Projeto de Investigação em Estudos Culturais › 44556

código no paco
44556
área científica
Estudos Culturais
créditos
30
idioma(s) de lecionação
a inserir brevemente
objectivos

Esta disciplina visa a realização de uma série de seminários de orientação destinada ao apoio dos doutorandos na formulação dos seus projetos de tese. Seriam realizados seminários e oficinas com os seguintes objetivos:
Delinear um projeto de tese de doutoramento adequado, relevante e exequível;
Participar ativamente nas sessões de acompanhamento tutorial, procedendo à planificação inicial do projeto de tese e à seleção da metodologia considerada adequada à sua prossecução;
Organizar uma bibliografia específica pertinente, relativa ao tema de investigação definido;
Integrar, no projeto de investigação em curso, contributos críticos decorrentes da atividade de supervisão, com incidência tanto no domínio científico específico da tese, como no das práticas e métodos de investigação
pertinentes;
Desenvolver competências de investigação, organização e seleção crítica de informação, recorrendo quer aos meios convencionais, quer às novas tecnologias da informação e comunicação.

competências

Esta disciplina visa a realização de uma série de seminários de orientação destinada ao apoio dos doutorandos na formulação dos seus projetos de tese. Seriam realizados seminários e oficinas com os seguintes objetivos:

— Delinear um projeto de tese de doutoramento adequado, relevante e exequível;

— Participar ativamente nas sessões de acompanhamento tutorial, procedendo à planificação inicial do projeto de tese e à seleção da metodologia considerada adequada à sua prossecução;

— Organizar uma bibliografia específica pertinente, relativa ao tema de investigação definido;

— Integrar, no projeto de investigação em curso, contributos críticos decorrentes da atividade de supervisão, com incidência tanto no domínio científico específico da tese, como no das práticas e métodos de investigação pertinentes;

— Desenvolver competências de investigação, organização e seleção crítica de informação, recorrendo quer aos meios convencionais, quer às novas tecnologias da informação e comunicação.

conteúdos

O elenco de conteúdos programáticos será, naturalmente, determinado em função do projeto definido para cada investigação.
Pretende-se por meio desta unidade curricular promover a reflexão crítica e possibilitar o esclarecimento propedêutico de questões de natureza epistemológica e operatória, com vista à consolidação de competências de investigação
avançada, prevendo possíveis dificuldades metodológicas.
Considera-se prioritário, especialmente numa etapa inicial, o aprofundamento sistemático de uma consciência metacrítica que auxilie na definição rigorosa dos métodos e estratégias de investigação a adotar, assim como de uma
competência de argumentação escrita, que sustente a posterior formulação rigorosa dos resultados de investigação.
Pretende-se ainda que o orientando comprove o seu conhecimento aprofundado do estado da arte no domínio científico específico em que a tese se inscreve, encontrando-se apto a, se necessário, redefinir o seu itinerário de investigação.

avaliação

A natureza e diversidade da bibliografia em cada projeto de investigação dependerá do objeto de investigação de cada tese.

metodologia

O Projeto de Investigação desenvolve-se em regime tutorial sob a supervisão do Orientador da tese. As sessões realizam-se em regime presencial ou à distância, consoante a conveniência e necessidade do(s) orientando(s) e podem ser individuais ou em pequenos grupos. No final do semestre, num seminário público, o doutorando deve submeter a um júri constituído para o efeito, composto pela Comissão Científica do PDEC e pelo seu Orientador um documento escrito com alguma consistência (que deve ser distribuído previamente), clarificando o percurso já feito e o seu projeto de investigação. Há necessariamente um momento de debate com todos os estudantes e investigadores do Curso, produzindo-se recomendações e sugestões ao doutorando.

O júri pode incluir por indicação da Comissão Científica do Curso ou do Orientador a presença de elementos externos ao Curso, especificamente doutores ou investigadores de reconhecido mérito na área científica de cada projeto.

Sob proposta do Orientador da Tese o júri atribuirá uma nota ao candidato.

bibliografia recomendada

A natureza e diversidade da bibliografia em cada projeto de investigação dependerá do objeto de investigação de cada tese.

Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.