Regulamento dos cursos livres

Regulamento dos cursos livres


1. Os cursos livres do Departamento de Línguas e Culturas estão abertos a todas as pessoas interessadas (do meio académico ou da sociedade em geral).

 

2. As inscrições deverão ser feitas através de um  formulário online e dentro dos prazos previamente estabelecidos.

 

3. Haverá diversas turmas e diversos níveis, de acordo com o nível de conhecimentos dos alunos e os resultados da procura.


 4. A distribuição dos alunos pelos níveis  superiores a A1.1 (Iniciação I) será realizada pela coordenação dos cursos que irá, para o efeito, recorrer a uma das duas indicações seguintes:

4.1. teste de verificação de nível a realizar pelo aluno;

4.2. certificado apresentado pelo aluno, que ateste a aprovação em nível anterior;

 

5.As inscrições online decorrem no período disponibilizado para o efeito.

 

6. Será exigido um número mínimo de 10 (dez) inscrições para o funcionamento de cada uma das turmas.

 

7. Os cursos terão 60, 48 ou 24 horas de duração, de acordo com o que for anunciado. Em princípio, eventuais feriados não serão compensados.


8. Para os alunos dos 1º e 2º ciclos da UA, os cursos de Línguas Europeias (60 horas), de Línguas não Europeias, de Comunicação Técnica e de Língua Gestual (48 horas), poderão ser contabilizados como disciplinas suplementares, com 4 ECTS, e constar do suplemento ao diploma.

 

9. Será cobrada uma propina de frequência de acordo com a tabela divulgada na página "Lista e preços dos cursos". Esta propina deverá ser paga obrigatoriamente até à data definida pelo Gabinete de Formação e Línguas.


O direito à frequência das aulas está dependente do cumprimento dos requisitos das alíneas seguintes:


9.1. O pagamento  do curso decorre sempre durante a 1ª semana de aulas.


9.2. Eventuais pagamentos que antecipem essa indicação não serão considerados.


9.3.O valor da propina não será devolvido em caso de desistência.


Aos alunos que não fizerem os pagamentos dentro dos prazos, será vedada a presença nas aulas seguintes.

 

10. Os pagamentos poderão ser feitos nos seguintes modos (nunca se devendo proceder ao pagamento sem ter recebido indicação expressa nesse sentido):


10.1 na secretaria do Departamento de Línguas e Culturas por cheque ou Multibanco (meio preferencial);


10.2 em última instância, em numerário, tendo nesse caso o pagamento de ser feito na Tesouraria dos Serviços de Gestão de Recursos Humanos e Financeiros (1.º piso do Edifício Central e Reitoria).

 

11. Durante o período de pagamento, além do seu horário normal de expediente (9-12 horas / 14-17 horas), a secretaria estará ainda aberta, de 2ª a 5ª feira, das 17 às 18,00 horas.

 

12. Acabado o prazo de inscrições, comunicar-se-á aos candidatos o funcionamento, ou não, do curso, e dar-se-ão as respetivas instruções de pagamento.

 

13. A colocação nas diversas turmas respeitará rigorosamente a ordem de chegada das inscrições, com a natural salvaguarda da verificação do nível de conhecimentos dos candidatos.

  

14. No final do curso, poderão ser passados certificados de frequência (a partir de 80% de presenças) ou certificados de aprovação a todos os inscritos que frequentarem o mesmo com sucesso.


15. 
O teste de nível é obrigatório para inscrições em níveis acima do nível A1.1 (Iniciação I), não sendo, pois, obrigatório para inscrições em A1.1 (Iniciação I). O mesmo destina-se a verificar a adequação dos conhecimentos dos candidatos às turmas que pretendem frequentar. 


15.1 Esse teste realizar-se-á, em determinados casos, via internet (os alunos serão contactados anteriormente pelo responsável do curso) 


15.2 As condições de realização do teste de nível referido no ponto 15.1 poderão também ser acordadas  entre o candidato e o docente responsável (ver Contactos na página principal).


15.3. Os candidatos que já frequentaram o nível anterior do curso pretendido noutra instituição terão de apresentar um documento comprovativo.


15.5. Não existe nenhum requisito para o Nível A1.1 – Iniciação I. 



16.Não se aceitam novas inscrições por parte de candidatos com propinas / taxas de inscrição em atraso.

última atualização a 27-08-2019
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.