curso › Matemática para Professores
objetivos

O Mestrado em Matemática para Professores é uma oportunidade para todos aqueles que têm interesse no ensino da Matemática.

Fruto da restruturação realizada em 2018, podem candidatar-se a este mestrado professores de todos os níveis de ensino em Portugal (grupos de recrutamento 110, 230 e 500) ou no estrangeiro, bem como detentores de graus nacionais ou estrangeiros em matemática ou área afim.

Este curso constitui, no seu todo, uma oportunidade de formação contínua sólida, atualizada e interdisciplinar, orientada para a resolução de problemas reais sentidos pelos professores na sua prática letiva. Esta formação será baseada no aprofundamento de conceitos fundamentais das áreas do mestrado (Matemática, Didática e Tecnologia Educativa e Ciências da Educação), na exploração de aplicações concretas, e no recurso a novas tecnologias, sempre aliadas a uma reflexão baseada na prática docente e à partilha de experiências. Pretende-se reforçar e consolidar não apenas a formação científica dos professores mas também o sentido de comunidade profissional, essencial no mundo globalizado em que vivemos.

Este ciclo de estudos tem uma duração de 3 semestres, contudo, os professores detentores de uma licenciatura pré-Bolonha em Portugal poderão reduzir a duração da componente letiva através da acreditação de formação inicial, permitindo assim a conclusão do mestrado num ou dois semestres letivos. Detentores de licenciaturas pré-Bolonha em Matemática (ou Matemática via ensino) apenas terão de realizar a dissertação (num semestre letivo).

A flexibilidade do plano de estudos, baseado em disciplinas de opção e seminários, possibilita a atualização do conhecimento dos estudantes em áreas chave identificadas pelos próprios.

O ambiente de aprendizagem blended-learning permite ultrapassar as barreiras da distância, facilitando a comunicação entre todos os participantes: docentes e estudantes.

O mestrado está reconhecido para efeitos da bonificação (1 ano de progressão na carreira docente) prevista no número 1 do Artigo 54.º do Estatuto da Carreira Docente, para os grupos de recrutamento 230 e 500. A parte curricular do mestrado pode ser creditada pelo Conselho Científico e Pedagógico da Formação Contínua, para efeitos de progressão na carreira docente, nos termos previstos nos Artigos 5º e 14º do Regime Jurídico de Formação Contínua de Professores, a pedido de cada mestrando.

observações
Os licenciados que possuam uma licenciatura pré-Bolonha conferente de habilitação para a docência de matemática (1º CEB ou 2ºCEB ou 3ºCEB e secundário) podem solicitar a creditação da formação adquirida e concluir o mestrado apenas num ou dois semestres letivos.
a informação disponibilizada nesta página não dispensa consulta à página de acesso ao ensino superior
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.