O Departamento de Matemática (DMat) foi criado em 1976 pouco tempo depois da fundação da Universidade de Aveiro. Este departamento encontra-se integrado num campus universitário harmonioso, verdadeira galeria da moderna arquitetura portuguesa. O DMat está sedeado desde 1993 num edifício com aproximadamente  4500 m2 projetado pelo arquiteto José Maria Lopo Prata, com linhas exteriores envolventes e elegantes, delimitando um espaço acolhedor que se deixa invadir pela luz proveniente de uma cúpula.



 


O DMat desenvolveu-se sobre um paradigma de exigência e qualidade. Integrado numa das mais dinâmicas e inovadoras universidades do país, alia a uma experiência de mais de trinta anos a ensinar matemática, um corpo docente altamente qualificado e motivado, com uma perspetiva de apropriação do espírito do Processo de Bolonha.

 

Atualmente o DMat oferece uma Licenciatura em Matemática contemplando uma formação nuclear estruturante em matemática e possibilitando, ao nível do 3º ano, a opção por áreas de especialização – Informática, Gestão ou Automação Industrial – para além de uma forte componente de matemática aplicada, que valorizarão profissionalmente os Licenciados em Matemática no mercado de trabalho.

 

O DMat disponibiliza atualmente dois Mestrados, o Mestrado em Matemática e Aplicações, com as especializações em Ciências da Computação e Estatística e Investigação Operacional e o Mestrado em Matemática para Professores. Ao nível da formação de Professores de Matemática, o DMat colabora também no Mestrado de Ensino de Matemática no 3º Ciclo de Ensino Básico e no Secundário.

 

O DMat conta com mais de 60 Professores Doutorados. A oferta de orientação para doutoramento é ampla e alargada a diversas áreas de investigação. Estas estão agrupadas na UI&D Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações (CIDMA).

Ao nível do 3º Ciclo, a oferta formativa do DMat engloba o Programa Doutoral em Matemática (PDMat), assim como o Programa Doutoral em Matemática e Aplicações (PDMA). Sendo este último um programa de doutoramento conjunto dos Departamentos de Matemática das Universidades de Aveiro e do Minho.

 

Paralelamente, o Departamento de Matemática é responsável na Universidade de Aveiro pela lecionação de todas as disciplinas da área científica da Matemática das Licenciaturas e Mestrados Integrados de Ciências e Engenharia.

 

última atualização a 12-07-2017
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.