o tecido empresarial de oliveira de azeméis face aos desafios da qualificação e da competitividade

O tecido empresarial de Oliveira de Azeméis face aos desafios da qualificação e da competitividade

Descrição do projeto:
Com este projeto pretende-se contribuir para uma melhor compreensão do tecido empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis (OAZ) face aos desafios da Qualificação e da Competitividade com que se vê confrontado por outras regiões nacionais e estrangeiras.
O estudo engloba duas partes principais:
1) Diagnóstico Tecnológico às Empresas do Concelho;
2) Levantamento das Necessidades de Formação e Identificação de Perfis Profissionais nos Sectores de Atividade Característicos do Concelho de Oliveira de Azeméis.
Objetivos:
- Identificar as tecnologias estruturantes dos sectores dominantes no concelho de OAZ; a intensidade do uso dessas tecnologias; a proveniência dessas tecnologias; o grau de dependência das empresas face às tecnologias que usam; quem controla essas tecnologias e riscos da sua dependência; identificação de tecnologias alternativas e do nível de formação exigido para operar e controlar essas tecnologias.
- Identificar os perfis profissionais mais relevantes no concelho de OAZ; as necessidades das empresas relacionadas com esses perfis; as necessidades de formação com carácter prioritário (a que o sistema de ensino e formação deverá dar resposta); avaliar a capacidade de resposta do sistema de ensino e formação da região às carências identificadas; identificar as necessidades de ensino e formação face às previsíveis mutações (tecnológicas e organizacionais) dos sectores económicos dominantes na região; identificar que mecanismos poderão ser utilizados pelas empresas e seus representantes para influenciarem a oferta formativa da região; identificar quais as áreas de formação de intervenção direta e indireta por parte da AECOA. 
Responsabilidade no projeto:
A execução deste projeto é da responsabilidade da Escola Superior Aveiro-Norte, entidade subcontratada pela Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis (AECOA) para a realização deste estudo.
Parceiros:
Este é um projeto desenvolvido em parceria com a Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis (AECOA), entidade promotora deste projeto.
Equipa:
A equipa de projeto deste estudo é constituída por docentes da UA, pertencentes à Escola Superior Aveiro-Norte (ESAN) e ao Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial (DEGEI). Os inquiridores são externos.
Data de Término:
início de 2008
última atualização a 17-04-2013
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.