objetivos

Licenciatura em Matemática tem como objetivo formar profissionais com a capacidade de modelar e resolver problemas com recurso a instrumentos matemáticos e a meios computacionais.
A formação matemática facilita a capacidade de síntese e de enquadramento, o que a torna fundamental em tarefas inovadoras, na rentabilização do trabalho técnico e científico.
O curso contempla uma formação nuclear estruturante em Matemática e, no último ano da licenciatura, a organização da oferta de disciplinas contempla a possibilidade de os estudantes optarem por áreas de especialização, com a designação de Menores, com vista à aquisição de competências adicionais específicas, que os poderão valorizar profissionalmente no mercado de trabalho. A Licenciatura em Matemática prevê a possibilidade de ser escolhida uma das seguintes especializações opcionais:

  • Menor em Gestão;
  • Menor em Informática;
  • Menor em Matemática;
  • Menor em Automação Industrial.

Estes Menores  são constituídas por grupos de disciplinas (duas unidades curriculares por cada semestre do 3.º ano da licenciatura) lecionadas por diferentes Departamentos da Universidade de Aveiro.

Um licenciado em Matemática, possuindo um Menor em Gestão, terá conhecimentos adicionais nas áreas científicas de Gestão (GES) e de Engenharia Industrial (EGI), que facilitarão a sua capacidade de resposta em ambientes de serviços, industriais ou de consultoria.

Um licenciatura em Matemática, com um Menor em Informática, terá conhecimentos adicionais nas áreas científicas de Informática/Sistemas de Informação (I/Si) e Informática/Ciências e Tecnologia da Programação (I/Ctp), ficando especialmente habilitado para o desenvolvimento e a utilização de programas informáticos, indispensáveis ao funcionamento e à inovação em qualquer empresa ou instituição.

Poderá optar pela licenciatura com Menor em Matemática, o que, a par de uma formação estruturante em Matemática, permite adquirir conhecimentos mais aprofundados na área científica da Matemática, através de disciplinas de opção com forte componente de Estatística, Investigação Operacional, Computação ou de outras áreas específicas de Matemática.

Um Matemático com um Menor em Automação Industrial terá conhecimentos adicionais na área científica de Engenharia Mecânica (EMEC), que o valorizarão no acompanhamento técnico de processos com automatismos industriais.

Também é possível concluir a licenciatura em Matemática sem Menor, efetuando a escolha de disciplinas de opção de forma individual a partir de uma lista de opções pré-definida.

Um licenciado em Matemática terá formação obrigatória em Matemática, em Física e em Informática.

Adicionalmente, são objetivos desta Licenciatura em Matemática o desenvolvimento das componentes científicas necessárias ao prosseguimento de estudos, nomeadamente para a obtenção de cursos de especialização e mestrados, onde se inclui a formação de professores de Matemática. A Universidade de Aveiro oferece o Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário, e ainda o Mestrado em Matemática e Aplicações que, na próxima edição, contempla as seguintes áreas de especialização:

  • Estatística e Otimização;
  • Computação e Informática;
  • Matemática.
saídas profissionais

Os licenciados em Matemática podem resolver questões de modelação matemática em projetos de natureza variada, utilizar e desenvolver técnicas informáticas e realizar tratamento estatístico da informação, de forma autónoma ou integrando equipas multidisciplinares, independentemente do setor de atividade.
De entre outras saídas profissionais, destacam-se funções de apoio técnico e de gestão em empresas industriais, em empresas de serviços, ou em instituições administrativas, nomeadamente, em:

  • gabinetes de planeamento
  • empresas de consultoria
  • bancos
  • seguradoras
  • empresas de sondagens e estudos de mercado
  • empresas de transportes e logística
  • empresas de informática
a informação disponibilizada nesta página não dispensa consulta à página de acesso ao ensino superior
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.