Rui Marques Vieira

Professor Auxiliar c/ Agregação
gabinete: C.2.52
extensão: 22811
telefone externo: 234 372 402

atribuições

>Habilitações Académicas

Doutor em Didática pela Universidade de Aveiro em Setembro de 2003.

>Domínios de Investigação

Principal – Didática das Ciências
Secundários - Formação de Professores; Pensamento Crítico ; CTS

>Publicações mais relevantes

Livros:

Vieira, R. M. (2018). Didática das Ciências para o Ensino Básico (1st ed., p. 112). Faro: Sílabas & Desafios.

Vieira, R. M. (2018). As comunidades Online na promoção do pensamento crítico em Didática das Ciências (nº 1 da coleção Educação e Formação - Cadernos Didáticos). Aveiro: Universidade de Aveiro editora. (50 pp.) (ISBN: 978-972-789-538-0) (http://blogs.ua.pt/cidtff/wp-content/uploads/2018/07/201804_Cadernos-Didaticos_RMV_Comunidades-Online_PC_COMPLETO.pdf)

Tenreiro-Vieira, C., & Vieira, R. M. (2014). Construindo Práticas Didático-Pedagógicas Promotoras da Literacia Científica e do Pensamento Crítico (1st ed., Vol. 2, p. 72). Madrid: OEI. Retrieved from: http://www.ibercienciaoei.org/doc2.pdf

Capítulos de livros:

Seabra, M., & Vieira, R. M. (2019). Quais as conceções de futuros professores sobre Tecnologia em uma perspetiva de interligação com a Ciência e a Sociedade? Implicações para a Formação Inicial de Professores. In J. Mattar & D. K. Ramos (Orgs.), Educação, Tecnologias e Design: games, blended learning, metodologias ativas e formação de professores (pp. 15-23). São Paulo: Artesanato Educacional.

Vieira, R. M. (2019). As comunidades online na promoção do pensamento crítico em Didática das Ciências. In I. P. Martins (org.), Percursos de Investigação em Educação no CIDTFF: um itinerário pelas lições de agregação (pp. 939-983). Aveiro. UA Editora. (ISBN: 978-972-789-606-6) (http://hdl.handle.net/10773/26273)

Franco, A. R., & Vieira, R. M. (2019). O pensamento crítico na formação de professores: Uma proposta para o ensino superior. In P. Membiela, M. I. Cebreiros, & M. Vidal (Eds.), Panorama actual de la enseñanza de las ciencias (pp. 275-279). Ourense: Educación Editora. (ISBN: 978-84-15524-42-7)

Vieira, R. M. (2019). Para uma educação sexual com pensamento crítico. In M. Bruns, S. Melo e J. Zerninati (Orgs.), Discursos contemporâneos acerca da sexualidade e educação sexual: A realidade nos laços da utopia (pp. 15-26). Curitiba: Editora CRV. (ISBN: 978-85-444-3289-1) (https://editoracrv.com.br/produtos/detalhes/33993-discursos-contemporaneos-acerca-da-sexualidade-e-educacao-sexual-bra-realidade-nos-lacos-da-utopia)

Vieira, R. M., Franco, A., e Tenreiro-Vieira, C. (2019). Qual a relevância do pensamento crítico no mundo atual? In H. Sá e S. Ambrósio (Orgs.), H(à) Educação – Rubricas de 2018 (pp. 27-28). Aveiro: Editora Universidade de Aveiro. (ISBN: 978-972-785-593-9) (http://hdl.handle.net/10773/25350)

Franco, A., Vieira, R. M., Saiz, C., & Rivas, S. F. (in press). Bringing pedagogical innovation into the university campus: The promotion of students' critical thinking and teachers' practices. In C. Guerra, A. Franco, & M. Seabra (Eds.), Sustainable pedagogical research in higher education: The political, institutional and financial challenge (chapter 6). Oxfordshire, UK: Routledge.

