Modelação e Visualização 3d › 44129

código no paco
44129
área científica
Informática / Ciência e Tecnologia da Programação
créditos
6
escolaridade
ensino teórico-prático (TP) - 3 horas/semana
idioma(s) de lecionação
a inserir brevemente
objectivos

Esta é a segunda disciplina na área da Computação Gráfica (CG). Pretende abordar conceitos e métodos avançados de CG , bem como introduzir uma importante área de aplicação: A Visualização de Ddaos e de Informação.

Os objectivos fundamentais são:

1- Introduzir conceitos fundamentais em CG 3D que não foram abordados na disciplina introdutória e conceitos fundamentais em Visualização da Dados e de Informação.

2- Melhorar as capacidades de programação, nomeadamente no desenvolvimento de aplicações utilizando bibliotecas standard.

Pretende-se também melhorar as capacidades de raciocínio crítico, trabalho em grupo e comunicação.

competências

    

 

- conhecimentos fundamentais em Visualização de Dados e Informação

- capacidade para desenvolver aplicações em Visualização utilizando bibliotecas standard (como o VTK)

conteúdos

1. Motivação: Computação Gráfica 3D e Visualização de Dados e Informação como área de aplicação;

2. Introdução ao OpenGL, principais características e desenvolvimento de aplicações;

3. Modelação de malhas poligonais: informção geométrica e topológica, estruturas de dados e principais operações;

4. Representações realistas: modelos de cor, mapping de texturas, introdução ao ray-tracing e radiosidade;

5. Introdução à Visualização de Dados e de Informação: modelo de referência e principais aplicações;

6. Características dos dados;

7. Taxonomia das técnicas de Visualização de Dados e principais técnicas de extracção de superfícies e volumes;

8. Introdução ao VTK: principais características e desenvolvimento de aplicações.

avaliação
Exame e trabalhos em grupo.
requisitos
    Bons conhecimentos de Computação Visual; bons conhecimentos de Algoritmos e Programação.
metodologia
Os fundamentos de Computação Gráfica 3D e de Visualização de Dados e Informação serão apresentados nas aulas teóricas, bem como exemplos de aplicação. Nas aulas de laboratório serão utilizadas APIs para CG e Visualização (OpenGL e VTK) através exemplos e pequenos trabalhos. Os estudantes terão também que projectar e desenvolver dois trabalhos maiores.
bibliografia recomendada
Hearn, D., M. Pauline Baker, Computer Graphics with OpenGL, 3rd  ed., Prentice Hall, 2004

Hearn, D., M. Pauline Baker, Computer Graphics with OpenGL, 3rd  ed., Prentice Hall, 2004

Schroeder, W., K. Martin, B. Lorensen, The Visualization Toolkit - An Object Oriented Approach to 3D Graphics, 2nd ed., Prentice Hall, 1998

Foley, J., A. van Dam, S. Feiner, J. Hughes,  R. Phillips, Introduction to Computer Graphics, Addison Wesley, 1993

Foley, J., A. van Dam, S. Feiner, J. Hughes, Computer Graphics: Principles and Practice, 2nd ed., Addison Wesley, 1990

Rogers, D., J. Adams, Mathematical Elements for Computer Graphics, 2nd ed., McGraw-Hill, 1989

Shreiner, D., M. Woo, J. Neider, OpenGL Programming Guide, 4th ed, Addison-Wesley. 2003

Kitware, Inc., The Visualization Toolkit User's Guide, Kitware, Inc., 2003

Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.