Maria Luísa Álvares Pereira

Professor Auxiliar c/ Agregação
gabinete: 5.3.22A
extensão: 22831
telefone externo: 234 372 409

atribuições

>Habilitações Académicas

Doutoramento em Didática de Línguas obtido na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em 1999.

>Domínios de Investigação

Principal - Ciências da Educação

Secundários - Didática de Línguas e Desenvolvimento Curricular; Didática do Português; Literacia e Escrita Académica

>Publicações mais relevantes

Pereira, L. Á. (2008). Escrever com as crianças. Como fazer bons leitores e escritores. Porto: Porto Editora.

Pereira, L. Á., Aleixo, C., Cardoso, I. & Graça, L. (2010). The teaching and learning of writing in Portugal: the case of a research group. In C. Bazerman, R. Krut, K. Lunsford, S. McLeod, S. Null, P. M. Rogers & A. Stansell (Eds.), Traditions of Writing Research (pp. 58-70). UK, Oxford: Routledge.

Pereira, L. Á. & Albuquerque, F. (2005). Le texte littéraire à l’école primaire au Portugal: Programmes, projets, théories et pratiques. Repères – Recherches en didactique du français langue maternelle (Nouvelle Série) – Les frontières de la littérature telle qu’elle s’enseigne, 32, 123-158.

Pereira, L. Á., Cardoso, I. & Graça, L. (2009). For a definition of the teaching/learning of writing. L1: Research and action. L1 – Educational studies in language and literature, 9(4), 87-123.

Pereira, L. Á. & Barbeiro, L. F. (2010). A revisão textual acompanhada como estratégia de ensino da produção escrita. In M. J. D. Luna, A. G. Spinillo & S. G. Rodrigues (Eds.), Leitura e Produção de Texto (pp. 51-80). Recife: Editora Universitária da UFPE.

>Projetos

2014-2017

Membro e Delegada Nacional do Comité de Gestão da Action COST IS1401 - Strengthening Europeans' capabilities by establishing the European literacy network (COST - European Cooperation in the field of Scientific and Technological Research). Financiamento: União Europeia - Ref. PTDC/PSI-PCO/110708/2009. url: http://www.cost.eu/COST_Actions/isch/Actions/IS1401

2014 - 2016

Coordenadora da equipa da Universidade de Aveiro do Projeto Internacional InterWriting I - Escritura em tempo e espaço real. Estudo contrastivo com alunos brasileiros e portugueses recém-alfabetizados - Projeto de Cooperação Internacional Luso-Franco-Brasileiro, coordenado por Eduardo Calil (Brasil). Financiamento: CNPq do Brasil

2010-2013

Coordenadora do projeto nacional PROTEXTOS (Ensino da Produção Textual no Ensino Básico). Financiamento da FCT - Ref. PTDC/CPE-CED/101009/2008 & COMPETE: FCOMP-01-0124-FEDER-009134. url: http://protextos.web.ua.pt/

2009-2012

Coordenação de equipa portuguesa do Working Group 2 – Improving written communication in education and in the workplace, da Acção Cost IS0703 - European Research Network on Learning to Write Effectively (ERN-LWE), coordenada por Denis Alamargot e vice-coordenada por Asa Wengelin. Integração no Working group 1 - Early acquisition of writing skills. Financiamento – União Europeia. url: [http://www.cost-lwe.eu/spip.php?rubrique39

2006-2009

Coordenadora da equipa da Universidade de Aveiro do projeto internacional (França, Itália, Portugal, Reino Unido, Roménia) Chain Stories – Programa Sócrates/Ação LINGUA 1 (Promoção da Aprendizagem de Línguas, com coordenação de Stephen Moran do Centro Navarro de Autoaprendizaje de Idiomas). Financiamento: União Europeia (Ref. 229633-CP-1-2006-1-ES-LINGUA-L1PP). url: http://www.chainstories.eu/?id=22&L=2

>Atividades de desenvolvimento de natureza profissional

Consultora do Projeto Nacional LITTERA – Escrita, Reescrita, Avaliação – Um projecto integrado de ensino e aprendizagem do Português – Para a construção de uma alternativa viável – Programa Gulbenkian de Melhoria do Ensino da Língua Portuguesa - 2002 - 2005.

Membro do Comité Científico e revisora e avaliadora (Peer review) de várias revistas científicas internacionais no campo da Didática (Exemplos: Revista Estudos Linguísticos / Linguistic Studies (ISSN: 1647-0346); Revista Semina: Ciências Sociais e Humanas (ISSN: 1676-5443); Revista electrónica ContraPonto (ISSN: 2237-9940); Revista Synergies Portugal (ISSN 2268 - 493X); Revista Científica da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) (ISSN 2307-390X); Educação & Sociedade (ISSN 0101-7330)

Consultora científica para a elaboração do Relatório sobre os resultados para Provas de Aferição (4.º, 6.º e 9.º anos), 2001-2003 e 2004; 2006/2007; 2007/2008 e 2008/2009.

Edição de vários livros com destaque para: Actividades para o ensino da língua. Cadernos PNEP; Actividades para o ensino da língua: Compreensão da leitura. Cadernos PNEP 2; Reflexão sobre a escrita. O ensino de diferentes géneros de textos; Actividades para o ensino da língua: produção escrita. Cadernos 3/Protextos.

Orientação de vários projetos de investigação de Pós-doutoramento (2), Doutoramento (11) e Mestrado (28) sobre Temáticas de Literacias já concluídos (2002-2014)

Nota: os utilizadores autenticados do portal podem ter acesso a informação adicional.
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.