Seabra, M., & Vieira, R. M. (in press). Innovation in teacher education: (Re)Building future teachers' conceptions and practices. In C. Guerra, A. Franco, & M. Seabra (Eds.), Sustainable pedagogical research in higher education: The political, institutional and financial challenge (chapter 8). Oxfordshire, UK: Routledge.

Vieira, R. M., Ramos, D. K., & Broietti, F. C. D. (in press). Pedagogical training of higher education teachers: An agenda for its sustainability in Brazil and Portugal. In C. Guerra, A. Franco, & M. Seabra (Eds.), Sustainable pedagogical research in higher education: The political, institutional and financial challenge (chapter 9). Oxfordshire, UK: Routledge.

Ano de 2018

Tenreiro-Vieira, C., & Vieira, R. M. (2018). Ciência, Cidadania e Desenvolvimento Sustentável na Escolaridade Básica: Que Possibilidades? Que Realizações?. In Ciencia cordial: Un desafío educativo (pp. 48-60). Madrid: CATARATA.

Vieira, R. M., & Martins, I. P. (2018). A formação contínua de professores dos primeiros anos de escolaridade em PORTUGAL: impactes no ensino experimental das ciências. In Formação inicial e continuada de professores de ciências: o que se pesquisa no Brasil, Portugal e Espanha (pp. 216-234). São Paulo: Edições Hipótese.

Wartha, E., Kiorgianis, N., & Vieira, R. M. (2018). Jogos educativos e desenvolvimento de capacidades de pensamento crítico. In Didatização Lúdica no Ensino de Química/Ciências (pp. 65-77). São Paulo: Editora Livraria da Física.

Guerra, C., Moreira, A., & Vieira, R. M. (2018). A Design Framework for Science Teachers' Technological Pedagogical Content Knowledge Development. In Advances in Intelligent Systems and Computing (pp. 193–203). Cham: Springer International Publishing. doi:10.1007/978-3-319-61121-1_17

Ano de 2017

Vieira, R. M. (2017). Relatório do seminário interinstitucional de partilha pedagógica. In De par em par na U. Porto (U.Porto., Vol. 1, pp. 167-170). Porto: U. Porto Edições.

Ano de 2016

Pereira, G., Kornatzki, L., Corrêa, P., & Vieira, R. M. (2016). Educação Sexual sem Fronteiras: Uma experiência de formação docente on-line no ensino superior. In Desafios da educação sexual: interface com comunicação e tecnologia (1st ed., Vol. 1, pp. 99-125). Curitiba: Editora CRV.

Vieira, R. M., & Tenreiro-Vieira, C. (2016). Teaching Strategies and Critical Thinking Abilities in Science Teacher Education. In Critical Thinking: Theories, Methods and Challenges (pp. 77-98). USA: Nova Science Publishers.

Tavares, R., Vieira, R. M., & Pedro, L. (2016). Impacto da formação contínua segundo o referencial TPACK na utilização e desenvolvimento de recursos educativos digitais por professores do 1.º CE. In Digital Technologies & Future School: Atas do IV Congresso Internacional TIC e Educação 2016 (artigos selecionados) (pp. 1180–1197). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Retrieved from: https://cld.pt/dl/download/e7500488-3c2a-4d99-9de0-ade4c5cc9aba/Livro_Artigos.pdf

Vieira, R. M., Moreira, L. F., & Tenreiro-Vieira, C. (2016). Promoting science-technology-society/ critical thinking orientation in basic education. In Geoscience Education: Indoor and Outdoor (pp. 195-205). Switzerland: Springer International Publishing. doi:10.1007/978-3-319-43319-6

Artigos:

Ano de 2019

Tenreiro-Vieira, C., & Vieira, R. M. (2019). Promover o pensamento crítico em ciências na escolaridade básica: Propostas e desafios. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos, 15(1), 36-49. Retrieved from: http://200.21.104.25/latinoamericana/downloads/Latinoamericana15(1)_3.pdf

