Inteligência Artificial Distribuída › 40863

código no paco
40863
área científica
Informática / Sistemas de Informação
créditos
6
escolaridade
ensino teórico-prático (TP) - 3 horas/semana
idioma(s) de lecionação
a inserir brevemente
objectivos
Apresentar os principais conceitos e técnicas relevantes ao desenvolvimento de sistemas multi-agente no contexto da área da inteligência artificial.
competências
No final da cadeira os alunos devem conhecer as principais arquitecturas de agentes e de sistemas multi-agente e metodologias de desenvolvimento. Os alunos devem também ficar a conhecer as algumas das principais áreas de aplicação dos sistemas multi-agente.
conteúdos

Os sistemas multi-agente são sistemas em que vários agentes (entidades de software/hardware com algum grau de autonomia) interagem entre si com vista à realização de determinados objectivos. Estes sistemas são particularmente interessantes quando um agente apenas não tem capacidade para resolver o problema, mas um conjunto de agentes pode de forma cooperativa atingir os objectivos pretendidos.

Programa

1. Agentes Inteligentes: definição de Agente; arquitecturas de Agentes.

2. Sistemas Multi-Agente

2.1. Classificação de Sistemas Multi-Agente

2.2. Interacção entre Agentes

2.3. Comunicação entre Agentes

2.4. Coordenação de Agentes

2.5. Aprendizagem

3. Aplicações: futebol robótico; missões de busca e salvamento; comércio electrónico.

avaliação

Duas componentes de avaliação:

1. Exame final

2. Trabalho prático a realizar por grupos de alunos, o qual deve ser acompanhado de relatório e ser apresentado e discutido perante os docentes e alunos da disciplina.

requisitos
Introdução à Inteligência Artificial
metodologia
Aulas teórico-práticas com exposição dos tópicos da disciplina e realização de pequenos exercícios e trabalhos.
bibliografia base
Michael Wooldridge, An Introduction to MultiAgent Systems, John Wiley & Sons, 2002. Gerhard Weiss, Multiagent Systems: A Modern Approach to Distributed Artificial Intelligence, The MIT Press, 2000.
bibliografia recomendada
Michael Wooldridge, An Introduction to MultiAgent Systems, John Wiley & Sons, 2002.Gerhard Weiss, Multiagent Systems: A Modern Approach to Distributed Artificial Intelligence, The MIT Press, 2000.
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.