Computação Visual › 47053

código no paco
47053
área científica
Informática / Sistemas de Informação
créditos
6
escolaridade
ensino teórico (T) - 2 horas/semana
ensino prático e laboratorial (PL) - 2 horas/semana
idioma(s) de lecionação
Português
objectivos

A disciplina de Computação Visual visa dotar os alunos com conhecimentos fundamentais associados aos algoritmos e operações nucleares dos processos de Síntese e de Análise de Imagens, através uma selecção apropriada de tópicos das áreas de Computação Gráfica e Processamento de Imagem.

competências

Depois desta disciplina os alunos deverão:

- conhecer os fundamentais associados aos algoritmos e operações nucleares dos processos de Síntese e de Análise de Imagens;

- saber desenvolver aplicações simples utilizando bibliotecas standard (como WebGL e OpenCV).

conteúdos

1. Motivação: síntese e análise de imagens; Computação Gráfica e Processamento de Imagem; áreas de aplicação e operações habituais.

2. Sistemas Gráficos Interactivos: Modelo conceptual; O pipeline de visualização; Primitivas gráficas e seus atributos; Visualização e interacção.

3. Modelação de Objectos e Transformações Geométricas: Modelação usando malhas poligonais; Estruturas de dados para a representação de modelos; Transformações Euclidianas e Afins; Projecções geométricas planas.

4. Representações Realistas: Cor, Modelos de Cor; O modelo de reflexão de Phong; Técnicas de sombreamento; Mapeamento de texturas; Introdução ao ray-tracing.

5. Operações Básicas do Processamento de Imagens: Transformações de Intensidade; Processamento de histogramas; Filtragem (“smoothing” e “sharpening”); “Warping”; Detecção de arestas/contornos; Segmentação.

6. Operações Morfológicas: operações sobre imagens binárias e sobre imagens com níveis de cinzento; Aplicações.

 

avaliação

Avaliação discreta:

Exame final - 50% da nota final;

2 Projectos  - 50% da nota final.

requisitos

Bons conhecimentos de Algoritmos e Programação. Conhecimentos básicos de Algebra Linear.

metodologia

Aulas teóricas de exposição das várias matérias e aulas práticas que permitirão quer desenvolver os tópicos apresentados nas aulas teóricas, quer utilizar bibliotecas padrão em Computação Gráfica e em Processamento de Imagem (por ex., WebGL e OpenCV).

Os alunos desenvolvem também dois projectos de programação: o primeiro aplicando métodos fundamentais da Computação Gráfica, o segundo com ênfase em métodos de Processamento de Imagem. Cada projecto compreende um relatório, uma apresentação oral e a demonstração da aplicação desenvolvida. 

bibliografia base
Computer Graphics with OpenGL, 3rd ed., D. Hearn and M. Pauline Baker, Prentice Hall, 2004 The Computer Image, A. Watt and F. Policarpo, Addison Wesley, 1998
bibliografia recomendada
Hearn, D., M. Pauline Baker, Computer Graphics with OpenGL, 3rd  ed., Prentice Hall, 2004
Watt, A., F. Policarpo, The Computer Image, Addison Wesley, 1998
Foley, J., A. van Dam, S. Feiner, J. Hughes,  R. Phillips, Introduction to Computer Graphics, Addison Wesley, 1993
Foley, J., A. van Dam, S. Feiner, J. Hughes, Computer Graphics: Principles and Practice, 2nd ed., Addison Wesley, 1990
Rogers, D., J. Adams, Mathematical Elements for Computer Graphics, 2nd ed., McGraw-Hill, 1989
Shreiner, D., M. Woo, J. Neider, OpenGL Programming Guide, 4th ed, Addison-Wesley. 2003
Gonzalez, R., R. Woods, Digital Image Processing, 2nd ed., Prentice-Hall, 2002
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.