Franco, A., Vieira, R. M., Riegel, F., & Crossetti, M. -da- G. (2019). Steering clear from ‘lost in translation’: crosscultural translation, adaptation, and validation of critical thinking mindset self-rating form to university students. Studies in Higher Education, 1-11. doi: https://doi.org/10.1080/03075079.2019.1647414

Oliveira, J., & Vieira, R. M. (2019). Educação em Ciências com Orientação CTS: Revisão de estudos no Ensino Básico em Portugal. Indagatio Didactica, 11(2), 863-880. Retrieved from: http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/12356

Tenreiro-Vieira, C., & Vieira, R. M. (2019). Abordagem de temas do currículo de ciências do ensino básico num quadro EDS com orientação Ciência-Tecnologia-Sociedade / Pensamento Crítico. Indagatio Didactica, 11(2), 895-914. Retrieved from: http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/12362

Ano de 2017

Torres, R., Vieira, R. M. , Rodrigues, A. V. , Sá, P. , & Moreira, G.. (2017). Education for sustainable development: an exploratory study in a Portuguese University. International Journal of Sustainability in Higher Education, 18(6), 956-970.

Sousa, A. S., & Vieira, R. M. (2017). O Pensamento Crítico na Educação em Ciências do Ensino Básico Português. Enseñanza de las ciencias, (N.º extra), 1109-1114.

Ano de 2016

Vieira, R. M., & Tenreiro-Vieira, C. (2016). Práticas Didático-Pedagógicas de Ciências: Estratégias de Ensino / Aprendizagem promotoras do pensamento crítico. Revista Saber & Educar, (20), 34-41. Retrieved from: http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/article/view/191/168

Ano de 2015

Vieira, R. M., & Tenreiro-Vieira, C. (2015). Fostering Scientific Literacy and Critical Thinking in Elementary Science Education. International Journal of Science and Mathematics Education, 13(61), 659-680. doi:10.1007/s10763-014-9605-2

Figueiroa, A., & Vieira, R. M. (2015). Formação Inicial de Docentes: Uma oportunidade de vivenciar práticas inovadoras. Revista Interacções, 11(39), 117-129. doi: 10.25755/int.8726

Vieira, R. M., & Tenreiro-Vieira, C. (2015). Práticas Didático-Pedagógicas de Ciências: Estratégias de Ensino / Aprendizagem promotoras do pensamento crítico. Revista Saber & Educar, 20, 34-41. doi: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol20

Teixeira, R. Antonio Go, Neri-de-Souza, F., & Vieira, R. M. (2015). Docentes Investigadores de Programas de Pós-graduação em Educação no Brasil: Estudo Sobre o Uso de Recursos Informáticos no Processo de Pesquisa. Revista da Avaliação da Educação Superior, 20(3), 741–768. doi:10.1590/S1414-40772015000300011

Comunicações: (oral presentation & conference proceedings)

Ano de 2019

Seabra, M., & Vieira, R. M. (2019). Conceções de futuros professores sobre Tecnologia numa perspetiva de interligação com a Ciência e a Sociedade. I Encontro Luso-Brasileiro de Educação e Tecnologias. presented at the 5/02/2019.

Franco, A., & Vieira, R. M. (2019). Pensamento crítico e tomada de decisão em saúde. ESSUA - Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro. presented at the 08/03/2019.

Seabra, M., Franco, A., & Vieira, R. M. (2019). Estratégias didático-pedagógicas para inovar no ensino das ciências: Desconstruindo conceções alternativas de ciências. Encontro IEMC - Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências. presented at the 15/03/2019.

