O projecto da Universidade de Aveiro para o Norte do Distrito


O programa de oferta de ensino e formação tecnológica e profissional para o norte do distrito de Aveiro que a Universidade de Aveiro tem vindo a delinear pretende ser uma aposta no desenvolvimento sócio-cultural das populações e reforço das potencialidades do tecido produtivo da região.

O objetivo deste Programa de Formação Pós-Secundária da UA é promover a concertação de estratégias de oferta formativa entre diferentes agentes do sistema de ensino e formação, construindo uma teia de cooperação interinstitucional envolvendo as Escolas (Secundárias, Profissionais e Tecnológicas), os Centros de Formação, os Centros Tecnológicos e outros agentes dos sistemas de ensino, formação e inovação.

Com esta iniciativa é também intenção da UA combater o abandono precoce do ensino, promover a formação contínua e a requalificação profissional, preparar o público alvo para lidar com as mutações tecnológicas e organizacionais emergentes e, ainda, robustecer o tecido económico e administrativo.

O Programa de Formação Pós-Secundária da UA pretende, assim, constituir um sistema de ensino distribuído, servindo o distrito de Aveiro, a região e o país, de forma a proporcionar o acesso a saberes de índole aplicada, profissionalizantes, que satisfaçam reconhecidas necessidades de formações curtas e flexíveis.

A intervenção da Universidade de Aveiro na área do Pós-Secundário articula-se com as diversas escolas de natureza politécnica integradas na Universidade de Aveiro (ESTGA, ISCA-UA e ESSUA) e incide especialmente na promoção da criação, creditação e funcionamento de Cursos de Especialização Tecnológica (CETs), fruto de um exercício de identificação de necessidades formativas que envolveram um leque variado de empresas e suas associações, Câmaras Municipais e demais parceiros locais do sistema de ensino e formação. A Universidade de Aveiro e os seus parceiros nos diferentes concelhos da sua Rede de Unidades de Formação Especializada, identificaram necessidades prioritárias de formação, a nível de quadros intermédios, nas áreas das novas tecnologias da informação e da comunicação, design de calçado e marroquinaria, metalurgia e metalomecânica.

É, também, intenção da Universidade de Aveiro e dos seus parceiros locais neste Programa, diligenciar no sentido de implementar Cursos de Atualização e Especialização de Quadros Empresariais (CAEs).




última atualização a 12-11-2015
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.