objetivos

Aquando da adaptação dos cursos de licenciatura ao Processo de Bolonha, levada a cabo em 2006, os departamentos de Geociências e de Biologia da UA decidiram propor a transformação do antigo curso em Ensino de Biologia e Geologia numa licenciatura em Biologia e Geologia, o que veio a ser aprovado pelo MCTES. 

Essa proposta fundamentou-se nos seguintes argumentos:a) Uma licenciatura de caráter bidisciplinar cobre um espetro de formação que é indispensável para conferir uma preparação científica adequada aos graduados que desejem ingressar num mestrado vocacionado para a docência, do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, na área de ciências naturais;b) A existência de grupos de docência bidisciplinares no ensino básico e secundário reforça a importância de se continuar a investir em formações mistas, por oposição a currículos monodisciplinares, cujas deficiências são manifestas;c) As licenciaturas em Biologia e Geologia permitirão ainda o prosseguimento de estudos numa grande diversidade de cursos de 2º ciclo universitário de diferentes áreas científicas (por exemplo: biologia, geologia, ciências do mar, ciências ambientais, comunicação e divulgação científica, defesa do património natural);d) A formação obtida no final de um 1º ciclo em Biologia e Geologia garantirá qualificações profissionais para entrada na vida ativa em áreas relevantes, tais como a preservação e proteçãoambiental e florestal, a divulgação das ciências naturais, a defesa do património geológico e a caraterização de recursos geológicos e biológicos. 

Os objetivos da licenciatura em Biologia e Geologia são: 

- Promover uma sólida preparação científica nas áreas de ciências biológicas e geológicas; 
- Fornecer formação básica complementar nas áreas da matemática, física e química; 
- Conferir competências de caráter científico, técnico e experimental no âmbito da Biologia e Geologia; 
- Promover uma atitude consciente e participativa no desenvolvimento sustentado da atividadehumana, sempre que estão em causa os recursos naturais e os múltiplos efeitos da sua utilização;- Promover a capacidade crítica e o sentido de responsabilidade; 
- Desenvolver preocupações de natureza ética e social, 
- Qualificar os licenciados para o prosseguimento de estudos ao nível do 2º Ciclo, quer em mestrados destinados a formação de professores quer em cursos de cariz científico. 

Os licenciados em Biologia e Geologia estarão qualificados para o desempenho das seguintes funções:a) Técnico de laboratório nas áreas da Biologia e da Geologia;b) Técnico de museu em centros de ciência ou outros espaços didáticos (divulgação das ciências da natureza);c) Técnico de parque/reserva natural (e.g. preservação e proteção ambiental);d) Técnicos em serviços de administração central, local e regional.

saídas profissionais

A formação obtida no final de um 1º ciclo em Biologia e Geologia garantirá qualificações profissionais para entrada na vida ativa em diversas áreas, como seja a preservação e proteção ambiental e florestal, a divulgação das ciências naturais, a defesa do património geológico e a caraterização de recursos geológicos e biológicos. Os licenciados em Biologia e Geologia pela UA ficarão habilitados para o desempenho das seguintes funções:

  • Técnico de laboratório nas áreas da Biologia e da Geologia
  • Técnico de museu em centros de ciência ou outros espaços didáticos (divulgação das ciências da natureza)
  • Técnico de parque/reserva natural (e.g. preservação e proteção ambiental)
  • Técnicos em serviços de administração central, local e regional
a informação disponibilizada nesta página não dispensa consulta à página de acesso ao ensino superior
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.