Calixto, V., Kiouranis, N., & Vieira, R. M. (2019). Horizontes compreensivos da constituição do ser professor de química no espaço da prática como componente curricular: Um estudo de caso. Ensaio Pesqui. Educ. Ciências (Belo Horizonte) (ISSN 1415-2150-online) (http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172019210127)

Pereira, S., Rodrigues, M. J., & Vieira, R. M. (2019). Scientific literacy in the early years – practical work as a teaching and learning strategy. Early Child Development and Care, 190, (1), 64-78. (ISSN: 0300-4430-Print; 1476-8275-Online) (DOI: https://doi.org/10.1080/03004430.2019.1653553)

Franco, A., Sousa, A. S., & Vieira, R. M. (2019). How to become an informed citizen in the (dis)information society? Recommendations and strategies to mobilize one’s critical thinking. Sinergias, 9, 45-58. (ISSN: 2183-4687) (http://www.sinergiased.org/index.php/revista/itemlist/category/101-revista-9)

Franco, A., Vieira, R. M., Riegel, F., & Crossetti, M. (2019). Steering clear from ‘lost in translation’: Cross-cultural translation, adaptation, and validation of critical thinking mindset self-rating form to university students. Studies in Higher Education, ?, (?), x-y. (DOI: 10.1080/03075079.2019.1647414)

Coelho, G., Frenedozo, R., & Vieira, R. M. (2019). Inserção da temática ambiental em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas: Concepções dos docentes e suas práticas pedagógicas. Revista Pesquisa em Educação Ambiental, 14 (1), 89-110. (https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/issue/view/1106) (ISSN: 2177-580X)

Franco, A. R., & Vieira, R. M. (2019). Estratégias didático-pedagógicas utilizadas no ensino superior e a promoção do pensamento crítico: Práticas presentes e caminhos futuros. Revista de Investigación Educativa Universitaria, 2(3), 117-132. (ISSN: 2659-3130) (http://rieu.webs.uvigo.es/RIEU/Vol2/RIEU_2_3_1_ex3-13.pdf)

Tenreiro-Vieira, C., & Vieira, R. M. (2019). Promover o pensamento crítico em ciências na escolaridade básica: Propostas e desafios. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos, 15 (1), 36-49. (paper ISSN 1900-9895 - Online ISSN 2500-5324) (DOI: 10.17151/rlee.2019.15.1.3) (http://200.21.104.25/latinoamericana/downloads/Latinoamericana15(1)_3.pdf)

Tenreiro-Vieira, C., & Vieira, R. M. (2019). Abordagem de temas do currículo de ciências do ensino básico num quadro EDS com orientação Ciência-Tecnologia-Sociedade / Pensamento Crítico. Indagatio Didactica, 11 (2), 895-914. (http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/12362/10010)

Oliveira, J., & Vieira, R. M. (2019). Educação em Ciências com Orientação Ciência-Tecnologia-Sociedade: Revisão de estudos no ensino básico em Portugal. Indagatio Didactica, 11 (2), 864-880. (http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/12356/10004)

Sousa, A. S., Vaz, D., Moreira, A., & Vieira, R. M. (2019). Contributos de Apps de Notícias de Ciência para a Literacia Científica dos Cidadãos. Revista de Educação, Ciência e Cultura (RECC), 24 (2), 179-192. (http://dx.doi.org/10.18316/recc.v24i2.5276)

Güllich, R. & Vieira, R. M. (2019). Formação de professores de Ciências para a promoção do pensamento crítico no Brasil: Estado da Arte. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista (ENCITEC), 9 (2), 93-107. (ISSN 2237-4450) (DOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v9i2.2243)

Calixto, V., Kiouranis, N., & Vieira, R. M. (2019). Prática como componente curricular: Horizontes de compreensão dos formadores de professores de química. Revista Investigações em Ensino de Ciências, 24 (2), 181-199. (ISSN: 1518-8795) (DOI:10.22600/1518-8795.ienci2019v24n2p181) (https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/1348)

Ano de 2018

Vieira, R. M. (2018). La importancia de promover el pensamiento crítico desde los primeros años de escolaridad. Foro Iberoamericano de Ingeniería y Sociedad Digital. presented at the 24/04/2018.

Neto-Mendes, A., Neves, R., Costa, J. Adelino, Vieira, R. M., & Gonçalves, M. (2018). Municípios e Educação: reflexões sobre a construção de "planos estratégicos educativos municipais”. UnderInvestigation: Psicologia&Educação@UA - 4ª edição. presented at the 9/05/2018.

