curso › Matemática e Aplicações
objetivos

Pretende-se fornecer formação avançada numa das seguintes áreas de especialização:

 » A especialização em Estatística e Otimização fornece bases sólidas nas áreas de Estatística e Otimização. A formação dada na área de  Estatística é crucial para a exploração de dados,  a resolução de problemas de ciências atuariais, financeiras e empresariais, de biotecnologia e controlo de qualidade na indústria. Inserindo-se na área da Otimização a modelação e resolução de problemas de decisão que envolvam interações entre recursos humanos, materiais, financeiros.

 

» A especialização em Computação e Informática visa aprofundar os conceitos matemáticos que estão na base do funcionamento e utilização dos sistemas computacionais e desenvolver competências avançadas na área da informática. Neste curso dá-se ênfase  à definição, adaptação e especificação de estratégias eficientes para a resolução de uma vasta gama de problemas práticos privilegiando as áreas do Processamento e Análise de Dados, Programação, Visualização Gráfica, Sistemas Inteligentes e Sistemas Criptográficos.

 

» A especialização em Matemática visa uma formação sólida em áreas fundamentais da matemática como a análise, a álgebra e a geometria, permitindo, através da sua estrutura flexível, ajustar a formação ao percurso de cada estudante.

saídas profissionais

Os mestres em Matemática e Aplicações estão aptos a tirar partido das metodologias e técnicas matemáticas e computacionais mais avançadas. Podem formular, especificar, desenvolver e validar soluções para problemas complexos de aplicação prática, possuindo a capacidade de abstracção, a adaptabilidade e o rigor característicos de uma sólida formação matemática de base.

De entre as saídas profissionais, destacam-se as seguintes, por área de especialização:

» Área de especialização em Estatística e Otimização: Empresas bancárias, financeiras, de seguros, de telecomunicações, industriais, de prestação de serviços, centros de investigação industrial e tecnológica, gabinetes de gestão e planeamento, centros de formação e instituições de ensino superior.

» Área de especialização em Computação e Informática: quadros superiores de empresas, tanto de forma autónoma como integrados em equipas pluridisciplinares de desenvolvimento de software e de soluções informáticas, centros de investigação industrial e tecnológica e instituições de ensino superior.

» Área de especialização em Matemática Para além de permitir ingressar na vida profissional, esta área de especialização abre as portas para o terceiro ciclo de formação, a nível de doutoramento.

a informação disponibilizada nesta página não dispensa consulta à página de acesso ao ensino superior
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.