Consultoria Ambiental

poluição atmosférica, estudos de impacte ambiental, monitorização ambiental, sustentabilidade.





Contamos  com um Laboratório para apoiar  os projetos desenvolvidos. 


Visite-nos no Facebook


 

Informamos os nossos estimados clientes, fornecedores e amigos que entre 5 e 16 de agosto estaremos encerrados para férias.

 
Destaques

airlex, um banco de dados desenvolvido pelo IDAD que apresenta as políticas e legislação de qualidade do ar de todo o mundo 
   
  O IDAD realiza estudo de caracterização do Habitat Ripícola em Lanheses numa área do Sítio de Importância Comunitária  rio Lima. Na sequência do estudo de caracterização será proposto um projeto de requalificação do habitat ripícola. Para o efeito será desenvolvido o estudo prévio a submeter à aprovação do ICNF. O promotor do projeto é a Câmara Municipal de Viana do Castelo.
   

 

O IDAD colabora com o Município de S. João da Madeira no projeto europeu D-NOSES, que tem como objetivo principal alterar o modo como a poluição por odores é atualmente abordada a nível europeu, nacional e local. (ver mais)
  Nos dias 16 e 17 de maio de 2019, decorreu na Universidade de Aveiro o XIV CNEA -  Congresso Nacional de Engenharia do Ambiente e a conferência “ODOURS'19 - International Conference on Odours”. O IDAD esteve representado com duas apresentações: “Odour Nuisance: from assessment to solution” e “Odor nuisance in the vicinity of a petrochemical industrial complex”.
   
  Sessão de apresentação pública do sistema de qualificação de peritos competentes em Avaliação de impacte Ambiental - O objetivo desta sessão é informar em que consiste a qualificação de peritos competentes em AIA, com o objetivo primário de melhorar a qualidade dos Estudos de Impacte Ambiental e dos procedimentos de AIA. Mais informação aqui.
O IDAD apresentou uma palestra  intitulada “Alterações Climáticas: uma Prioridade Global”. Esta apresentação, realizada na OVIBEJA,  culmina a elaboração do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Baixo Alentejo, desenvolvido para a CIMBAL, numa parceria da SPI – Sociedade Portuguesa Inovação com o IDAD e com a Universidade de Évora.
 

Na sequência do encontro 'Espécies Exóticas Invasoras em AIA' que decorreu em Aveiro no dia 3 de abril de 2019, e que contou com a presença de meia centena de participantes, foi publicado o documento 'Espécies exóticas invasoras em AIA: identificar, avaliar e agrir - Princípios Orientadores'.
  No dia 26 de março de 2019 realizou-se em Lisboa o Workshop de apresentação e discussão pública da Agenda de I&I para as Alterações Climáticas. Este workshop contou com a participação do Professor Jubilado Carlos Borrego. ver programa.
 
O IDAD desenhou os termos de referência para um conjunto de estudos de avaliação ambiental de uma estrada entre a Guiana e o Brasil. Este projeto foi desenvolvido em contrato com o BID – Banco InterAmericano para o Desenvolvimento. Deste estudo resultou uma publicação no jornal Impact Assessment and Project Appraisal, cujo título é 'Impact assessment: tiering approaches for sustainable development planning and decision-making of a large infrastructure project'.
  IDAD publica a base de dados da avaliação de sensores para medição da qualidade do ar no repositório Mendeley Data. Os dados publicados referem-se à campanha de intercomparação organizada pelo IDAD, envolvendo equipas de 12 países, tendo sido avaliado o desempenho de novas tecnologias de medição face aos métodos de referência. (ver mais).  
  O Laboratório do IDAD recebeu a extensão da acreditação pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC) para a realização de um conjunto adicional de ensaios no ar ambiente exterior.
Ver mais.
  IDAD realiza estudo de monitorização da qualidade do ar ambiente e da emissão de odores na área de influência do Porto de Sines. O estudo, elaborado para a APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve S.A., decorrerá durante 12 meses.
 
O IDAD, com base na sua experiência, irá proceder à elaboração da carta da Reserva Ecológica Nacional (REN) do município e Soure. No âmbito da revisão do Plano Diretor Municipal de Soure, o IDAD desenvolverá os estudos necessários para a delimitação dos diversos sistemas que integram as áreas da REN, com base nas Orientações Estratégicas de Âmbito Nacional e Regional (OENR) constantes do regime jurídico da REN.
   
  O Programa de Ordenamento da Orla Costeira Ovar – Marinha Grande (POC-OMG) foi aprovado pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 112/2017, de 10 de agosto, tendo o IDAD realizado a avaliação ambiental estratégica do POC-OMG.

 

 
  A resolução de Conselho de Ministros n.º122/2017, de 7 de setembro publica o Programa Nacional de Gestão do Combustível Irradiado e dos Resíduos Radioativos.

O IDAD realizou a avaliação ambiental estratégica do Programa ao abrigo do Decreto-Lei n.º 232/2007, de 15 de junho, que estabelece o regime a que fica sujeita a avaliação dos efeitos de determinados planos e programas no ambiente.(ver mais)
   

 

 
   
   




Outras notícias.

     
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.