Vieira, R. M., & Tenreiro-Vieira, C. (2018). Pensamento Crítico na Educação em Ciências para uma cidadania responsável. VI Seminário Ibero-americano CTS. presented at the 03/08/2018.

Franco, A., Vieira, R. M., & Saiz, C. (2018). Pensamento crítico no ensino superior: Processos de avaliação e promoção. In II Fórum CIDTFF: Construindo um compromisso com a ciência aberta - Livro de posters (Vol. Yes, p. 20). Aveiro: UA Editora.

Franco, A., Vieira, R. M., & Saiz, C. .2018). Pensamento crítico e ensino superior: A inclusão do pensamento crítico na formação de professores . XIV Congresso SPCE "Ciências, Culturas e Cidadanias". presented at the 12/10/2018.

Franco, A., Vieira, R. M., & Saiz, C. (2018). Avaliando a disposição para o pensamento crítico no ensino superior: Considerações sobre a capacidade de resolução de problemas. 10.º Congresso Diagnóstico e Avaliação Psicológica - AIDEP/AIDAP. presented at the 07/09/2018.

Franco, A., Vieira, R. M., & Saiz, C. (2018). Is there critical thinking in teacher education? Promoting the inclusion of critical thinking in teachers' practices in higher education . XIV International Conference of Psychology and Education. presented at the 09/07/2018.

Franco, A., Vieira, R. M., & Saiz, C. (2018). La relevancia del pensamiento crítico en el campus y en el cotidiano: Aportes de un proyecto para desarrollo del pensamiento crítico en la universidad. 6th International Congress of Educational Sciences and Development..presented at the 22/06/2018.

Franco, A., & Vieira, R. M. (2018). O pensamento crítico na formação de professores: Uma proposta para o ensino superior. IV Simposio Internacional de Enseñanza de las Ciencias. presented at the 11/06/2018.

Franco, A., Vieira, R. M., & Saiz, C. (2017). Promovendo o pensamento crítico no ensino superior: Boas práticas pedagógicas para a sala de aula. CNaPPES 2017 - Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior. presented at the 13/07/2017.

Seabra, M., & Vieira, R. M. (2018). Formação inicial de professores em contextos reais de ciência e tecnologia. III Encontro Internacional de Formação na Docência. presented at the 5/05/2018.

Seabra, M., & Vieira, R. M. (2018). Conceções de futuros professores sobre ciência numa perspetiva de interligação com a tecnologia e a sociedade. XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. presented at the 13/10/2018.

Sousa, A. S., Franco, A., & Vieira, R. M. (2018). O pensamento crítico: da teoria à prática na formação de professores. In 3.º Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): Livro de Resumos (Vol. 1-yes, p. 119). Bragança: Instituto Politécnico de Bragança. Retrieved from: http://hdl.handle.net/10198/17373

Ano de 2017

Franco, A., Vieira, R. M., & Saiz, C. (2017). O pensamento crítico: As mudanças necessárias no contexto universitário. XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. presented at the 06/09/2017.

Franco, A., Vieira, R. M., & Saiz, C. (2017). Pensamiento crítico y enseñanza superior: impactos en el estudiantado y su rendimiento académico. III Seminário Internacional de Pensamiento Crítico. presented at the 13/10/2017.

Tavares, R., Vieira, R. M., & Pedro, L. (2017). Desenvolvimento de Recurso Educativo Digital para Educação em Ciências integrando modelo de exploração de dados educacionais. I Fórum CIDTFF: livro de posters. presented at the 07/2017, Aveiro: UA Editora. Retrieved from: http://hdl.handle.net/10773/18088

Tavares, R., Vieira, R. M., & Pedro, L. (2017). Desenvolvimento de Recurso Educativo Digital para Educação em Ciências integrando modelo de exploração de dados educacionais. In II Jornadas do LEduC/Jardim da Ciência: Investigação em Educação em Ciências - Resumos das comunicações orais de projetos de doutoramento em curso. presented at the 07/2017, Aveiro: LEduC - CIDTFF. Retrieved from: http://blogs.ua.pt/cidtff/wp-content/uploads/2017/06/IIJornadas-do-Leduc_jul17-1.pdf

Tenreiro-Vieira, C., & Vieira, R. M. (2017). Formação, Inovação e Investigação sobre o Pensamento Crítico na Educação em Ciências. V Congresso Paranaense de Educação Química. presented at the 09/08/2017.

