Curso de Especialização em Computação Quântica


Enquadramento
A computação quântica surgiu na década de 1980 com novos paradigmas para a computação e transmissão de informação, ambos com o potencial de revolucionar as mais diversas áreas da sociedade. Atualmente, com a concretização iminente de tecnologias quânticas inovadoras em larga escala, assiste-se a um massivo interesse por parte de diversas organizações a nível mundial, em particular das multinacionais na área da tecnologia de informação, em apostar fortemente na preparação de quadros especializados, aptos a lidar com os novos métodos e técnicas inerentes a estas tecnologias. 

Atendendo ao seu caráter interdisciplinar, o curso de formação especializada em Computação Quântica tem como finalidade abrir novos horizontes de trabalho, preparando o aluno à atividade que envolva informação quântica, problemas de codificação da informação e criptografia e especificação e verificação lógica de sistemas. Proporcionará também um ponto de partida para o aluno que pretenda iniciar ou prosseguir o seu percurso de formação e investigação (e.g. em projetos de mestrado e doutoramento) numa área de investigação em grande expansão. 


Organização

O curso, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2020/2021 num horário concentrado em 2 dias por semana,  está organizado em 4 unidades curriculares:

• Fundamentos de Informação Quântica -  Professores Margarida Facão (DFIS),  Ricardo Guimarães (DFIS) e Vítor Amaral (DFIS).

• Comunicação Quântica - Professores Raquel Pinto (DMAT) e Armando Pinto (DETI).

• Criptografia Q - Professor Paulo Almeida (DMAT)

• Lógica e Algoritmos Quânticos - Professores Alexandre Madeira (DMAT) e António Pereira (DMAT).


Adicionalmente, a formação incluirá palestras sobre tópicos relacionados com a temática do curso, incluindo algumas demonstrações de ferramentas computacionais de suporte, tópicos de trabalho em investigação corrente ou experiências no contexto empresarial.


Destinatários

Titulares do grau de Licenciatura nas áreas de ciências exatas, económicas e da engenharia ou áreas afins com um mínimo de 30 ECTS no conjunto das áreas científicas de Matemática, Física e Informática.  O curso, com 24 ECTS, confere créditos elegíveis para obtenção de equivalências no âmbito de outros cursos de pós-graduação, em particular de Mestrado.


Página na UA:  https://www.ua.pt/pt/curso/459


última atualização a 19-04-2020
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.