Arquitectura de Redes Avançadas › 42566

código no paco
42566
área científica
Eletrotecnia / Telecomunicações
créditos
6
escolaridade
ensino teórico (T) - 2 horas/semana
ensino prático e laboratorial (PL) - 2 horas/semana
idioma(s) de lecionação
a inserir brevemente
objectivos

O principal objectivo da disciplina Arquitecturas de Redes Avançadas é o estudo de tópicos avançados de redes, alguns deles já presentes nas actuais redes de comunicações, por forma a dar uma visão integrada das redes de comunicações, incluindo os aspectos de requisitos de redes, serviços e utilizadores, gestão, comunicações multimédia, mobilidade e redes móveis, mecanismos de autenticação, redes de distribuição de conteúdos, e modelos actuais e futuros de integração de serviços.

competências

No final desta disciplina pretende-se que os alunos sejam capazes de:1. Compreender a evolução dos sistemas de telecomunicações, assim como as suas futuras evoluções;2. Compreender a complexidade inerente ao suporte de serviços num ambiente de mobilidade, como a gestão, protocolos de transporte e sinalização, mobilidade e multimedia.3. Compreender a razão de existência de redes de distribuição de conteúdos e dos modelos adoptados no suporte de redes peer-to-peer;4. Compreender as arquitecturas de redes actuais e as tendências futuras.

conteúdos

Os grandes temas abordados em Arquitecturas de Redes Avançadas são os seguintes:

I. Introdução, visão histórica, evolução das redes e serviços

II. Gestão de Redes (WAN)

III. Comunicações Multimédia

IV. Protocolos de Mobilidade e Redes Móveis

V. Arquitecturas de redes (WAN), incluindo protocolos de routing externo.

VI. Redes de distribuição de conteúdos e P2P.

Esta disciplina foi projectada para 13 semanas de aulas, com uma escolaridade semanal de 2 horas teóricas e duas horas práticas.

avaliação

A avaliação de conhecimentos de Arquitecturas de Redes Avançadas está subdividida em componentes teórica e prática, tendo a teórica um peso de 50% e a prática um peso de 50% na classificação final. Foi fixada uma nota mínima de 7.5 valores para cada uma destas componentes.

A avaliação da componente teórica será feita por exame final.

A avaliação da componente prática é contínua, sendo efectuada com base no desempenho e participação dos alunos nas aulas práticas (7.5%), um mini-teste prático (7.5%) e projeto integrador com demonstração e defesa oral (35%).

requisitos

As disciplinas obrigatórias da área de Telecomunicações anteriores a esta diciplina são Introdução à Engenharia de Computadores e Telemática, Fundamentos de Redes, Arquitecturas de Redes. Estas disciplinas são muito importantes para uma correcta aprendizagem dos conceitos abordados nesta disciplina.

metodologia

Aulas teóricas de exposição da matéria e aulas práticas de realização de trabalhos práticos laboratoriais. Os trabalhos laboratoriais abrangerão os seguintes conceitos: gestão de redes, multimédia, MPLS, BGP e redes de distribuição de conteúdos.

Os alunos terão de desenvolver um projeto ao longo do semestre para integração progressiva dos conhecimentos adquiridos.

bibliografia recomendada

Broadband Access: Wireline and Wireless - Alternatives for Internet Services,  Steven Gorshe, Arvind Raghavan, Thomas Starr, Stefano Galli, Wiley, ISBN-13: 978-0470741801, 2014.


BGP Design and Implementation, Randy Zhang, Micah Bartell, Cisco Press, ISBN-13: 978-1587051098, 2003.


MPLS Fundamentals, Luc De Ghein, Cisco Press, ISBN-13: 978-1587051975, 2006.


A Practical Approach to Corporate Networks Engineering, António Nogueira, Paulo Salvador, River Publishers, ISBN-13: 978-8792982094, 2013.


Designing Cisco Network Service Architectures (ARCH), John Tiso, Cisco Press, ISBN-13: 978-1587142888, 3rd Edition, 2011

.
Jeff Doyle, Jennifer Carroll, Routing TCP/IP, Volume 1 (CCIE Professional Development), Cisco Press, 2nd, edition, 2005.


Jeff Doyle, Jennifer Carroll, Routing TCP/IP, Volume 2 (CCIE Professional Development), Cisco Press, 2001.

Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.