Vieira, R. M., & Tenreiro-Vieira, C. (2017). Pensamento Crítico na Educação. Universidade dos Açores. presented at the 28/01/2017.

Wendhausen, M., Weis, S., Melo, S., Vieira, R. M., & Neves, R. (2017). Case “learn to know: Whole body search” – Educational innovation Project in Florianopolis / Brazil’s school. Conference Proceedings – The Future of Education. presented at the 06/2017, Florença: LibreriaUniversitária.

Wendhausen, M., Weiss, S., Melo, S., Vieira, R. M., & Neves, R. (2017). Mudanças na gestão da escola a partir de um projeto educacional: a participação de alunos e famílias numa escola de Florianópolis (Brasil). VIII Simpósio de Organização e Gestão Escolar - Rede escolar (re) configurações, tensões e desafios. presented at the 8 - 9/05/2017.

Guerra, C., Moreira, A., & Vieira, R. M. (2017). A design framework for science teachers’ technological pedagogical content knowledge development. Computer Supported Qualitative Research presented at the 12/07/2017, Salamanca: Springer International Publishing.

Tavares, R., Vieira, R. M., & Pedro, L. (2017). Preliminary proposal of a conceptual Educational Data Mining framework for Science Education: Scientific competences development and self-regulated learning. 2017 International Symposium on Computers in Education (SIIE) - Lisboa. New Jersey: IEEE. doi:10.1109/SIIE.2017.8259644

Seabra, M., & Vieira, R. M. (2017). Participação da Comunidade Científica nas Práticas das Ciências no 2.º CEB. XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências/ I Seminário Internacional de Educação em Ciências: "Educação em Ciências em múltiplos contextos". presented at the 15/09/2017.

Seabra, M., & Vieira, R. M. (2017). Formação inicial de professores do Ensino Básico com orientação CTS/PC em contextos reais de Ciência e Tecnologia. II Jornadas do LEduC/ Jardim da Ciência: "Investigação em Educação em Ciências". presented at the 13/07/2017.

>Projetos

- Investigador Responsável na Universidade de Aveiro, desde setembro de 2013, do projeto “University Educators for Sustainable Development” (UE4SD - reference 540051-LLP-1-2013-1-UK-ERASMUS-ENW), cujo propósito principal é criar oportunidades para docentes universitários de 50 instituições de Ensino Superior promoverem práticas de Ensino e Aprendizagem de Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

- Investigador, desde Setembro de 2010, do projeto “Avaliação do impacte do Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências: Um estudo de âmbito nacional” (Investigadora Responsável — Professora Doutora Isabel P. Martins, Professora Catedrática do DE da Universidade de Aveiro).

- Membro da equipa do Projecto “Metas de Aprendizagem”, como especialista na área disciplinar/disciplina de Ciências do Ensino Básico, sendo co-autor do documento produzido e publicado em Setembro de 2010 (www.metasdeaprendizagem.min-edu.pt/).

- Coordenador do Projecto "Ciência, Tecnologia e Sociedade: Experimentar e Agir para a Compreensão" (financiado pelo Programa Operacional Ciência Inovação 2010 do Ministério da Ciência, Inovação e Ensino Superior no âmbito do programa Ciência Viva VI de 2005, Projecto ID 287, de Setembro de 2006 a Setembro de 2007).

>Atividades de desenvolvimento de natureza profissional

Orientador de 6 concluídas, sendo 3 em Multimedia em Educação e de 20 Dissertações de Mestrado já concluídas.

