Marlene Paula Castro Amorim

Professor Auxiliar
gabinete: 10.2.29
extensão: 23664
telefone externo: +351 234 370 361

atribuições

Coordenação da mobilidade internacional

perfil biográfico

Marlene Paula Castro Amorim nasceu no Porto em 1974, e é Doutorada em Gestão pela IESE Business School em Barcelona (Espanha). É licenciada em Economia pela Universidade do Porto, e Mestre Gestão de Ciência Tecnologia e Inovação pela Universidade de Aveiro (Portugal). Iniciou a sua carreira na indústria, exercendo funções no âmbito da estratégia internacionalização e marketing de empresas do ramo agroalimentar, localizadas em Portugal, Holanda e Bélgica. Abraçou depois os desafios da gestão no contexto do ensino superior, como Assessora para a Internacionalização da Universidade de Aveiro no ano de 2000. Foi Pró-Reitora para a Internacionalização da Universidade de Aveiro 2014 a 2018, e serviu também como Diretora e Vice-Diretora do Mestrado em Economia Gestão e Engenharia Industrial e Membro da Comissão Científica do Programa Doutoral em Engenharia e Gestão Industrial. 

Atualmente exerce funçoes como Professora Auxiliar no Departamento de Economia Gestão e Engenharia Industrial e Turismo, sendo também, e integra, como Investigadora a Unidade de Investigação em Governança Competitividade e Políticas Públicas, onde Coordena Linha de Investigação em Competitividade Inovaçao e Sustentabilidade.

Desenvolve investigação e conduz projetos na área da Gestão das Operações e da Qualidade e Inovação em Serviços, apresentado regularmente o seu trabalho em encontros e publicações científicas da área, colaborando a convite em seminários e cursos de pós-graduação em universidades portuguesas e estrangeiras, e integrando projetos de investigação na área a nível nacional (FCT) e internacional (FP7, ERASMUS+).

Nos últimos anos tem desenvolvido trabalho aplicado no âmbito da promoção do desenvolvimento de novos serviços e inovação social, quer ao nível da integração em redes de investigação internacionais, quer através da implementação de ações de capacitação dirigidas aos cidadãos e instituições (Oficinas da Inovação Social).

Colabora ativamente na ligação da universidade à sociedade, em particular no que toca à transferência de tecnologia, nomeadamente através da participação como formador e mentor no curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica, como formador no Micro MBA da UNAVE, e  da representação da UA em projetos europeus de desenvolvimento regional (URBACT).

Nota: os utilizadores autenticados do portal podem ter acesso a informação adicional.

Outras ligações

Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.