curso › Design de Produto e Tecnologia
objetivos

O ciclo de estudos em Design de Produto e Tecnologia, conducente ao grau de Licenciado com um mínimo de 180 ECTS, pretende conferir uma formação específica aos Licenciados, que lhes permita o acesso ao mercado de trabalho em empresas de base tecnológica, industrial ou comercial, vocacionadas para os produtos de consumo, normalmente produzidos em larga escala.

 

O Curso constitui-se como uma oferta diferenciada e única, direcionada para a inovação, conceção, desenvolvimento e otimização de produto. Articula-se com outras ofertas formativas, Cursos de Especialização Tecnológica, Cursos Técnicos Superiores Profissionais, Mestrados (2º Ciclo) e Doutoramentos (3º Ciclo), no âmbito da conceção e do desenvolvimento de produto, num leque de competências complementares que se estendem do design concetual às engenharias de produto e processo, quer na Universidade de Aveiro quer noutras instituições. Promove a formação de quadros com um perfil multidisciplinar, fortemente técnico, em Desenvolvimento de Produto.

Visa formar quadros para a área do design e desenvolvimento de produto, combinando as valências do design, da engenharia e da gestão e tem como objetivos gerais:

  • Adquirir conhecimentos específicos em design e desenvolvimento de produto, como sejam o desenho, as metodologias de desenvolvimento de produto, o projeto assistido por computador CAD/CAE, a prototipagem, os materiais, as tecnologias de produção e a gestão de projetos.
  • Adquirir conhecimentos básicos em domínios específicos do desenvolvimento de produto, como sejam o cálculo estrutural, a eletrónica industrial e a mecatrónica.
  • Adaptar e implementar processos de design e desenvolvimento de produto em contexto real.
  • Desenvolver competências práticas em design, engenharia e gestão, no âmbito de unidades curriculares laboratoriais e de projeto, individualmente ou em grupo.
  • Operar nas várias etapas do design e desenvolvimento de produto (conceção, prototipagem, redesenho e transposição para fabrico).
  • Aplicar de forma integrada os conhecimentos adquiridos nas áreas do design, da engenharia e da gestão, em projetos de desenvolvimento de produto.
  • Investigar, recolher, selecionar e interpretar informação relevante e fundamentar soluções no domínio do desenvolvimento de produto.
  • Desenvolver produtos a nível empresarial aplicando os conhecimentos específicos e básicos adquiridos.
  • Comunicar informação, ideias, problemas e soluções de modo claro a audiências multidisciplinares, na forma escrita, gráfica, oral e multimédia.
  • Desenvolver competências genéricas que sejam aplicáveis noutros contextos.
  • Desenvolver competências de aprendizagem autónoma ao longo da vida.

saídas profissionais

O perfil do Curso decorre, quer da caraterização do tecido económico e industrial da região Entre Douro e Vouga, quer da necessidade ao nível nacional de um perfil de formação virado para a inovação, projeto e desenvolvimento de novos produtos capaz de promover o aumento da competitividade e sustentabilidade da indústria portuguesa, formando quadros qualificados para desempenhar funções em setores tais como: a indústria de moldes, plásticos, componentes, metalomecânica, calçado e cortiça.

Os licenciados pela Escola Superior Aveiro Norte em Design de Produto e Tecnologia poderão ainda desenvolver a sua atividade noutras indústrias ou em gabinetes independentes e terão competências na área do design e desenvolvimento de produto, participando na conceção, desenvolvimento, prototipagem e transposição para fabrico.

a informação disponibilizada nesta página não dispensa consulta à página de acesso ao ensino superior
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.