Membro do Conselho de Referees e/ou Editorial

- Uni-Pluri/versidad (2014, nº 41, Vol. 14)
(http://aprendeenlinea.udea.edu.co/revistas/index.php/unip/issue/current/showToc)

  • Science & Education (desde 2012)
    (http://ihpst.net/journal/reviewers/list-of-reviewers/)
  • Saber & Educar (desde Setembro de 2012, nº 16), (http://www.esepf.pt/rev/?p=a_sobre/p_sobre.html#ced)
  • Didasc@lia: Didáctica y Educación (desde outubro de 2011, Vol. 4)
    (http://revistas.ojs.es/index.php/didascalia/)
  • Revista Ciência e Educação (desde Junho de 2010, Vol. 16) (http://www2.fc.unesp.br/cienciaeeducacao/)
  • Research in Science Education (desde Setembro de 2010, Vol. 40) (http://www.springerlink.com/content/108230/)
  • Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias (desde 2005, Vol. 4) (http://www.saum.uvigo.es/reec)
  • Responsável pela Secção “Acontece” da Revista Indagatio Didactica (desde 2009, Vol. 1, nº 1) (http://revistas.ua.pt/index.php/ID)
  • Revista Indagatio Didactica (desde 2013, Vol. 5, nº 1) (http://revistas.ua.pt/index.php/ID)
  • Eduser – Revista de Educação (desde 2009, Vol. 1, nº1)(https://www.eduser.ipb.pt/index.php/eduser/about/editorialTeam)

Membro do Comité Científico

  • III Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (http://ciaiq.org/?page_id=78). Universidade da Extramadura, Espanha, 14 a 16 de julho de 2014.
  • IV Seminário Ibero-americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências - VIII Seminário Ibérico CTS no Ensino das Ciências, Colômbia, 15 a 17 de julho de 2014.
  • II Congresso Luso-Brasileiro em Investigação Qualitativa (http://blogs.ua.pt/clbiq2013/?page_id=86). Universidade de Aveiro, 16 a 18 de julho de 2013.
  • I Seminário Internacional Pensamento Crítico na Educação: Investigação, Formação e Perspetivas futuras (http://redepensamentocritico.web.ua.pt/). Universidade de Aveiro, 1 e 2 de julho de 2013.
  • Livro Internacional: Bezerra, C. e Souza, F. N. (Orgs.) (2013). Ferramentas TIC na escola: Aplicações práticas. Lisboa: Bubok (http://www.bubok.pt/libros/6768/Ferramentas-TIC-na-escola-Aplicacoes-praticas) (ISBN: 978-989-97392-6-0)
  • Revisor do capítulo “Philosophical Inquiry and Critical Thinking in Primary and Secondary Science Education”, de TIMOTHY JAMES SPROD do “International Handbook of Research in History, Philosophy and Science Teaching, Michael R. Matthews (ed.), Springer (2013).
  • Revisor do Grupo de História, Filosofia e Sociologia da Ciência e Educação em Ciências da Springer (http://ihpst.net/journal/reviewers/list-of-reviewers/)

- Livro Internacional: Nieto, H. E Majo, O. (Orgs.) (2012). Educación a Distancia y Tecnologías - Lecturas desde América latina. Argentina: Ediciones Universidad Del Salvador.

- III Encontro Nacional de Educação Básica (http://cms.ua.pt/iiieneb/node/8). Universidade de Aveiro, 12 e 13 de Outubro de 2012.

- III Seminário Iberoamericano Ciencia-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências (http://www.oei.es/seminarioctsm/) Madrid–Espanha, 28 a 30 de Setembro de 2012.

- II Seminário Hispano-Brasileiro de Avaliação das Atividades relacionadas com Ciência, Tecnologia e Sociedade / III Jornada Internacional de Ensino de Ciências e Matemática. S. Paulo-Brasil,Universidade Cruzeiro do Sul – UNICSUL, abril de 2012.

