no setores agrícola, industrial, serviços e consultoria, nomeadamente em empresas do setor energético, grandes consumidores de energia, e gabinetes de projeto, assim como nos serviços da administração central, regional e local, institutos de investigação e universidades.

observações
Reg. nº: R/B – AD 456/2007 Panfleto_MSES_2016-17
a informação disponibilizada nesta página não dispensa consulta à página de acesso ao ensino superior
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.