Visita de estudo ao MUDE - Museu do design e da moda em Lisboa




Os alunos da licenciatura em Tecnologia e Design de Produto visitaram no passado dia 20 de Dezembro o MUDE - Museu do Design e da Moda em Lisboa, inaugurado em 2010 nas antigas instalações do Banco Nacional Ultramarino em plena rua Augusta.

Integrada nas atividades da unidade curricular de História do Design do 2º ano, a visita permitiu aos alunos um contacto direto e uma observação mais detalhada a alguns dos objetos mais marcantes da história do design. Na exposição permanente 'Único e Multiplo, 2 séculos de design'  os alunos puderam ver peças únicas, edições limitadas e assinadas pelos autores, produções em série, objetos de diferentes épocas e de divergentes leituras assumidas pelo seu tempo e pelo seu designer.

Num espaço sem barreiras visuais, as peças encontram-se dispostas de forma cronológica, no entanto o visitante devido à proximidade das peças poderá estabelecer o seu próprio percurso, ao seu ritmo e curiosidade dentro do espaço. O Museu mostra as diferentes perspetivas do design e as suas múltiplas expressões, os diferentes entendimentos sobre o binómio forma/função revelendo desta forma a complexidade e pluralidade da prática do design.
Os alunos visitaram também as várias exposições temporárias onde encontraram projetos inovadores e mais conceptuais ligados a diferentes áreas do design, tais como o mobiliário, a moda e o design de exposições.

A exposição 'Objet Préféré' organizada pela Fábrica Benetton apresenta um total de 15 peças de mobiliário que representam na perfeição, a criatividade dos seus jovens designers.
Uma exposição que resultou da parceria entre a Fábrica e o Museu Hornu na Bélgica e traduz a resposta dos vários elementos do museu à pergunta "Qual é o seu objeto preferido?", uma verdadeira reflexão sobre o estatuto do objeto na cultura material da sociedade atual.
A exposição do designer de moda, Felipe Oliveira Baptista situada no último piso do edifício foi concebida como uma instalação que evidencia as temáticas persistentes no percurso do designer. Um espaço cénico desenhado por Bureau Betak, revela uma dimensão caleidoscópica com espelhos em diferentes ângulos que intersectam o olhar criando uma visão multifacetada e geométrica. O resultado é "um lugar que vive entre o real e a ficção, o objeto e a sua imagem, traduzindo o próprio universo cénico, performativo e metamórfico da moda."
Por último, os alunos tiveram a experiência de entrar na caixa-forte do antigo Banco Nacional Ultramarino quando visitaram a exposição '3553 - objetos de Teresa Segurado Pavão' na cave do edifício.
Uma seleção de objetos em barro branco da autora colocados em 120 dos 3532 cofres existentes. 3553 (mais um número que o total de cofres existentes no museu) foi o número escolhido por Teresa Pavão de modo a demonstrar uma continuidade no seu trabalho.

A ESAN agradece à Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis a cedência de autocarro, pois sem ele esta visita a Lisboa não teria sido possível. Muito obrigada!

http://www.mude.pt
última atualização a 02-01-2014
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.