- II Seminário Ibero-Americano Ciencia-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências (http://www.finatec.org.br/eventos/siacts/). Universidade de Brasília–Brasil, 19 a 21 de Julho de 2010.

- I Congresso Internacional Sexualidade e Educação Sexual, realizado na Universidade de Aveiro, Portugal, 11-13 de Novembro de 2010.

- Fórum Nacional Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências: Balanço e Perspectivas para o Futuro. Universidade de Aveiro, 12-13 de Julho de 2010.

- 1º Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação (http://cms.ua.pt/enjie/). Universidade de Aveiro, 8-9 de Outubro de 2010.

- VIII Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias (http://ensciencias.uab.es/congreso2009/). Barcelona, Setembro de 2009.

- I Jornadas Ibéricas sobre TIC aplicadas a la Educación, Movilidad Virtual y Sociedad del Conocimiento. Universidade de Granada, Abril de 2009.

- II Congreso Iberoamericano Virtual de Educación y Sociedad del Conocimiento (http://www.escinf.una.ac.cr/fpsc/). Universidad Nacional de Costa Rica – Costa Rica e Universidad de Granada, Espanha, Agosto e Setembro de 2008.

- V Seminário Ibérico / I Seminário Ibero-Americano Ciencia-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências (http://web.dte.ua.pt/vcts/). Universidade de Aveiro, 3 a 5 de Julho de 2008.

- Colóquio “Da investigação à prática: Interacções e debates”. Universidade de Aveiro – Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa, 14 e 15 de Fevereiro de 2008.

Organização de Conferências, Congressos, Encontros, Seminários:

  • Membro da Comissão Organizadora do IV Seminário Ibero-americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências - VIII Seminário Ibérico CTS no Ensino das Ciências, Colômbia, 15 a 17 de julho de 2014.
  • Coordenador do I Seminário Internacional Pensamento Crítico na Educação: Investigação, Formação e Perspetivas futuras, Universidade de Aveiro, 1 e 2 de julho de 2013 (http://redepensamentocritico.web.ua.pt/)
  • Membro da Comissão Científica do 2º Congresso Luso-Brasileiro em Investigação Qualitativa, Universidade de Aveiro, 16 a 18 de julho de 2013.
  • Membro eleito da Direção da Associação Ibero-Americano de CTS [Ciência-Tecnologia-Sociedade] no Ensino das Ciências, desde Setembro de 2012.
  • Membro da comissão científica e organizadora do III Encontro Nacional de Educação Básica, realizado na Universidade de Aveiro, 12 e 13 de outubro de 2012.
  • Membro da comissão científica e organizadora do “VII Seminário Ibérico / III Seminário IberoAmericano de CTS [Ciência-Tecnologia-Sociedade] no Ensino das Ciências”, realizado em Espanha, Madrid em setembro de 2012.
  • Membro da comissão científica e organizadora do “III Encontro Nacional de Educação Básica”, realizado na Universidade de Aveiro em Outubro de 2012.
  • Membro da Comissão Organizadora do Fórum Nacional do Programa de Formação de Professores do 1ºCEB em Ensino Experimental das Ciências: Balanço e Perspectivas para o Futuro. Universidade de Aveiro, 12 e 13 de Julho de 2010 (cerca de 150 formadores e Coordenadores Institucionais).
  • Coordenador e membro da Comissão científica do “IV Encontro de Educação em Ciências – no 1º CEB”, realizado no âmbito do Programa de Formação de Professores do 1ºCEB em Ensino Experimental das Ciências. Universidade de Aveiro, 1 de Julho de 2010.
  • Coordenador e membro da Comissão científica do “III Encontro de Educação em Ciências - A Educação Científica de Alunos com Necessidades Educativas Especiais” que se realizou em parceria com a CERCIAG (Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas de Águeda) e o Pavilhão do Conhecimento de Lisboa. Águeda, 1 de Julho de 2009.
Nota: os utilizadores autenticados do portal podem ter acesso a informação adicional.
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.