ANÚNCIO DE BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA


Estão abertas candidaturas para 2 lugares de Bolseiro de Iniciação Científica no âmbito da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro (FCCV).

 As bolsas terão por finalidade a realização e o acompanhamento de projetos para a promoção da Cultura Científica e Tecnológica desenvolvidos pela FCCV.

O objeto das bolsas será o desenvolvimento de conteúdos de eletrónica e robótica para o Makerspace da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro.

As bolsas terão a duração de 3 meses, com possibilidade de renovação para o ano letivo seguinte.

Os destinatários das bolsas são estudantes do Ensino Superior com o 1º Ciclo de formação completo ou Unidades de Crédito obtidas em número equivalente em Engenharia de Computadores e Telemática, Engenharia Eletrónica e Telecomunicações, ou área afim, com o seguinte perfil:

- Conhecimentos em programação (C / C++)

- Conhecimentos base de eletrónica

- Experiência com utilização de impressoras 3D

- Experiência com utilização de fresadoras CNC

- Espírito Maker

 

Os objetivos a atingir pelo bolseiro serão os seguintes:

- Atualização de módulos demonstrativos do espaço Sítio dos Robôs.

- Apoio ao bom funcionamento de ferramentas tecnológicas da FCCV (impressoras 3D, fresadora CNC, servo motores Dynamixel).

- Apoio à criação de conteúdos para o Makerspace da FCCV.

 

As componentes financeiras da bolsa são:

- Subsídio mensal de manutenção – trezentos e oitenta e cinco euros mensais (385€/mês).

 

A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de transferência bancária.

 

Os critérios de avaliação das candidaturas e respectivas valorações serão:

a)   Avaliação curricular (AC) - tendo por base a adequação do Curiculum vitae à área temática e objetivos da bolsa.

b) Entrevista de avaliação de competências e perfil (EACP).

 

O resultado final será calculado mediante a aplicação da seguinte fórmula, numa escala de zero (0) a vinte valores (20):

CF = (AC +EACP) / 2, em que:   

          CF = Classificação Final    

          AC = Avaliação Curricular 

          EACP = Entrevista de Avaliação de Competências e Perfil

O júri responsável pela seleção será constituído por: Prof. Doutor Artur Pereira, docente do Departamento de Engenharia Electrónica, Telecomunicações e Informática da Universidade de Aveiro, Prof. Doutor José Luís Azevedo, docente do Departamento de Engenharia Eletrónica, Telecomunicações e Informática da Universidade de Aveiro e Mestre Pedro Miguel Marques Pombo, Diretor da FCCV e docente do Departamento de Física da Universidade de Aveiro.

 

Das candidaturas deverão constar os seguintes documentos:

- Formulário de candidatura, disponível no sítio da Área de Recursos Humanos, em http://www.ua.pt/drh, em Bolseiros/Modelo de Candidatura;

- Curriculum Vitae datado e assinado;

- Carta de apresentação/motivação;

- Certificados de habilitações de todos os graus obtidos, com média final, com as classificações obtidas em todas as disciplinas;

- Documentos comprovativos de toda a experiência e formação profissionais referidas no curriculum vitae.

 

O prazo de receção das candidaturas será de 2 a 16 de maio de 2018.

 

A atribuição de bolsa tem por base o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio e o Estatuto de Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pelo Lei n.º 40/2004, de 18 de Agosto.

 

As candidaturas deverão ser dirigidas a: Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, Rua dos Santos Mártires, 3810-171 Aveiro (ao cuidado de Doutora Isabel Correia) ou por correio eletrónico para icorreia@ua.pt

 

O resultado do processo de seleção será enviado por correio eletrónico aos candidatos e divulgado na página eletrónica da UA e da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro.


última atualização a 02-05-2018
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.