Projecto em Engenharia Informática › 49984

código no paco
49984
área científica
Informática
créditos
12
escolaridade
ensino prático e laboratorial (PL) - 2 horas/semana
idioma(s) de lecionação
Português, Inglês
objectivos

O principal objectivo desta unidade curricular é aplicar os conhecimentos e competências adquiridas na implementação de um sistema de dimensão média que FUNCIONE desenvolvido no seio de uma equipa seguindo uma metodologia de desenvolvimento baseada em testes.

Deverá permitir aplicar e integrar todo o leque de competências adquiridas ao longo dos estudos do primeiro ciclo, permitindo além disso fomentar o trabalho em equipa, e reforçar a componente de gestão de projectos, desde a análise de requisitos, passando pela modelação, implementação, teste e documentação.

Para além disso pretende dar formação complementar para além das disciplinas de base através da realização de seminários.

competências

Os alunos devem ser capazes de levantar os requisitos, modelar e implementar um projecto de pequena e média dimensão assim como ficar sensibilizados para outros aspectos transversais da profissão de de natureza complementar à sua formação científica.

conteúdos

É assumido que os alunos gozarão de autonomia ao tentar conceber e implementar uma solução para o problema / projecto da unidade de crédito. Neste processo serão tutorados pelos docentes.

No entanto, não está excluído a existência de apresentação que se foquem em problemas recorrentes identificados nos projectos ou em apresentações introdutórias que auxiliem os alunos a apreender alguns modelos/contextos mais complexos necessários à execução dos projectos.

 

avaliação

O curso adopta a avaliação contínua. A avaliação será suportada no projecto do curso baseda a em duas componentes:

- equipa (60%)

            Baseada na avaliação do resultado final mas também na evolução do projecto ao longo de várias iterações e apresentações. Os clientes do projecto e um juri externo serão responsáveis por 10% desta componente.

- pessoal (40%)

            Baseada no desempenho nas apresentações pessoais e na avaliação da participação pessoal no âmbito do projecto e da equipa.

requisitos

Desejável possuir alguma experiência em programação orientada por objectos (e.g. Java, C++, C#) e na modelação de sistemas baseada em UML (e.g. modelação de casos de uso, modelaçao de classes, ...)

metodologia

O principal objectivo deste curso é aplicar os conhecimentos e competências adquiridas na implementação de um sistema de dimensão média que FUNCIONE desenvolvido no seio de uma equipa seguindo uma metodologia de desenvolvimento baseada em testes. A solução final deverá aplicar uma arquitectura com 3 níveis ( apresentação, lógica de negócio e persistência).

Os projectos terão equipas de 4 a 6 elementos e deverão seguir metodologia de desenvolvimento baseada em testes no seu desenvolvimento. Os alunos são responsáveis por gerir e estruturar o seu trabalho sobre uma supervisão passiva dos docentes. Durante o projecto as equipas terão de fazer apresentações e relatórios períodicamente onde terão oportunidade de explicar, suportar as suas decisões e receber feedback.

No entanto, não está excluído a existência de apresentação que se foquem em problemas recorrentes identificados nos projectos ou em apresentações introdutórias que auxiliem os alunos a apreender alguns modelos/contextos mais complexos necessários à execução dos projectos.

bibliografia base
Depende dos projetos e seminários escolhidos
bibliografia recomendada
Depende dos projectos e dos seminários seleccionados
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.